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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41045
Tipo: Dissertação
Título: Dançando com demônios: cartas aos colonizados e colonizadores corpos dançantes brasileiros
Autor(es): Andrade, Carlos Augusto de
Primeiro Orientador: Machado, Adriana Bittencourt
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, Adriana Bittencourt
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Márcia Virgínia Mignac da
metadata.dc.contributor.referee3: Dias, Kenia E Silva
Resumo: Este trabalho perscruta modos de percepção de tempos e corpos violentados pela colonização – sinonímia a possessão –, deste território a ser chamado Brasil. Perspectivado pela Carta de Achamento de Pero Vaz de Caminha desdobrando-a como procedimental a demonização dos corpos brasileiros, e se permanente aos corpos dançantes da atualidade. Exterioriza o problema: O conceito de Inversão Demonizante seria distinguível na Carta de Pero Vaz de Caminha para investigarmos imagens colonizadoras do tempo e dos corpos arraigados aos dançantes brasileiros da contemporaneidade? De intuito observar, analisar criticamente e imaginar por aproximações as violências colonizadoras, primeiramente, a colonização do tempo espiralar (MARTINS, 2021) pelo tempo cronológico axioma para “passado que não passa”, que culminaria ao brasileiro a proposição de colonizado e colonizador. Em segundo, a colonização do corpo pela imagem (MACHADO, 2012), corpo † cruz e sua inversão (CLARK, 2006) demonizante. Doravante revisão bibliográfica, utilizando método pós-positivista (FERNANDES, 2013) de pesquisa, esquadrinharemos possibilidades relacionais a possessão, seja pelo pactuar (BENTO, 2022) com sua sistemática violenta, seja pelo dialogar com os demônios engendrados, para um desenlaçar reflexivo aos corpos que dançam, ao conjecturá-los como tempo (CARDOSO, 2013), ao fazer-dizer (SETENTA, 2008) de si, em reconhecimento de sua historicidade brasileira.
Abstract: This work examines ways of perceiving times and bodies violated by colonization – synonymous with possession - of this territory to be called Brazil. From the perspective of Pero Vaz de Caminha's Carta de Achamento, it unfolds the demonization of Brazilian bodies as a procedural process, and is permanent in today's dancing bodies. It externalizes the problem: Would the concept of Demonizing Inversion be distinguishable in Pero Vaz de Caminha's Letter to investigate colonizing images of time and bodies rooted in contemporary Brazilian dancers? Firstly, the colonization of spiral time (MARTINS, 2021) by the chronological time axiom for the "past that does not pass", which would culminate in the Brazilian proposition of colonized and colonizer. Secondly, the colonization of the body by the image (MACHADO, 2012), body † cross and its demonizing inversion (CLARK, 2006). In the following bibliographical review, using a post-positivist research method (FERNANDES, 2013), we will explore the relational possibilities of possession, either by agreeing (BENTO, 2022) with its violent system, or by dialoguing with the demons engendered, for a reflexive unraveling of the bodies that dance, by conjecturing them as time (CARDOSO, 2013), by making-saying (SETENTA, 2008) of themselves, in recognition of their Brazilian historicity.
Palavras-chave: Dança
Carta de Achamento de Pero Vaz de Caminha
Colonização – Possessão
Inversão demonizante
Modos de Percepção
Dança - Filosofia
Imagem corporal na arte
Descolonização na arte
Percepção
CNPq: DANÇA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41045
Data do documento: 21-Jun-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

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