Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Quéren Samai Moraes-
dc.date.accessioned2024-10-03T16:16:56Z-
dc.date.available2024-10-03T16:16:56Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40301-
dc.description.abstractThis monograph discusses the training of teachers in legal courses. To this end, it analyzes the teaching staff of the Faculty of Law of the Federal University of Bahia, in particular the professors who acted as supervisors in the Teaching Training and Monitoring programs in the semesters 2021.2 and 2022.1. Such programs consist of spaces for initiation into teaching at the Education Institution by enabling the first contact of undergraduate and graduate students with the teaching career. Furthermore, these programs appear as an opportunity for the continuing education of the teaching staff, constituting a means for teachers to reflect on their academic practices and experiences. The study examines normative frameworks, institutional documents and data collected through the application of questionnaires, with the aim of understanding how these teachers perceive the impact of Teaching Training and Monitoring programs on their teaching practice. It is concluded that the participation of monitors and trainees in the teaching learning process has enabled changes in their practice, through the adoption of new teaching methodologies and collective reflection on teaching, promoting the transformation of the teaching of Law at the Federal University of Bahia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Direito da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino jurídicopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectDireito - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLegal educationpt_BR
dc.subject.otherTeacher trainingpt_BR
dc.subject.otherTeaching practicept_BR
dc.subject.otherLegal educationpt_BR
dc.titleEnsino jurídico e formação para a docência: o impacto dos programas de tirocínio e monitoria nas práticas dos professores da Faculdade de Direito da UFBApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsFDUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Isabela Fadul de-
dc.contributor.referee1Côrtes, Sara da Nova Quadros-
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Jonnas Esmeraldo Marques de-
dc.contributor.referee3Oliveira, Isabela Fadul de-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0691-5514pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0690926465587061pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia discute a formação dos professores nos cursos jurídicos. Para tanto, analisa o corpo docente da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, em especial os professores que atuaram como supervisores nos programas de Tirocínio Docente e de Monitoria nos semestres 2021.2 e 2022.1. Tais programas consistem em espaços de iniciação à docência da Instituição de Ensino ao possibilitar o primeiro contato de estudantes de graduação e pós- graduação com a carreira docente. Ademais, esses programas surgem como uma oportunidade de formação continuada do corpo docente, constituindo-se em um meio de reflexão dos professores sobre as suas práticas e vivências acadêmicas. O estudo examina marcos normativos, documentos institucionais e dados coletados mediante a aplicação de questionários, com o objetivo de compreender como esses professores percebem o impacto dos programas de Tirocínio Docente e de Monitoria em sua prática docente. Conclui-se que a participação dos monitores e tirocinistas no processo de ensino-aprendizagem vem possibilitando mudanças em sua prática, através da adoção de novas metodologias de ensino e da reflexão coletiva acerca da docência, promovendo a transformação do ensino do Direito na Universidade Federal da Bahia.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseDIREITOpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino jurídico e formação para a docência.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.