Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40502
Tipo: Tese
Título: A Pedagogia Teatral Arte e Comunidade: Um trajeto de AÇÃO – Reflexão – CriAção para-com-por processos artístico-pedagógicos no Amazonas
Autor(es): Ayres, Amanda Aguiar
Primeiro Orientador: Bezerra, Antônia Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra, Antônia Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Paro, César Augusto
metadata.dc.contributor.referee3: Ribeiro, José Mauro Barbosa
metadata.dc.contributor.referee4: Soares, Taína Assis
metadata.dc.contributor.referee5: Requião, Simone
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar as possíveis contribuições que a Pedagogia Teatral Arte e Comunidade tem a oferecer para a área da Pedagogia do Teatro. Para tanto, busco, por meio de cinco caminhos, apresentar o trajeto criativo de composição dessa proposta. Ao identificar os princípios que fundamentam o trabalho, é possível mergulhar na definição de “comunidade”, principalmente, pela perspectiva discutida pelo sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman. A comunidade é considerada como um espaço confortável e aconchegante, local em que nos entendemos bem, podemos confiar no que ouvimos e nos sentimos seguros a maior parte do tempo. Ela seria, assim, outra forma de encontrar o paraíso perdido a que esperamos ansiosamente retornar. E para alcançar o contexto comunitário no mundo dos indivíduos na atualidade, ela só é possível se for tecida em conjunto por meio do compartilhamento e do cuidado mútuo. Junto a uma diversidade de sujeitos, encontro nas artes – em especial no teatro que se estabelece como uma linguagem essencialmente coletiva – os passos composicionais de nosso trajeto. Ao interconectar olhares, vislumbro que a realização de processos artístico-pedagógicos seja uma possibilidade para propor transformações no âmbito comunitário. Assim, o Teatro se apresenta no centro do trabalho, porém aberto ao diálogo com as demais linguagens; por isso falamos em Arte. Se a arte reinventa a realidade, como nos propõe Augusto Boal, e a composição da comunidade se estabelece tecida em conjunto, como propõe Zygmunt Bauman, a integração entre Arte e Comunidade pode sugerir formas coletivas para-com-por e recompor novas realidades. No desenvolvimento do trabalho, é possível observar que a Pedagogia Teatral Arte e Comunidade busca intervir na realidade apresentada pelas opressoras grades curriculares e disciplinas que segregam o conhecimento em uma perspectiva de fragmentação imposta pela educação bancária. Em contraponto, a proposta libertadora vislumbra realizar processos artístico-pedagógicos que alarguem grades, derrubem muros e criem pontes, para, assim, ampliar o espaço e tempo de atuação formando uma teia tecida coletivamente. Ao construir sínteses representativas e identificar as dimensões artístico-pedagógicas em um contexto didático-metodológico, acredito que a Pedagogia Teatral Arte e Comunidade propõe uma formação humana integral.
Abstract: The objective of this research is to investigate the possible contributions that Art and Community Theater Pedagogy has to offer to the area of Theater Pedagogy. To reach it, I seek, through five paths, to present the creative path of composing this proposal. By identifying the principles that underlie the work, it is possible to delve into the definition of “community”, mainly from the perspective discussed by sociologist and philosopher Zygmunt Bauman. The community is considered a comfortable and cozy space, a place where we understand each other well, can trust what we hear and feel safe most of the time. It would thus be another way of finding the lost paradise to which we eagerly await to return. And to achieve the community context in the world of individuals today, it is only possible if it is woven together through sharing and mutual care. Along with a diversity of subjects, I find in the arts – especially in theater, which is established as an essentially collective language – the compositional steps of our journey. By interconnecting views, I see that carrying out artistic-pedagogical processes is a possibility to propose transformations at the community level. Thus, Theater is at the center of the work, but open to dialogue with other languages; That’s why we talk about Art. If art reinvents reality, as proposed by Augusto Boal, and the composition of the community is woven together, as proposed by Zygmunt Bauman, the integration between Art and Community can suggest collective forms to-compose and re-compose new realities. In the development of the work, it is possible to observe that Art and Community Theater Pedagogy seeks to intervene in the reality presented by the oppressive curricula and subjects that segregate knowledge in a perspective of fragmentation imposed by banking education. In contrast, the liberating proposal envisions carrying out artistic-pedagogical processes that widen fences, tear down walls and create bridges, thus expanding the space and time of action, forming a collectively woven web. By building representative syntheses and identifying the artistic-pedagogical dimensions in a didactic-methodological context, Art and Community Theater Pedagogy proposes an integral human formation.
Palavras-chave: Pedagogia do Teatro
Arte e Comunidade
AÇÃO-Reflexão-CriAção
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40502
Data do documento: 4-Set-2024
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Ayres Tese.pdf12,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.