Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santana, Quéren Samai Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-03T16:16:56Z | - |
dc.date.available | 2024-10-03T16:16:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40301 | - |
dc.description.abstract | This monograph discusses the training of teachers in legal courses. To this end, it analyzes the
teaching staff of the Faculty of Law of the Federal University of Bahia, in particular the
professors who acted as supervisors in the Teaching Training and Monitoring programs in the
semesters 2021.2 and 2022.1. Such programs consist of spaces for initiation into teaching at the
Education Institution by enabling the first contact of undergraduate and graduate students with
the teaching career. Furthermore, these programs appear as an opportunity for the continuing
education of the teaching staff, constituting a means for teachers to reflect on their academic
practices and experiences. The study examines normative frameworks, institutional documents
and data collected through the application of questionnaires, with the aim of understanding how
these teachers perceive the impact of Teaching Training and Monitoring programs on their
teaching practice. It is concluded that the participation of monitors and trainees in the teaching learning process has enabled changes in their practice, through the adoption of new teaching
methodologies and collective reflection on teaching, promoting the transformation of the
teaching of Law at the Federal University of Bahia. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino jurídico | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Direito - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Legal education | pt_BR |
dc.subject.other | Teacher training | pt_BR |
dc.subject.other | Teaching practice | pt_BR |
dc.subject.other | Legal education | pt_BR |
dc.title | Ensino jurídico e formação para a docência: o impacto dos programas de tirocínio e monitoria nas práticas dos professores da Faculdade de Direito da UFBA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | FDUFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Isabela Fadul de | - |
dc.contributor.referee1 | Côrtes, Sara da Nova Quadros | - |
dc.contributor.referee2 | Vasconcelos, Jonnas Esmeraldo Marques de | - |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Isabela Fadul de | - |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-0691-5514 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0690926465587061 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia discute a formação dos professores nos cursos jurídicos. Para tanto, analisa o
corpo docente da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, em especial os
professores que atuaram como supervisores nos programas de Tirocínio Docente e de Monitoria
nos semestres 2021.2 e 2022.1. Tais programas consistem em espaços de iniciação à docência
da Instituição de Ensino ao possibilitar o primeiro contato de estudantes de graduação e pós-
graduação com a carreira docente. Ademais, esses programas surgem como uma oportunidade
de formação continuada do corpo docente, constituindo-se em um meio de reflexão dos
professores sobre as suas práticas e vivências acadêmicas. O estudo examina marcos
normativos, documentos institucionais e dados coletados mediante a aplicação de questionários,
com o objetivo de compreender como esses professores percebem o impacto dos programas de
Tirocínio Docente e de Monitoria em sua prática docente. Conclui-se que a participação dos
monitores e tirocinistas no processo de ensino-aprendizagem vem possibilitando mudanças em
sua prática, através da adoção de novas metodologias de ensino e da reflexão coletiva acerca da
docência, promovendo a transformação do ensino do Direito na Universidade Federal da Bahia. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Direito | pt_BR |
dc.type.degree | Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.course | DIREITO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)
|