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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40641
Tipo: Dissertação
Título: Escola em tempo integral, mercado e “novos rumos” para a educação pública no Brasil: um estudo de caso do município de Mata de São João- BA.
Título(s) alternativo(s): Full-time school, market and “new directions” for public education in Brazil: a case study of the municipality of Mata de São João- BA.
Autor(es): Freitas, Atylan Matos
Primeiro Orientador: Bonilla, Maria Helena Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Collar, Jaqueline Moll
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Kelly Ludkiewicz
metadata.dc.contributor.referee3: Bonilla, Maria Helena Silveira
Resumo: O estudo aborda a Educação Integral em Mata de São João-BA, analisando as estratégias educacionais adotadas durante e após a pandemia de COVID-19. A pesquisa foca em como a Secretaria de Educação incorporou práticas do mercado educacional, especialmente por meio de parcerias com organizações como a Fundação Lemann e pela adoção de plataformas digitais; examina também como essas estratégias se alinham com a proposta de Educação Integral do município e explora suas dimensões filosóficas, sociais e políticas. Assim, a pesquisa objetivou compreender essa articulação e seus efeitos, e, para tanto, propôs-se a identificar e caracterizar a proposta de Educação Integral do município, mapeando os pacotes educacionais adquiridos durante o período pandêmico (e alguns mantidos atualmente), avaliando suas possíveis potencialidades e limitações. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, por meio de um estudo de caso, utilizando como dispositivos de produção de dados, análise dos documentos disponíveis e entrevistas semiestruturadas com professores/as da rede municipal; para análise dos dados produzidos foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados mostram que o município tem priorizado modelos externos, com foco na elevação do IDEB, utilizando pacotes educacionais que saturam o currículo e comprometem a autonomia docente, que é monitorada por plataformas digitais. Ademais, a pesquisa busca contribuir para o debate sobre os desafios da Educação Integral no Brasil, enfatizando a necessidade de políticas públicas que garantam uma formação mais abrangente para os/as filhos/as da classe trabalhadora.
Abstract: The study addresses Integral Education in Mata de São João-BA, analyzing the educational strategies adopted during and after the COVID-19 pandemic. The research focuses on how the Department of Education incorporated practices from the educational market, especially through partnerships with organizations such as the Lemann Foundation and the adoption of digital platforms. It also examines how these strategies align with the municipality's Integral Education proposal and explores its philosophical, social and political dimensions. Thus, the research aimed to understand this articulation and its effects, and, to this end, it was proposed to identify and characterize the municipality's Integral Education proposal, mapping the educational packages acquired during the pandemic period (and some currently maintained), evaluating their possible potentialities and limitations. The methodological approach used was qualitative, through a case study, using data production devices, analysis of available documents and semi-structured interviews with teachers from the municipal network; to analyze the data produced, Discursive Textual Analysis (ATD) was used. The results show that the municipality has prioritized external models, focusing on increasing IDEB, using educational packages that saturate the curriculum and compromise teaching autonomy, which is monitored by digital platforms. Furthermore, the research seeks to contribute to the debate on the challenges of Integral Education in Brazil, emphasizing the need for public policies that guarantee more comprehensive training for working-class children.
Palavras-chave: Autonomia Docente
Educação Integral
Pacotes Educacionais
Saturação Curricular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40641
Data do documento: 25-Set- 9
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

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