Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Camila Beatriz Boaventura dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-07T12:26:36Z | - |
dc.date.available | 2024-10-07T12:26:36Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-20 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Camila Beatriz Boaventura dos. Da alegria à tristeza profunda: A execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto nos discursos das educadoras. Dissertação (Mestrado Profissional). Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Segurança Pública, Justiça e Cidadania. Universidade Federal da Bahia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40332 | - |
dc.description.abstract | The present study aims to investigate how the professionals understand the execution of
socio-educational measures in an open environment, thus seeking to know the socioeducator's
ways of thinking, called "Reference Techniques". Based on a qualitative-inductive approach,
applying the grounded theory, an analysis of the discourses produced is performed, so that the
categories were constructed by coding the data extracted from the interviews. Then, in order
to integrate the final theory into a narrative line, a typology of the conceptualized discourses
was elaborated, which were designated as "correctionalist", "intersubjective constructivist"
and "radical", constructing, this way, a logical matrix of the understanding of the socioeducational measures in the open environment. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Medida socioeducativa em meio aberto | pt_BR |
dc.subject | Socioeducação | pt_BR |
dc.subject | Técnicas de Referência | pt_BR |
dc.subject | Teoria Fundamentada nos Dados | pt_BR |
dc.subject | Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Brasil - [Estatuto da criança e do adolescente (1990)] | pt_BR |
dc.subject | Menores - Estatuto legal, leis, etc. | pt_BR |
dc.subject | Delinqüentes juvenis - Reabilitação - Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Socioeducative measure in open environment | pt_BR |
dc.subject.other | Socioeducation | pt_BR |
dc.subject.other | Reference Techniques | pt_BR |
dc.subject.other | Grounded Theory | pt_BR |
dc.subject.other | National Socio-Educational Assistance System (Brazil) | pt_BR |
dc.subject.other | Brazil - [Child and Adolescent Statute (1990)] | pt_BR |
dc.subject.other | Minors - Legal status, laws, etc. | pt_BR |
dc.subject.other | Juvenile delinquents - Rehabilitation - Brazil | pt_BR |
dc.title | “Da alegria à tristeza profunda” a execução das medidas socioeducativas em meio aberto nos discursos das educadoras | pt_BR |
dc.title.alternative | From happiness to deep sadness: The execution of Socio-educational Measures in Open Environment in the discourses of educators | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Segurança Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cappi, Riccardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4640334021348071 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cappi, Riccardo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4640334021348071 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Possas, Mariana Thorstensen | - |
dc.contributor.referee3 | Veras, Mariana Rodrigues | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1835135266441887 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo investigar como os profissionais compreendem a execução das MSE em meio aberto, buscando-se conhecer, portanto, as maneiras de pensar das socioeducadoras, chamadas de “Técnicas de Referência”. A partir de uma abordagem
qualitativo-indutiva, aplicando a Teoria Fundamentada nos Dados, realiza-se uma análise dos
discursos produzidos, de sorte que as categorias foram construídas por meio da codificação
dos dados extraídos das entrevistas. Em seguida, a fim de integralizar a teoria final a uma
linha narrativa, elaborou-se uma tipologia dos discursos conceitualizados, os quais foram
designados como “correcionalista”, “construtivista intersubjetivo” e “radical”, construindo
assim uma matriz lógica do entendimento do fazer socioeducativo no âmbito das medidas em
meio aberto. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Direito | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (MPSPJC/PROGESP)
|