Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40332
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Camila Beatriz Boaventura dos-
dc.date.accessioned2024-10-07T12:26:36Z-
dc.date.available2024-10-07T12:26:36Z-
dc.date.issued2017-12-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Camila Beatriz Boaventura dos. Da alegria à tristeza profunda: A execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto nos discursos das educadoras. Dissertação (Mestrado Profissional). Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Segurança Pública, Justiça e Cidadania. Universidade Federal da Bahia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40332-
dc.description.abstractThe present study aims to investigate how the professionals understand the execution of socio-educational measures in an open environment, thus seeking to know the socioeducator's ways of thinking, called "Reference Techniques". Based on a qualitative-inductive approach, applying the grounded theory, an analysis of the discourses produced is performed, so that the categories were constructed by coding the data extracted from the interviews. Then, in order to integrate the final theory into a narrative line, a typology of the conceptualized discourses was elaborated, which were designated as "correctionalist", "intersubjective constructivist" and "radical", constructing, this way, a logical matrix of the understanding of the socioeducational measures in the open environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMedida socioeducativa em meio abertopt_BR
dc.subjectSocioeducaçãopt_BR
dc.subjectTécnicas de Referênciapt_BR
dc.subjectTeoria Fundamentada nos Dadospt_BR
dc.subjectSistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Brasil)pt_BR
dc.subjectBrasil - [Estatuto da criança e do adolescente (1990)]pt_BR
dc.subjectMenores - Estatuto legal, leis, etc.pt_BR
dc.subjectDelinqüentes juvenis - Reabilitação - Brasilpt_BR
dc.subject.otherSocioeducative measure in open environmentpt_BR
dc.subject.otherSocioeducationpt_BR
dc.subject.otherReference Techniquespt_BR
dc.subject.otherGrounded Theorypt_BR
dc.subject.otherNational Socio-Educational Assistance System (Brazil)pt_BR
dc.subject.otherBrazil - [Child and Adolescent Statute (1990)]pt_BR
dc.subject.otherMinors - Legal status, laws, etc.pt_BR
dc.subject.otherJuvenile delinquents - Rehabilitation - Brazilpt_BR
dc.title“Da alegria à tristeza profunda” a execução das medidas socioeducativas em meio aberto nos discursos das educadoraspt_BR
dc.title.alternativeFrom happiness to deep sadness: The execution of Socio-educational Measures in Open Environment in the discourses of educatorspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Segurança Pública pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Cappi, Riccardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4640334021348071pt_BR
dc.contributor.referee1Cappi, Riccardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4640334021348071pt_BR
dc.contributor.referee2Possas, Mariana Thorstensen-
dc.contributor.referee3Veras, Mariana Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1835135266441887pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar como os profissionais compreendem a execução das MSE em meio aberto, buscando-se conhecer, portanto, as maneiras de pensar das socioeducadoras, chamadas de “Técnicas de Referência”. A partir de uma abordagem qualitativo-indutiva, aplicando a Teoria Fundamentada nos Dados, realiza-se uma análise dos discursos produzidos, de sorte que as categorias foram construídas por meio da codificação dos dados extraídos das entrevistas. Em seguida, a fim de integralizar a teoria final a uma linha narrativa, elaborou-se uma tipologia dos discursos conceitualizados, os quais foram designados como “correcionalista”, “construtivista intersubjetivo” e “radical”, construindo assim uma matriz lógica do entendimento do fazer socioeducativo no âmbito das medidas em meio aberto.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (MPSPJC/PROGESP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_de_mestrado_camila_beatriz_boaventura_dos_santos.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.