Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40475
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Elaine Cristina Guarnieri-
dc.date.accessioned2024-10-22T13:58:32Z-
dc.date.available2024-10-22T13:58:32Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40475-
dc.description.abstractThis work is a training memorial in which I narrate and describe the results of a research within the scope of the Professional Master's Program in Literature (PROFLETRAS), at the Federal University of Bahia (UFBA), in which I present a critical and self-reflective analysis of my profissional performance and academic training, as well as a proposal for reader training, through literary text, which has the perspective of interculturality as a strategy to enhance discussions about cultural, ethnic, social and gender diversities, among others, present in the school context. The proposed reader training process is guided by the study of the literary text from the methodological perspective of the basic sequence, as established by Rildo Cosson (2021). This is qualitative research, of an ethnographic nature and applied nature. The research participants are students in the 9th year of Elementary School at Colégio Estadual Monteiro Lobato, located in the Fazenda Coutos neighborhood, in Salvador, Bahia. The research is anchored in basic theoretical contributions to the field of literary reader training – Candido (1995), Dalvi (2013 and 2021), Cosson (2021 and 2022) –, interculturality – Walsh (2006, 2009 and 2016) – and of intercultural education – Candau (2006, 2011 and 2012).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação do leitor literáriopt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectEducação interculturalpt_BR
dc.subjectSequência básicapt_BR
dc.subject.otherLiterary reader trainingpt_BR
dc.subject.otherInterculturalitypt_BR
dc.subject.otherIntercultural educationpt_BR
dc.subject.otherBasic sequencept_BR
dc.titleEnsino de literatura na escola e interculturalidade: experiências na formação do leitor de ensino fundamental.pt_BR
dc.title.alternativeTeaching literature at school and Interculturality: experiences in the formation of elementary school readers.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Muniz, Marcio Ricardo Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/5217977951806599pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Rodrigo Corrêa Martins-
dc.contributor.referee2Mattos, Lavinia Neves dos Santos-
dc.contributor.referee3Muniz, Marcio Ricardo Coelho-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0002-7262-291Xpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3556104309333571pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é um memorial de formação em que narro e descrevo os resultados de uma pesquisa no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na qual apresento uma análise crítica e autorreflexiva sobre minha atuação profissional e formação acadêmica, bem como uma proposta de formação leitora, por meio do texto literário, que tem a perspectiva da interculturalidade como uma estratégia potencializadora das discussões sobre diversidades culturais, étnicas, sociais, de gênero, entre outras, presentes no contexto escolar. O processo de formação de leitores proposto é guiado pelo estudo do texto literário a partir da perspectiva metodológica da sequência básica, tal como estabelecida por Rildo Cosson (2021). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico e de concepção de caráter aplicado. Os participantes da pesquisa são alunas e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Monteiro Lobato, localizado no bairro de Fazenda Coutos, em Salvador, Bahia. A pesquisa está ancorada em aportes teóricos basilares para o campo da formação do leitor literário – Candido (1995), Dalvi (2013 e 2021), Cosson (2021 e 2022) –, da interculturalidade – Walsh (2006, 2009 e 2016) – e da educação intercultural – Candau (2006, 2011 e 2012).pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata_Defesa_Elaine_Guarnieri_assinado (1).pdfAta de Defesa123,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Memorial.Elaine Guarnieri.pdfMemorial8,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.