Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Meurrauhy, Mayara Mendonca Sampaio | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-07T16:38:09Z | - |
dc.date.available | 2025-01-07T16:38:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40834 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Residente | pt_BR |
dc.subject | Avaliação cognitiva | pt_BR |
dc.title | A importância da avaliação cognitiva (somativa e formativa) do treinamento do residente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brito, Milena Bastos | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-2397-4145 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3846579365432979 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Neves, Adson | - |
dc.contributor.referee2 | Matos, Paula | - |
dc.contributor.referee3 | Britto, Renata | - |
dc.contributor.referee4 | Brito, Milena Bastos | - |
dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0002-2397-4145 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3846579365432979 | pt_BR |
dc.description.resumo | A residência médica é a modalidade de ensino de pós-graduação destinada ao treinamento em serviço supervisionado em determinada área da medicina.(1) O médico que ingressa em sua especialidade de escolha busca treinamento na sua área, aquisição progressiva de conhecimento e habilidades técnicas, desenvolvimento da capacidade de iniciativa, julgamento, avaliação e internalização de preceitos e normas éticas. Contudo, o processo de ensino-aprendizagem durante a residência médica ainda apresenta desafios nos seus métodos avaliativos, importantes para a construção do processo de aprendizagem do especialista. A Resolução Nº 4, de 1º de novembro de 2023,(4) estabeleceu que o sistema de avaliação de cada programa deve contemplar um conjunto de avaliações somativas e formativas. A avaliação somativa terá como objetivo assegurar o alcance de qualificações mínimas exigidas e a identificação daqueles que não atingiram o domínio técnico necessário para progressão ao nível seguinte. Já a avaliação formativa terá como objetivos: I – prover informações relativas ao nível de desenvolvimento do médico-residente; II – identificar aspectos positivos e fragilidades no seu processo de aprendizagem; e III – permitir que o médico-residente monitore seu próprio aprendizado.(4)A avaliação não deve ser vista apenas como uma prova com questões abertas e fechadas ou como um momento de tensão e julgamento pelos médicos-residentes, e sim como um momento de análise e feedback das aprendizagens adquiridas por meio de preceptores comprometidos com esse processo de ensino-aprendizagem, diversificando, assim, as formas de avaliação no processo de aprendizagem na residência médica. | pt_BR |
dc.publisher.department | EDUFBA | pt_BR |
dc.type.degree | Especialização | pt_BR |
dc.publisher.course | MEDICINA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Programa de Residência Médica (Faculdade de Medicina)
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