Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40834
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMeurrauhy, Mayara Mendonca Sampaio-
dc.date.accessioned2025-01-07T16:38:09Z-
dc.date.available2025-01-07T16:38:09Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/40834-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResidentept_BR
dc.subjectAvaliação cognitivapt_BR
dc.titleA importância da avaliação cognitiva (somativa e formativa) do treinamento do residentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Milena Bastos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2397-4145pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3846579365432979pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Adson-
dc.contributor.referee2Matos, Paula-
dc.contributor.referee3Britto, Renata-
dc.contributor.referee4Brito, Milena Bastos-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-2397-4145pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3846579365432979pt_BR
dc.description.resumoA residência médica é a modalidade de ensino de pós-graduação destinada ao treinamento em serviço supervisionado em determinada área da medicina.(1) O médico que ingressa em sua especialidade de escolha busca treinamento na sua área, aquisição progressiva de conhecimento e habilidades técnicas, desenvolvimento da capacidade de iniciativa, julgamento, avaliação e internalização de preceitos e normas éticas. Contudo, o processo de ensino-aprendizagem durante a residência médica ainda apresenta desafios nos seus métodos avaliativos, importantes para a construção do processo de aprendizagem do especialista. A Resolução Nº 4, de 1º de novembro de 2023,(4) estabeleceu que o sistema de avaliação de cada programa deve contemplar um conjunto de avaliações somativas e formativas. A avaliação somativa terá como objetivo assegurar o alcance de qualificações mínimas exigidas e a identificação daqueles que não atingiram o domínio técnico necessário para progressão ao nível seguinte. Já a avaliação formativa terá como objetivos: I – prover informações relativas ao nível de desenvolvimento do médico-residente; II – identificar aspectos positivos e fragilidades no seu processo de aprendizagem; e III – permitir que o médico-residente monitore seu próprio aprendizado.(4)A avaliação não deve ser vista apenas como uma prova com questões abertas e fechadas ou como um momento de tensão e julgamento pelos médicos-residentes, e sim como um momento de análise e feedback das aprendizagens adquiridas por meio de preceptores comprometidos com esse processo de ensino-aprendizagem, diversificando, assim, as formas de avaliação no processo de aprendizagem na residência médica.pt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.type.degreeEspecializaçãopt_BR
dc.publisher.courseMEDICINApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Programa de Residência Médica (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC para anexar .pdf343,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Modelo_Termo_de_Aprovacao_Mayara_assinado.pdf161,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.