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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40996
Tipo: Tese
Título: Da fruição à emoção, o potencial significativo de figurinos de Carlinhos Brown e seus alcances contextuais: individuação estética, afirmação identitária e acionamentos afetivos.
Título(s) alternativo(s): From enjoyment to emotion, the significant potential of Carlinhos Brown's costumes and their contextual reach: aesthetic individuation, identity affirmation and affective triggers.
Autor(es): Santos, Jailson César Borges dos
Primeiro Orientador: Mariño, Suzi
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silveira, Carina Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Mariño, Suzi
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Carina Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Dias, Maria Regina Álvares Correia
metadata.dc.contributor.referee4: Trinchão, Glaucia Maria Costa
metadata.dc.contributor.referee5: Oliveira, Wagner Lacerda de
Resumo: A pesquisa discute o potencial significativo de figurinos de Carlinhos Brown e seus alcances contextuais, tendo em vista os sentidos que se instituem nas vestimentas de cena e os desdobramentos emocionais sobre a coletividade. A conjuntura teórica abarca uma interlocução entre arte e design, alinhamentos com premissas da moda e princípios do design emocional. Considerando a maneira como o artista empreende vestuários personalizados na composição da imagem pessoal, questionamos que sentidos se estabelecem em seus figurinos e como reverberam na dimensão coletiva. Pressupostos norteadores admitiram que os figurinos instituem significações relativas a representações socioculturais e operam com indicadores de pertencimentos étnico-raciais para afirmar uma identidade cultural afrocentrada sincrética, acionando relações de afetividade com o público. Baseada na Hermenêutica de Profundidade e articulada com o método Engenharia Kansei, a metodologia de pesquisa compreende uma abordagem holística dirigida à avaliação da percepção emocional. A coleta de dados envolveu técnica de Grupo Focal e entrevistas semi-estruturadas. Em amplo curso discursivo, analítico e reflexivo, estabelecemos conexões entre aspectos formativos e conotações simbólicas dos figurinos e discorremos acerca de relações subjetivas do artista, explorando a vinculação entre moda, aparência e identidade. Atestamos que desígnios emocionais prescritos no design de figurinos se consolidam na experiência do usuário e, com efeito, promovem impactos afetivos positivos sobre sujeitos culturais que interagem indiretamente com a carga estético-simbólica das estruturas vestimentares.
Abstract: The research discusses the significant potential of Carlinhos Brown's costumes and their contextual reach, taking into account the meanings that are established in stage costumes and the emotional consequences on the community. The theoretical situation encompasses an interlocution between art and design, alignments with fashion premises and principles of emotional design. Considering the way the artist uses personalized clothing in the composition of his personal image, we question what meanings are established in his costumes and how they reverberate in the collective dimension. Guiding assumptions admitted that the costumes establish meanings related to sociocultural representations and operate with indicators of ethnic-racial belonging to affirm a syncretic Afro-centered cultural identity, activating affective relation ships with the public. Based on Depth Hermeneutics in conjunction with the Kansei Engineering method, the research methodology comprises a holistic approach aimed at evaluating emotional perception. Data collection involved Focus Group techniques and semi-structured interviews. In a broad discursive, analytical and reflective course, we established connections between formative aspects and symbolic connotations of clothing structures and discussed the subjective relation ships between the artist and his costume, exploring the link between fashion, appearance and identity. We attest that emotional designs prescribed in costume design are consolidated in the user's experience and, in effect, promote positive affective impacts on cultural subjects who interact indirectly with the aestheticsymbolic load of costumes structure.
Palavras-chave: Figurino
Arte e Design
Design emocional
Moda
Identidade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Belas Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40996
Data do documento: 3-Set-2024
Aparece nas coleções:Tese (PPGAV)

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