Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40640
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTavares, Maria Clara de Sousa-
dc.date.accessioned2024-11-18T20:31:58Z-
dc.date.available2024-11-18T20:31:58Z-
dc.date.issued2024-07-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40640-
dc.description.abstractThis research is problematized around the articulations between music and body that emerge from students from Public Schools in the backlands of Northeast Brazil, questioned about their musical preferences and experiences. We seek to understand the intertwining between music, bodies and artistic expressions of adolescents in the school space, considering cultural diversities, from a pluriversal education perspective. The relevance of the study refers to the constancy of each of these themes in everyday school life, although, in most cases, they are not even treated, and at best, treated separately, which makes to be impossible have a integrated and overview comprehensive. It is a qualitative work, using mixed questionnaires and focus group, and the results showed the preference of the students surveyed for musical styles already mentioned in the literature as linked to dance, youth protagonism, identity and group experiences. The results also showed an interest in the study of musical instruments and singing, which we associated with the desire to practice internal repertories. Furthermore, we identified an intimate emotional-bodily relationship between young people and their favorite repertories, which we conceptualize as body-repertory.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCorpos - Aspectos musicaispt_BR
dc.subjectMúsica na escolapt_BR
dc.subjectCulturas juvenispt_BR
dc.subjectCorpo - Repertóriopt_BR
dc.subject.otherEducation - Social aspectspt_BR
dc.subject.otherBodies - Musical aspectspt_BR
dc.subject.otherMusic at schoolpt_BR
dc.subject.otherYouth culturespt_BR
dc.subject.otherbody-repertorypt_BR
dc.titleCorpos-repertório e diversidades culturais: educação e juventudes a partir de uma perspectiva pluriversalpt_BR
dc.title.alternativeBody-repertory and cultural diversities: education and youth from a pluriversal perspectivept_BR
dc.title.alternativeCuerpos de repertorio y diversidades culturales: educación y juventud desde una perspectiva pluriversalpt_BR
dc.title.alternativeCorps de répertoire et diversités culturelles: éducation et jeunesse dans une perspective pluriversalept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Cecília de Paula-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3506-8510pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7631240054495428pt_BR
dc.contributor.referee1Saranga, Silvio Pedro José-
dc.contributor.referee2Moreira, Anália de Jesus-
dc.contributor.referee3Silva, Elizabeth de Jesus da-
dc.contributor.referee4Silva, Rosângela Souza da-
dc.contributor.referee5Bordas, Miguel Angel García-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-7803-687Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1579629468276905pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem sua problematização em torno das articulações entre música e corpo que emergem de estudantes de Escolas Públicas no sertão do Nordeste do Brasil, questionados a respeito de suas preferências e vivências musicais. Buscamos compreender os entrelaçamentos entre música, corpos e expressões de arte de adolescentes no espaço escolar, considerando as diversidades culturais, numa perspectiva de educação pluriversal. A relevância do estudo se refere à constância de cada um desses temas no cotidiano escolar, embora, na maioria das vezes sequer são tratados, e quando muito, tratados de forma separada, o que impossibilita uma visão integralizada e de conjunto. É um trabalho de natureza qualitativa, com o uso de questionários mistos e grupo focal, e os resultados apontaram preferência dos estudantes pesquisados por estilos musicais já mencionados na literatura como ligados à dança, protagonismo juvenil, identidade e vivências de grupo. Os resultados apontaram também o interesse pelo estudo de instrumentos musicais e canto, que associamos ao desejo de realizar na prática os repertórios internos. Além disso, identificamos uma íntima relação emocional-corporal dos jovens com seus repertórios favoritos, o que conceituamos como corpo-repertório.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Maria Clara.pdfTese Maria Clara1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.