https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40470
Tipo: | Tese |
Título: | Performances ensaísticas na crítica brasileira contemporânea |
Título(s) alternativo(s): | Essay performances in contemporary Brazilian criticism |
Autor(es): | Neves, Jefferson Expedito Santos |
Primeiro Orientador: | Lima, Rachel Esteves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lopes, Cassia Dolores Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Hoisel, Evelina de Carvalho Sá |
metadata.dc.contributor.referee3: | Cardoso, Marília Rothier |
metadata.dc.contributor.referee4: | Menezes, Roniere Silva |
metadata.dc.contributor.referee5: | Lima, Rachel Esteves |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir de uma perspectiva bibliográfica e comparativa, as atividades críticas de Roberto Corrêa dos Santos, Ana Cristina de Rezende Chiara, Denilson Lopes, Diana Klinger e Alberto Pucheu, mediante o levantamento de suas produções publicadas nas últimas décadas, com vistas à abordagem dos recursos retóricos e teóricos agenciados em uma produção crítica que dramatiza a presença do sujeito e de recursos literários em sua formulação. Busca-se com a investigação desse corpus sublinhar e ilustrar os deslocamentos textuais, discursivos, temáticos e metodológicos no proceder dos respectivos ensaístas, apontando-se os principais elementos que constituem seus escritos. Para tanto, foram empregados operadores de leitura fundamentais para o desenvolvimento das investigações a respeito dos críticos, tais como as noções de ensaio, performance e afeto, discutidos por pesquisadores como Francisco Bosco (2017), Paulo Roberto Pires (2018), Max Bense (2018), Néstor García Canclini (2014), Paul Zumthor (2018), Marvin Carlson (2009, 2010), Gonzalo Aguilar e Mario Cámara (2017), Alex Beigui (2011), José Gil (2002), Luciana di Leone (2014), Patrícia T. Clough (2010), dentre outros. O trabalho também busca situar essas produções em um contexto pós-moderno ou contemporâneo, tal como analisado por Linda Hutcheon (1991), Stuart Hall (2005), Giorgio Agamben (2009), Ieda Magri (2020), Lionel Ruffel (2014), em diálogo com o que se denominou de espaço biográfico, definido pela exibição de si nas humanidades, segundo as pesquisadoras Leonor Arfuch (2010), Ana cláudia Viegas (2010), Paula Sibilia (2008) e Eneida Maria de Souza (2011). A tese recupera as contribuições do movimento pós-estruturalista, em geral, no Brasil, e o engajamento ensaístico por parte da intelectualidade na academia, que contribuíram para abrir caminho às experimentações dos críticos literários discutidas neste estudo. Também se operou, neste trabalho uma breve retrospectiva histórica para se compreender esse processo, uma vez que foram esboçadas considerações acerca da crítica biográfica produzida nos séculos XIX, XX e XXI, em razão do liame firmado entre arte e vida, indicando-se diferenciações e similaridades em relação à prática biográfica estabelecida no tempo presente e no passado. Nesse percurso, também se destaca a importância da corrente estruturalista e a difusão de suas premissas no País, para que fosse possível um distanciamento em relação ao diletantismo da crítica impressionista e a implementação de maior sistematicidade no ofício da crítica nacional. A tese advoga a ideia de que as produções ensaísticas dos autores analisados, conquanto se alimentem do rigor analítico alcançado pela crítica literária brasileira, também passaram a ser caracterizadas pelo compromisso em desestabilizar hábitos rotineiros ao universo intelectual e a experimentar, de forma criativa, o espaço aberto da página, promovendo uma interface com outras esferas do conhecimento e das artes. Os ensaístas incorporam aos seus processos investigativos o desejo de afetar seus leitores, por meio de múltiplas táticas discursivas que convertem a escrita crítica em um projeto que se pretende afetivo e sensorial, e reivindicam, ainda, o direito de o autor ser parte do processo de estudo por eles produzido. |
Abstract: | This work aims to analyze, from a bibliographic and comparative perspective, the critical activities of Roberto Corrêa dos Santos, Ana Cristina de Rezende Chiara, Denilson Lopes, Diana Klinger, and Alberto Pucheu by surveying their published works over recent decades. It focuses on the rhetorical and theoretical resources employed in critical production that dramatizes the presence of the subject and literary resources in its formulation. The investigation of this corpus seeks to underline and illustrate the textual, discursive, thematic, and methodological shifts in the approach of these essayists, highlighting the main elements that constitute their writings. To this end, essential reading operators for the development of investigations about the critics were employed, such as the notions of essay, performance, and affect, discussed by researchers like Francisco Bosco (2017), Paulo Roberto Pires (2018), Max Bense (2018), Néstor García Canclini (2014), Paul Zumthor (2018), Marvin Carlson (2009, 2010), Gonzalo Aguilar and Mario Cámara (2017), Alex Beigui (2011), José Gil (2002), Luciana di Leone (2014), Patrícia T. Clough (2010), among others. The work also aims to situate these productions in a postmodern or contemporary context, as analyzed by Linda Hutcheon (1991), Stuart Hall (2005), Giorgio Agamben (2009), Ieda Magri (2020), Lionel Ruffel (2014), in dialogue with what has been termed the biographical space, defined by the display of the self in the humanities, according to researchers such as Leonor Arfuch (2010), Ana Cláudia Viegas (2010), Paula Sibilia (2008), and Eneida Maria de Souza (2011). The thesis revisits the contributions of poststructuralism in Brazil and the essayistic engagement by intellectuals in academia, which helped pave the way for the literary critics' experimentation discussed in this study. This work also includes a brief historical retrospective to understand this process, with considerations regarding biographical criticism produced in the 19th, 20th, and 21st centuries, given the connection between art and life, pointing out differentiations and similarities concerning biographical practice in the present and the past. Along this path, the importance of structuralism and the diffusion of its premises in Brazil is also highlighted, enabling a departure from the dilettantism of impressionistic criticism and the implementation of greater systematization in national criticism. The thesis advocates the idea that the essayistic productions of the analyzed authors, while drawing from the analytical rigor achieved by Brazilian literary criticism, also began to be characterized by their commitment to destabilizing routine intellectual habits and creatively experimenting with the open space of the page, promoting an interface with other spheres of knowledge and the arts. The essayists incorporate into their investigative processes the desire to affect their readers through multiple discursive tactics that turn critical writing into a project intended to be affective and sensory, while also claiming the right for the author to be part of the study they produce. |
Palavras-chave: | Performance Ensaio Crítica brasileira contemporânea Crítica biográfica Crítica autobiográfica |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40470 |
Data do documento: | 24-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGLITCULT) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jefferson Expedito Santos Neves - Tese atualizada.pdf | Tese de Doutorado | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.