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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40634
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Identidade e consumo de roupas virtuais: um estudo de caso do vestido Iridescence
Autor(es): Correia, Francine Oliveira Dias
Primeiro Orientador: Cardoso, Tarcisio de Sá
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Tarcísio de Sá
metadata.dc.contributor.referee2: Severino, José Roberto
metadata.dc.contributor.referee3: Risso, Carla
Resumo: Esta monografia explora a relação entre a identidade do sujeito pós-moderno com o consumo de roupas virtuais. Utilizando conceitos de Vilém Flusser e Stuart Hall, o trabalho investiga como a moda virtual, exemplificada pelo vestido Iridescence da marca The Fabricant, possibilita a mudança de noção de valor e identidade na contemporaneidade. O estudo aborda o conceito de Homo Ludens de Flusser, que aprecia a experiência lúdica no ciberespaço, apresentando as potencialidades e limitações da moda virtual na construção do conglomerado de identidades, inerentes ao conceito de identidade pós-moderna de Hall. No último capítulo, é feita uma análise crítica do vestido Iridescence, sugerindo implicações e futuros caminhos de pesquisa na área das mídias digitais. A pesquisa reflete como o Homo Ludens recorre cada vez mais a virtualidade como uma ferramenta para a construção das suas identidades fluidas e performativas. A moda virtual, uma não-coisa, é apresentada não apenas como um produto estético, mas como um campo de estudo relevante para entender as transformações identitárias e culturais na pós-modernidade.
Palavras-chave: Não-coisa
Moda virtual
Identidade pós-moderna
Homo Ludens
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40634
Data do documento: 2-Ago- 2
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

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