Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Atylan Matos-
dc.date.accessioned2024-11-18T22:09:09Z-
dc.date.available2024-11-18T22:09:09Z-
dc.date.issued9-09-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40641-
dc.description.abstractThe study addresses Integral Education in Mata de São João-BA, analyzing the educational strategies adopted during and after the COVID-19 pandemic. The research focuses on how the Department of Education incorporated practices from the educational market, especially through partnerships with organizations such as the Lemann Foundation and the adoption of digital platforms. It also examines how these strategies align with the municipality's Integral Education proposal and explores its philosophical, social and political dimensions. Thus, the research aimed to understand this articulation and its effects, and, to this end, it was proposed to identify and characterize the municipality's Integral Education proposal, mapping the educational packages acquired during the pandemic period (and some currently maintained), evaluating their possible potentialities and limitations. The methodological approach used was qualitative, through a case study, using data production devices, analysis of available documents and semi-structured interviews with teachers from the municipal network; to analyze the data produced, Discursive Textual Analysis (ATD) was used. The results show that the municipality has prioritized external models, focusing on increasing IDEB, using educational packages that saturate the curriculum and compromise teaching autonomy, which is monitored by digital platforms. Furthermore, the research seeks to contribute to the debate on the challenges of Integral Education in Brazil, emphasizing the need for public policies that guarantee more comprehensive training for working-class children.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutonomia Docentept_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectPacotes Educacionaispt_BR
dc.subjectSaturação Curricularpt_BR
dc.subject.otherTeaching Autonomypt_BR
dc.subject.otherIntegral Educationpt_BR
dc.subject.otherEducational Packagespt_BR
dc.subject.otherCurriculum Saturationpt_BR
dc.titleEscola em tempo integral, mercado e “novos rumos” para a educação pública no Brasil: um estudo de caso do município de Mata de São João- BA.pt_BR
dc.title.alternativeFull-time school, market and “new directions” for public education in Brazil: a case study of the municipality of Mata de São João- BA.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Bonilla, Maria Helena Silveira-
dc.contributor.advisor1IDorcid.org/0000-0002-0137-6363pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2730520955520609pt_BR
dc.contributor.referee1Collar, Jaqueline Moll-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5465-178Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5636898381563825pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Kelly Ludkiewicz-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5487-2758pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4826659465325371pt_BR
dc.contributor.referee3Bonilla, Maria Helena Silveira-
dc.contributor.referee3IDorcid.org/0000-0002-0137-6363pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2730520955520609pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7966-1367pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5678803244860764pt_BR
dc.description.resumoO estudo aborda a Educação Integral em Mata de São João-BA, analisando as estratégias educacionais adotadas durante e após a pandemia de COVID-19. A pesquisa foca em como a Secretaria de Educação incorporou práticas do mercado educacional, especialmente por meio de parcerias com organizações como a Fundação Lemann e pela adoção de plataformas digitais; examina também como essas estratégias se alinham com a proposta de Educação Integral do município e explora suas dimensões filosóficas, sociais e políticas. Assim, a pesquisa objetivou compreender essa articulação e seus efeitos, e, para tanto, propôs-se a identificar e caracterizar a proposta de Educação Integral do município, mapeando os pacotes educacionais adquiridos durante o período pandêmico (e alguns mantidos atualmente), avaliando suas possíveis potencialidades e limitações. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, por meio de um estudo de caso, utilizando como dispositivos de produção de dados, análise dos documentos disponíveis e entrevistas semiestruturadas com professores/as da rede municipal; para análise dos dados produzidos foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados mostram que o município tem priorizado modelos externos, com foco na elevação do IDEB, utilizando pacotes educacionais que saturam o currículo e comprometem a autonomia docente, que é monitorada por plataformas digitais. Ademais, a pesquisa busca contribuir para o debate sobre os desafios da Educação Integral no Brasil, enfatizando a necessidade de políticas públicas que garantam uma formação mais abrangente para os/as filhos/as da classe trabalhadora.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ATYLAN MATOS FREITAS.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.