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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40332
Tipo: Dissertação
Título: “Da alegria à tristeza profunda” a execução das medidas socioeducativas em meio aberto nos discursos das educadoras
Título(s) alternativo(s): From happiness to deep sadness: The execution of Socio-educational Measures in Open Environment in the discourses of educators
Autor(es): Santos, Camila Beatriz Boaventura dos
Primeiro Orientador: Cappi, Riccardo
metadata.dc.contributor.referee1: Cappi, Riccardo
metadata.dc.contributor.referee2: Possas, Mariana Thorstensen
metadata.dc.contributor.referee3: Veras, Mariana Rodrigues
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar como os profissionais compreendem a execução das MSE em meio aberto, buscando-se conhecer, portanto, as maneiras de pensar das socioeducadoras, chamadas de “Técnicas de Referência”. A partir de uma abordagem qualitativo-indutiva, aplicando a Teoria Fundamentada nos Dados, realiza-se uma análise dos discursos produzidos, de sorte que as categorias foram construídas por meio da codificação dos dados extraídos das entrevistas. Em seguida, a fim de integralizar a teoria final a uma linha narrativa, elaborou-se uma tipologia dos discursos conceitualizados, os quais foram designados como “correcionalista”, “construtivista intersubjetivo” e “radical”, construindo assim uma matriz lógica do entendimento do fazer socioeducativo no âmbito das medidas em meio aberto.
Abstract: The present study aims to investigate how the professionals understand the execution of socio-educational measures in an open environment, thus seeking to know the socioeducator's ways of thinking, called "Reference Techniques". Based on a qualitative-inductive approach, applying the grounded theory, an analysis of the discourses produced is performed, so that the categories were constructed by coding the data extracted from the interviews. Then, in order to integrate the final theory into a narrative line, a typology of the conceptualized discourses was elaborated, which were designated as "correctionalist", "intersubjective constructivist" and "radical", constructing, this way, a logical matrix of the understanding of the socioeducational measures in the open environment.
Palavras-chave: Medida socioeducativa em meio aberto
Socioeducação
Técnicas de Referência
Teoria Fundamentada nos Dados
Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Brasil)
Brasil - [Estatuto da criança e do adolescente (1990)]
Menores - Estatuto legal, leis, etc.
Delinqüentes juvenis - Reabilitação - Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Segurança Pública 
Citação: SANTOS, Camila Beatriz Boaventura dos. Da alegria à tristeza profunda: A execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto nos discursos das educadoras. Dissertação (Mestrado Profissional). Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Segurança Pública, Justiça e Cidadania. Universidade Federal da Bahia, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40332
Data do documento: 20-Dez-2017
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (MPSPJC/PROGESP)

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