Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40732
Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem constante da liderança na percepção dos discentes de enfermagem: contributos teóricos de Peter Senge
Autor(es): Santos, Ises Adriana Reis dos
Primeiro Orientador: Amestoy, Simone Coelho
metadata.dc.contributor.referee1: Backes, Vania Marli Schubert
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Gilberto Tadeu Reis da
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Cristiane Costa Reis da
Resumo: Pesquisa descritiva e exploratória do tipo estudo de caso, realizada numa Universidade Pública Federal da Região Nordeste. Objetivou-se analisar a percepção discente acerca da aprendizagem constante da liderança na graduação em enfermagem baseado nos contributos teóricos de Peter Senge, com a abordagem das disciplinas do domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico. Para a coleta, optou-se pela triangulação dos dados, por meio da adoção das seguintes técnicas: entrevista semiestruturada, oficina e análise documental. Os dados foram sistematizados e tratados com análise de conteúdo de Minayo e auxiliado pelo software NVIVO 11. Verificado a predominância do sexo feminino no curso, justificado pela associação histórica com o “cuidado” objeto de trabalho da enfermagem. Demonstrou-se a precocidade da formação e inserção mais cedo no mercado de trabalho. Apontaram-se quatro categorias e duas subcategorias. Buscou-se aproximar o conceito da liderança aos contributos teóricos de Senge por meio da sua subcategoria “ecologia da liderança” com três modelos de liderança: liderança local na linha de frente o uso das disciplinas do pensamento sistêmico com os modelos mentais visa promover o desenvolvimento da visão compartilhada e associada à liderança de rede atua na construção das habilidades locais e inserção de novas práticas e a liderança executiva inova e integra o aprendizado com os diversos serviços numa mesma visão. Identificou-se a percepção, incentivos e aplicações atribuídas por esses discentes. Demonstrado um amadurecimento e evolução no entendimento do conceito da temática no decurso do curso em razão da aproximação e inserção dos mesmos no campo de prática. Características comportamentais, relacionais e habilidades consideradas necessárias para a atuação do enfermeiro-líder no cenário de trabalho, abordada na subcategoria “a visão da liderança” com o líder como designer e o líder como um professor, requer a transformação dos serviços pelo pensamento sistêmico, à ideia do líder como exemplo no domínio pessoal, a reflexão nos modelos mentais, o comprometimento na visão compartilhada, e a habilidade do diálogo e da discussão na aprendizagem em equipe. O perfil da formação e o ensino da liderança na graduação, articulados com a teoria e a prática, evidenciou-se na análise documental que o seu conteúdo possui dados implícitos que possibilita o desenvolvimento da liderança pelos discentes no decurso da graduação, condizentes com os achados nas entrevistas e oficinas. Apontou-se que o uso das inovações e da diversidade de abordagens metodológicas integrada aos espaços teóricos e práticos, contribuem para o ensino da liderança, além de estimular no discente o protagonismo, a autonomia, as relações interpessoais saudáveis e o desenvolvimento do senso crítico, reflexivo, bem como favorece enxergar as complexidades de forma clara para poder adotar ações mais resolutivas. Assim, compreendida a relevância da temática para a enfermagem, considera-se fundamental promover reflexões a esse respeito em diversas regiões do país e batalhar para que suas peculiaridades sejam contempladas nas diretrizes curriculares. Nesse sentido, o presente estudo contribui para alcance desses propósitos, por indicar caminhos importantes para fortalecer o desenvolvimento e o aprimoramento dessa competência precocemente, ainda durante a graduação dos futuros profissionais.
Abstract: Descriptive and exploratory research of the case study type, carried out at a Federal Public University in the Northeast Region. The objective was to analyze the student's perception about the constant learning of leadership in undergraduate nursing based on the theoretical contributions of Peter Senge, with the approach of the disciplines of the personal domain, mental models, shared vision, team learning and systemic thinking. For the collection, we opted for data triangulation, through the adoption of the following techniques: semi-structured interview, workshop and document analysis. The data were systematized and treated with content analysis by Minayo and aided by the NVIVO 11 software. The predominance of females in the course was verified, justified by the historical association with the “care” object of nursing work. The precociousness of training and early insertion in the labor market was demonstrated. Four categories and two subcategories were identified. We sought to bring the concept of leadership closer to Senge's theoretical contributions through his subcategory “ecology of leadership” with three models of leadership: local leadership at the forefront the use of the disciplines of systemic thinking with mental models aims to promote development from the shared vision and associated with the network leadership, it acts in the construction of local skills and insertion of new practices and the executive leadership innovates and integrates learning with the different services in the same vision. The perception, incentives and applications attributed by these students were identified. Demonstrated maturity and evolution in the understanding of the concept of the theme during the course due to the approach and insertion of them in the field of practice. Behavioral, relational characteristics and skills considered necessary for the performance of the nurse-leader in the work scenario, addressed in the subcategory “the vision of leadership” with the leader as a designer and the leader as a teacher, requires the transformation of services by systemic thinking, to the idea of the leader as an example in the personal domain, reflection on mental models, commitment to shared vision, and the ability for dialogue and discussion in team learning. The profile of training and teaching leadership at undergraduate level, articulated with theory and practice, showed in the documentary analysis that its content has implicit data that enables the development of leadership by students during the course of graduation, consistent with the findings in interviews and workshops. It was pointed out that the use of innovations and the diversity of methodological approaches integrated into the theoretical and practical spaces, contribute to the teaching of leadership, in addition to stimulating the protagonism, autonomy, healthy interpersonal relationships and the development of critical sense in the student, reflective, as well as favoring seeing complexities in a clear way in order to adopt more resolutive actions. Thus, having understood the relevance of the theme for nursing, it is considered essential to promote reflections on this issue in different regions of the country and to strive for its peculiarities to be included in the curricular guidelines. In this sense, the present study contributes to the achievement of these purposes, as it indicates important ways to strengthen the development and improvement of this competence early, even during the graduation of future professionals.
Palavras-chave: Aprendizagem Constante
Enfermagem
Formação
Liderança
Peter Senge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)
Citação: SANTOS, Ises Adriana Reis dos. Aprendizagem constante da liderança na percepção dos discentes de enfermagem: contributos teóricos de Peter Senge. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem, Cuidado e Saúde), Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40732
Data do documento: 16-Jan-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprendizagem constante da liderança na percepção de discentes de enfermagem-contributos teoricos de Peter Senge Ises Reis.pdf7,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.