Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40640
Tipo: Tese
Título: Corpos-repertório e diversidades culturais: educação e juventudes a partir de uma perspectiva pluriversal
Título(s) alternativo(s): Body-repertory and cultural diversities: education and youth from a pluriversal perspective
Cuerpos de repertorio y diversidades culturales: educación y juventud desde una perspectiva pluriversal
Corps de répertoire et diversités culturelles: éducation et jeunesse dans une perspective pluriversale
Autor(es): Tavares, Maria Clara de Sousa
Primeiro Orientador: Silva, Maria Cecília de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Saranga, Silvio Pedro José
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Anália de Jesus
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Elizabeth de Jesus da
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Rosângela Souza da
metadata.dc.contributor.referee5: Bordas, Miguel Angel García
Resumo: Esta pesquisa tem sua problematização em torno das articulações entre música e corpo que emergem de estudantes de Escolas Públicas no sertão do Nordeste do Brasil, questionados a respeito de suas preferências e vivências musicais. Buscamos compreender os entrelaçamentos entre música, corpos e expressões de arte de adolescentes no espaço escolar, considerando as diversidades culturais, numa perspectiva de educação pluriversal. A relevância do estudo se refere à constância de cada um desses temas no cotidiano escolar, embora, na maioria das vezes sequer são tratados, e quando muito, tratados de forma separada, o que impossibilita uma visão integralizada e de conjunto. É um trabalho de natureza qualitativa, com o uso de questionários mistos e grupo focal, e os resultados apontaram preferência dos estudantes pesquisados por estilos musicais já mencionados na literatura como ligados à dança, protagonismo juvenil, identidade e vivências de grupo. Os resultados apontaram também o interesse pelo estudo de instrumentos musicais e canto, que associamos ao desejo de realizar na prática os repertórios internos. Além disso, identificamos uma íntima relação emocional-corporal dos jovens com seus repertórios favoritos, o que conceituamos como corpo-repertório.
Abstract: This research is problematized around the articulations between music and body that emerge from students from Public Schools in the backlands of Northeast Brazil, questioned about their musical preferences and experiences. We seek to understand the intertwining between music, bodies and artistic expressions of adolescents in the school space, considering cultural diversities, from a pluriversal education perspective. The relevance of the study refers to the constancy of each of these themes in everyday school life, although, in most cases, they are not even treated, and at best, treated separately, which makes to be impossible have a integrated and overview comprehensive. It is a qualitative work, using mixed questionnaires and focus group, and the results showed the preference of the students surveyed for musical styles already mentioned in the literature as linked to dance, youth protagonism, identity and group experiences. The results also showed an interest in the study of musical instruments and singing, which we associated with the desire to practice internal repertories. Furthermore, we identified an intimate emotional-bodily relationship between young people and their favorite repertories, which we conceptualize as body-repertory.
Palavras-chave: Educação - Aspectos sociais
Corpos - Aspectos musicais
Música na escola
Culturas juvenis
Corpo - Repertório
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40640
Data do documento: 15-Jul-2024
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Maria Clara.pdfTese Maria Clara1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.