Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41034
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSampaio, Aliare dos Santos-
dc.date.accessioned2025-01-30T01:21:54Z-
dc.date.available2025-01-29-
dc.date.available2025-01-30T01:21:54Z-
dc.date.issued2024-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41034-
dc.description.abstractThis is a Master's research from the Graduate Program in Dance at the Federal University of Bahia (UFBA), which proposes to analyze the approach to Art_Dance content using free applications, relating them to the experiences generated in different groups of students (high school, technical education, PROEJA) from the Pio XII State Center for Food and Natural Resources in the city of Jaguaquara-BA. Based on this principle, I share some experiences regarding the use of the following smartphone applications: Camera, Stop Motion Studio, Flipa Clip, and Body Way in the classroom, emphasizing the use of the cell phone in the teaching of Art/Dance. This qualitative research was configured as exploratory research (GIL, 2008), and it was essential to observe the socio-historical trajectory of Brazilian education and how the evolutionary process of art education occurred until the establishment of dance as a field of knowledge. The research data reveal that the use of technology optimizes time in and out of the classroom, expands connection options, maximizes the cost-benefit ratio of education; however, to achieve this, it is necessary to promote teacher training For the use of the same in the teaching of Art_Dance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias Gratuitaspt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectDança na educaçãopt_BR
dc.subjectArte-Estudo e ensino - Inovações tecnológicas - Jaguaquara(BA)pt_BR
dc.subjectDança - Estudo e ensino - Inovações tecnológicas - Jaguaquara (BA)pt_BR
dc.subjectCentro Estadual em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII (Jaguaquara, BA)pt_BR
dc.subject.otherArtpt_BR
dc.subject.otherDancept_BR
dc.subject.otherEducationpt_BR
dc.subject.otherFree Technologiespt_BR
dc.titleA utilização de aplicativos digitais gratuitos como aliada ao ensino das artes_dança no ensino médio: um relato de experiência hacker em Jaguaquara (BA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDANÇApt_BR
dc.contributor.advisor1Pimentel, Ludmila Cecilina Martinez-
dc.contributor.referee1Pimentel, Ludmila Cecilina Martinez-
dc.contributor.referee2Misi, Mirella de Medeiros-
dc.contributor.referee3Fiorelli, Marilei Catia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4097507140610112pt_BR
dc.description.resumoTrata-se aqui de uma pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que propõe analisar a abordagem dos conteúdos de Arte_Dança com a utilização de aplicativos gratuitos, relacionando-os com as experiências geradas em diferentes grupos de estudantes (ensino médio, ensino técnico, proeja) do Centro Estadual em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII na cidade de Jaguaquara-Ba. Partindo desse princípio, compartilho algumas experiências referentes a utilização dos seguintes aplicativos disponíveis para smartphones: Câmera, Stop Motion Studio, Flipa Clip, e Body Way em sala de aula, enfatizando o uso do dispositivo celular no ensino de Arte_Dança. Esta pesquisa de abordagem qualitativa se configurou como uma pesquisa exploratória (GIL, 2008), e se fez fundamental observar a trajetória sócio-histórica da educação brasileira. e como se deu o processo evolutivo do ensino das artes até o estabelecimento da dança como campo de conhecimento. Os dados da pesquisa revelam que o uso da tecnologia otimiza o tempo na sala de aula e fora dela, expande as opções de conexão, maximiza a relação custo-benefício da educação, entretanto para que isso ocorra se faz necessário promover a capacitação docente para o uso das mesmas no ensino da Arte_Dança.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Dançapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Aliare_Sampaio.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.