https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40420
Tipo: | Dissertação |
Título: | Que cidade sonora é essa?: Tom Zé e as reverberações de cidades |
Título(s) alternativo(s): | What sonorous city is this?: Tom Zé and the reverberations of the city |
Autor(es): | Freitas, Eloisa Marçola Pereira de |
Primeiro Orientador: | Pereira, Margareth Aparecida Campos da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Drummond, Washington Luis Lima |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Margareth Aparecida Campos da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Drummond, Washington Luis Lima |
metadata.dc.contributor.referee3: | Julião, Rafael Barbosa |
metadata.dc.contributor.referee4: | Laurentiz, Luiz Carlos de |
metadata.dc.contributor.referee5: | Silva, Ariadne Moraes |
Resumo: | Esta dissertação busca explorar a relação entre sujeito, cidade e canção através de uma análise detalhada e multifacetada da obra de Tom Zé, no recorte temporal de 1968 a 1978. A pesquisa parte da compreensão de que a cidade, não se limita ao seu caráter técnico, de planejamento e disciplinar mas, no desvio, na falha do urbanismo moderno, se dá de forma singular-plural, uma vez que é atravessada por subjetividades e práticas que a modificam e provocam assim outras formas de experienciá-la, então, em constante movimento. Compreende, ainda, que a música, especialmente em sua forma canção, é expressão estética, poética e de forte inserção popular, a constituir imaginários urbanos. Por fim, o que tece e dá sentido a tais relações é o sujeito: aquele que é um devir, aberto às interferências e que se constitui nesse eterno devir-outros, portanto, também em constante movimento. Assim, acredita-se que a música-canção está presente no movimento de se entender em um lugar como marca constituinte do sujeito em um território, em uma morada. Ao dividir a pesquisa em Lado A e Lado B, foi possível abordar tanto os aspectos mais formais e acadêmicos quanto aqueles experimentais e subjetivos, refletindo a dualidade presente nas antigas mídias musicais como vinis e fitas cassetes. O Lado A apresenta os conceitos e contextos históricos fundamentais da pesquisa, o que dá base para o que será apresentado no lado B. Este, por sua vez, explora de forma inovadora e interativa as interseções entre sujeito-cidade-canção, sempre permeadas pelos aspectos: sotaque-corpo-repetição. Através de tópicos diversos que vão desde a experiência urbana até a des-canção e o desvelar de uma Irará fabulada, o trabalho mostra como Tom Zé se utiliza das questões e tensões urbanas e do cotidiano para compor suas canções e, com isso, ressignifica espaços e tempos, além de oferecer perspectivas outras para pensar cotidiano urbano de maneira mais instigante e poética. |
Abstract: | This dissertation aims to explore the relationship between subject, city, and song through a detailed and multifaceted analysis of Tom Zé's work, covering the period from 1968 to 1978. The research starts from the understanding that the city is not limited to its technical, planning, and disciplinary aspects but, turning the modern urbanism inside out, , it is singular-plural in nature, as it is intersected by subjectivities and practices that modify it and provoke other ways of experiencing it, thus, in constant movement. It also understands that music, especially in its song form, is an aesthetic and poetic expression with a strong popular presence, shaping urban imaginaries. Ultimately, what weaves and gives meaning to such relationships is the subject: one who is a becoming, open to interferences and who constitutes themselves in this eternal becoming-others, therefore, also in constant movement. Thus, it is believed that music-song is present in the movement of understanding oneself in a place as a constituent mark of the subject in a territory, in a dwelling. By dividing the research into Side A and Side B, it was possible to address both the more formal and academic aspects as well as the experimental and subjective ones, reflecting the duality present in old musical media such as vinyl records and cassette tapes. Side A presents the fundamental concepts and historical contexts of the research, providing the basis for what will be presented in Side B. The latter, in turn, innovatively and interactively explores the intersections between subject-city-song, always permeated by the aspects: accent-body-repetition. Through diverse topics ranging from urban experience to des-canção and the construction of a fabulated Irará, the work shows how Tom Zé uses urban issues and tensions of daily life to compose his songs and, with this, re-signifies spaces and times, besides offering other perspectives to think about urban daily life in a more instigating and poetic way. |
Palavras-chave: | Canções - Aspectos sociais Música e arquitetura Sociologia urbana Zé, Tom, 1936- - Música - 1968-1978 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Arquitetura |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) |
Citação: | FREITAS, Eloisa Marçola Pereira de. Que cidade sonora é essa?: Tom Zé e as reverberações de cidades. 2024. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40420 |
Data do documento: | 15-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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