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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40762
Tipo: Tese
Título: Docentes lésbicas nas ciências: trajetórias acadêmicas, práxis pedagógicas e pesquisa
Título(s) alternativo(s): Lesbian teachers in the sciences: academic trajectories, pedagogical practices and research
Autor(es): Vasconcelos Neta, Stelina Moreira
Primeiro Orientador: Guimarães, Ana Paula Miranda
metadata.dc.contributor.referee1: Guimarães, Ana Paula Miranda
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Rosiléia Oliveira de
metadata.dc.contributor.referee3: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee4: Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva
metadata.dc.contributor.referee5: Souza, Simone Brandão
Resumo: No Brasil, o tema sobre lésbicas nas Ciências (cursos de Física, Química e Ciências Biológicas) ainda é pouco explorado, isso ocorre em decorrência da misoginia e do androcentrismo que permeiam historicamente esse campo do conhecimento. Dessa forma, na tentativa de avançar sobre tais estudos a pesquisa de doutoramento teve como objetivo analisar como a orientação afetiva-sexual de docentes lésbicas na área das Ciências da Natureza se relaciona com as suas trajetórias acadêmicas, práxis pedagógica e de pesquisa. Na pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, por meio do método de história de vida e narrativas das docentes lésbicas. A pesquisa foi realizada com docentes universitárias, lésbicas, que lecionam na área de Ciências da Natureza em Universidades Públicas e Institutos Federais da Bahia (Instituições de Ensino Superior – IES). Para encontrar as mulheres lésbicas nas ciências foi utilizado o método de “snowball”, assim a amostra consta de três professoras que aceitaram participar deste estudo. O método utilizado foi histórias de vida das docentes, com base em entrevista semi-estruturada, sendo que o instrumento de produção de dados foi um roteiro previamente desenvolvido e validado. O processo de pesquisa teve três etapas para chegar até a resposta do objetivo geral, sendo a primeira a pesquisa bibliográfica, a segunda a construção da teoria das pedagogias das pluralidades humanas e a terceira a busca, por meio de entrevistas semiestruturadas, das narrativas das docentes e aplicabilidade da teoria das pedagogias das pluralidades humanas como pressuposto teórico-metodológico para a análise das narrativas. O estudo obteve os seguintes resultados: a) a hostilidade e o conservadorismo nas IES ainda impõem às docentes desenvolver diversas estratégias para se inserirem e se estabelecerem na academia; b) os desafios e violências imputados pelo patriarcado impedem que as docentes se sintam seguras para falarem abertamente sobre a sua orientação afetiva-sexual, fato que pode ter impactado no número de participantes do estudo; c) os enfrentamentos das docentes lésbicas nas IES são diários e importantes, pois a existência delas nas múltiplas ciências pode pavimentar caminhos para que outras lésbicas percorram; d) a representatividade de lésbicas nas ciências pode colaborar para tensionar as lesbofobias estruturais forjadas pelo patriarcado nas IES e contribuir na construção de IES plurais e diversas. Conclui-se que a pesquisa tem potencial e pode contribuir para que outras/os pesquisadoras/es do tema possam avançar para que as experiências lésbicas possam produzir outras epistemologias que favoreçam na compreensão da lesbianianidade e suas contribuições sociais para as ciências. Afinal, as pesquisas identitárias contribuem para compreender as identidades e promover o respeito às diversidades em suas pluralidades. Por fim, esse estudo pode colaborar para a área das Ciências da Natureza por se inserir em um campo em construção, abrindo caminho para outras pesquisas que interseccionem gêneros e sexualidades.
Abstract: In Brazil, the topic of lesbians in Sciences (Physics, Chemistry and Biological Sciences courses) is still little explored, this is due to the misogyny and androcentrism that historically permeate this field of knowledge. Thus, in an attempt to advance such studies, the doctoral research aimed to analyze how the affective-sexual orientation of lesbian professors in the area of Natural Sciences relates to their academic trajectories, pedagogical and research praxis. In the research, a qualitative approach was used, using the life history method and narratives of lesbian teachers. The research was carried out with lesbian university professors who teach in the area of Natural Sciences at Public Universities and Federal Institutes of Bahia (Higher Education Institutions – IES). To find lesbian women in science, the “snowball” method was used, so the sample consists of three teachers who agreed to participate in this study. The method used was the teachers' life stories, based on a semi-structured interview, and the data production instrument was a previously developed and validated script. The research process had three stages to reach the answer to the general objective, the first being bibliographical research, the second the construction of the theory of human of pluralities pedagogies and the third the search, through semi-structured interviews, of the narratives of teachers and applicability of the theory human pluralities pedagogies as a theoretical-methodological assumption for the analysis of narratives. The study obtained the following results: a) hostility and conservatism in HEIs still require teachers to develop different strategies to insert themselves and establish themselves in academia; b) the challenges and violence attributed by patriarchy prevent teachers from feeling safe to speak openly about their affective-sexual orientation, a fact that may have impacted the number of study participants; c) the confrontations of lesbian teachers in HEIs are daily and important, as their existence in multiple sciences can pave paths for other lesbians to follow; d) the representation of lesbians in science can help to tension the structural lesbophobias forged by patriarchy in HEIs and contribute to the construction of plural and diverse HEIs. It is concluded that the research has potential and can contribute so that other researchers on the topic can advance so that lesbian experiences can produce other epistemologies that favor the understanding of lesbianism and its social contributions to the sciences. After all, identity research contributes to understanding identities and promoting respect for diversity in its pluralities. Finally, this study can contribute to the area of Natural Sciences as it is part of a field under construction, paving the way for other research that intersects genders and sexualities.
Palavras-chave: Lésbicas nas ciências
Pedagogias das pluralidades humanas
Trajetórias acadêmicas
Mulheres nas ciências
Lésbicas - Ciências
Pedagogias em ação
Professoras lésbicas
Mulheres na ciência
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana
Sigla da Instituição: UFBA e UEFS
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40762
Data do documento: 1-Nov- 11
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

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