Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Tavares, Maria Clara de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T20:31:58Z | - |
dc.date.available | 2024-11-18T20:31:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40640 | - |
dc.description.abstract | This research is problematized around the articulations between music and body that emerge from students from Public Schools in the backlands of Northeast Brazil, questioned about their musical preferences and experiences. We seek to understand the intertwining between music, bodies and artistic expressions of adolescents in the school space, considering cultural diversities, from a pluriversal education perspective. The relevance of the study refers to the constancy of each of these themes in everyday school life, although, in most cases, they are not even treated, and at best, treated separately, which makes to be impossible have a integrated and overview comprehensive. It is a qualitative work, using mixed questionnaires and focus group, and the results showed the preference of the students surveyed for musical styles already mentioned in the literature as linked to dance, youth protagonism, identity and group experiences. The results also showed an interest in the study of musical instruments and singing, which we associated with the desire to practice internal repertories. Furthermore, we identified an intimate emotional-bodily relationship between young people and their favorite repertories, which we conceptualize as body-repertory. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Corpos - Aspectos musicais | pt_BR |
dc.subject | Música na escola | pt_BR |
dc.subject | Culturas juvenis | pt_BR |
dc.subject | Corpo - Repertório | pt_BR |
dc.subject.other | Education - Social aspects | pt_BR |
dc.subject.other | Bodies - Musical aspects | pt_BR |
dc.subject.other | Music at school | pt_BR |
dc.subject.other | Youth cultures | pt_BR |
dc.subject.other | body-repertory | pt_BR |
dc.title | Corpos-repertório e diversidades culturais: educação e juventudes a partir de uma perspectiva pluriversal | pt_BR |
dc.title.alternative | Body-repertory and cultural diversities: education and youth from a pluriversal perspective | pt_BR |
dc.title.alternative | Cuerpos de repertorio y diversidades culturales: educación y juventud desde una perspectiva pluriversal | pt_BR |
dc.title.alternative | Corps de répertoire et diversités culturelles: éducation et jeunesse dans une perspective pluriversale | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Maria Cecília de Paula | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-3506-8510 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7631240054495428 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Saranga, Silvio Pedro José | - |
dc.contributor.referee2 | Moreira, Anália de Jesus | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Elizabeth de Jesus da | - |
dc.contributor.referee4 | Silva, Rosângela Souza da | - |
dc.contributor.referee5 | Bordas, Miguel Angel García | - |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0001-7803-687X | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1579629468276905 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem sua problematização em torno das articulações entre música e corpo que emergem de estudantes de Escolas Públicas no sertão do Nordeste do Brasil, questionados a respeito de suas preferências e vivências musicais. Buscamos compreender os entrelaçamentos entre música, corpos e expressões de arte de adolescentes no espaço escolar, considerando as diversidades culturais, numa
perspectiva de educação pluriversal. A relevância do estudo se refere à constância de cada um desses temas no cotidiano escolar, embora, na maioria das vezes sequer são tratados, e quando muito, tratados de forma separada, o que impossibilita uma visão integralizada e de conjunto. É um trabalho de natureza qualitativa, com o uso de questionários mistos e grupo focal, e os resultados apontaram preferência dos
estudantes pesquisados por estilos musicais já mencionados na literatura como ligados à dança, protagonismo juvenil, identidade e vivências de grupo. Os resultados apontaram também o interesse pelo estudo de instrumentos musicais e canto, que associamos ao desejo de realizar na prática os repertórios internos. Além disso, identificamos uma íntima relação emocional-corporal dos jovens com seus repertórios favoritos, o que conceituamos como corpo-repertório. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.type.degree | Doutorado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU)
|