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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40946
Tipo: Dissertação
Título: Vivências de estudantes não-bináries na Universidade Federal da Bahia
Título(s) alternativo(s): Experinces of non-binary Students at the Federal University of Bahia
Autor(es): Leone, Erika Sales Moutinho
Primeiro Orientador: Ribeiro, Gabriel
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lima, Gilian Leandro de Queiroga
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Gabriel
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Gilian Leandro de Queiroga
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Patrícia Petitinga
metadata.dc.contributor.referee4: Cruz, Izaura Santiago da
metadata.dc.contributor.referee5: Givigi, Ana Cristina Nascimento
Resumo: Este estudo apresenta a condição de estudantes não-bináries por duas vias distintas. Em um primeiro momento, foi realizada uma pesquisa exploratória por meio de revisão integrativa da literatura com o objetivo de compreender a vivência de estudantes não-bináries em universidades. A metodologia consistiu na busca de artigos científicos na base de dados Web of Science com a utilização de descritores capazes de abranger a multiplicidade de termos empregados em trabalhos acadêmicos sobre a população não-binárie. Foram analisadas as múltiplas nomenclaturas atribuídas a esta população bem como as experiências das/des/dos estudantes nos espaços da universidade de países como Canadá, Austrália e EUA, mostrando como a perspectiva heterocisnormativa interfere na afirmação de gênero e na sensação de segurança no campus. O outro momento da pesquisa, que se configurou como uma investigação empírica qualitativa com incursão em campo, na realidade brasileira, objetivou responder à pergunta que norteou todo o trabalho: como se dão as vivências de estudantes não-bináries na Universidade Federal da Bahia? Para tanto, o percurso metodológico foi trilhado a partir de entrevistas semiestruturadas, sendo a análise e interpretação dos dados realizada a partir dos pressupostos teóricos da Análise de Conteúdo e suporte analítico-teórico das perspectivas feministas, transfeminista e da teoria queer. Enquanto no âmbito internacional as/es/os estudantes declararam ter medo de relatar as experiências negativas relacionadas ao heterossexismo na universidade, no contexto brasileiro a maioria das/des/dos estudantes afirmaram não ter confiança na solução das denúncias ou mesmo desconhecer onde denunciar, no caso da existência de violência. Por outro lado, a pesquisa evidencia que a universidade é fonte potencial de emancipação destes estudantes e, também, aponta para a necessária atualização de práticas administrativas nesta instituição.
Abstract: This study presents the condition of non-binary students in two distinct ways. First, exploratory research was conducted through an integrative literature review with the aim of understanding the experiences of non-binary students in universities. The methodology consisted of searching for scientific articles in the Web of Science database using descriptors capable of covering the multiplicity of terms used in academic works on the non-binary population. The multiple nomenclatures attributed to this population were analyzed, as well as the experiences of students in university spaces in countries such as Canada, Australia and the USA, showing how the heterocisnormative perspective interferes with gender affirmation and the feeling of safety on campus. The other moment of the research, which was configured as a qualitative empirical investigation with incursion into the field, in the Brazilian reality, aimed to answer the question that guided the entire work: how are the experiences of non-binary students at the Federal University of Bahia? To this end, the methodological approach was based on semistructured interviews, with data analysis and interpretation being carried out based on the theoretical assumptions of Content Analysis and the analytical-theoretical support of feminist, transfeminist and queer theory perspectives. While internationally, students reported being afraid to report negative experiences related to heterosexism at university, in the Brazilian context, most students reported not having confidence in the resolution of complaints or even not knowing where to report violence. On the other hand, the research shows that the university is a potential source of emancipation for these students and also points to the need to update administrative practices at this institution.
Palavras-chave: Não-binário
Nniversidades
Vivências
Gênero queer
Não-binárie
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40946
Data do documento: 18-Nov-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

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