Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40542
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaixão, Roberto Rosa da-
dc.date.accessioned2024-11-01T11:31:32Z-
dc.date.available2024-11-01T11:31:32Z-
dc.date.issued2024-06-10-
dc.identifier.citationPAIXÃO, Roberto Rosa da. Aprendizagem significativa no ensino de simetrias: uma aplicação para o 7º ano do ensino fundamental. 2024. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - IME, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40542-
dc.description.abstractThe teaching of symmetry is a very important theme, because it is present in many situations in everyday life and, therefore, it is of fundamental importance that students learn to identify it, because it can contribute even with the learning of other content. The objective of this paper is to propose a teaching of symmetries based on David Ausubel's theory of meaningful learning, where students learn by relating new knowledge to pre-existing knowledge in their cognitive structure. In this paper a sequence of symmetry activities is presented, proposed to be developed in the classroom of 7th grade students using the dynamic geometry software Geogebra. This teaching of symmetry based on meaningful learning and applied from constructions in Geogebra facilitates the construction and transformation of geometric figures and the understanding of Cartesian coordinates.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectSimetriaspt_BR
dc.subjectTransformação geométricapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subject.otherSignificant learningpt_BR
dc.subject.otherSymmetriespt_BR
dc.subject.otherGeometric transformationpt_BR
dc.subject.otherMathematicspt_BR
dc.titleAprendizagem significativa no ensino de simetrias: uma aplicação para o 7º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.title.alternativeMeaningful learning in the teaching of symmetries: an application for the 7th grade of elementary school.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, José Nelson Bastos-
dc.contributor.referee1Barbosa, José Nelson Bastos-
dc.contributor.referee2Yartey, Joseph Nee Anyah-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8262-0486pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3102354032483439pt_BR
dc.contributor.referee3Fernandes, Teles Araújo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1755-8532pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6350444979908129pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6087099231639333pt_BR
dc.description.resumoO ensino de simetria é uma temática muito importante, pois a mesma está presente em muitas situações da vida diária e, portanto, é de fundamental importância que os alunos aprendam a identificá-la, pois isso pode contribuir inclusive com a aprendizagem de outros conteúdos. O objetivo deste trabalho é propor um ensino de simetrias baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, onde os alunos aprendam relacionando o novo conhecimento com os conhecimentos preexistentes em sua estrutura cognitiva. Neste trabalho é apresentado como Recurso Educacional uma sequência de atividades de simetria, proposta para ser desenvolvida em sala de aula de alunos do 7º ano do ensino fundamental com a utilização do software de geometria dinâmica GeoGebra. Esse ensino de simetrias baseado na aprendizagem significativa e aplicado a partir de construções no GeoGebra facilita a construção e transformação das figuras geométricas e o entendimento das coordenadas cartesianas.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roberto Paixão. TCC-dissertação.pdfDissertação de Roberto Paixão4,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.