https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41045
Tipo: | Dissertação |
Título: | Dançando com demônios: cartas aos colonizados e colonizadores corpos dançantes brasileiros |
Autor(es): | Andrade, Carlos Augusto de |
Primeiro Orientador: | Machado, Adriana Bittencourt |
metadata.dc.contributor.referee1: | Machado, Adriana Bittencourt |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Márcia Virgínia Mignac da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Dias, Kenia E Silva |
Resumo: | Este trabalho perscruta modos de percepção de tempos e corpos violentados pela colonização – sinonímia a possessão –, deste território a ser chamado Brasil. Perspectivado pela Carta de Achamento de Pero Vaz de Caminha desdobrando-a como procedimental a demonização dos corpos brasileiros, e se permanente aos corpos dançantes da atualidade. Exterioriza o problema: O conceito de Inversão Demonizante seria distinguível na Carta de Pero Vaz de Caminha para investigarmos imagens colonizadoras do tempo e dos corpos arraigados aos dançantes brasileiros da contemporaneidade? De intuito observar, analisar criticamente e imaginar por aproximações as violências colonizadoras, primeiramente, a colonização do tempo espiralar (MARTINS, 2021) pelo tempo cronológico axioma para “passado que não passa”, que culminaria ao brasileiro a proposição de colonizado e colonizador. Em segundo, a colonização do corpo pela imagem (MACHADO, 2012), corpo † cruz e sua inversão (CLARK, 2006) demonizante. Doravante revisão bibliográfica, utilizando método pós-positivista (FERNANDES, 2013) de pesquisa, esquadrinharemos possibilidades relacionais a possessão, seja pelo pactuar (BENTO, 2022) com sua sistemática violenta, seja pelo dialogar com os demônios engendrados, para um desenlaçar reflexivo aos corpos que dançam, ao conjecturá-los como tempo (CARDOSO, 2013), ao fazer-dizer (SETENTA, 2008) de si, em reconhecimento de sua historicidade brasileira. |
Abstract: | This work examines ways of perceiving times and bodies violated by colonization – synonymous with possession - of this territory to be called Brazil. From the perspective of Pero Vaz de Caminha's Carta de Achamento, it unfolds the demonization of Brazilian bodies as a procedural process, and is permanent in today's dancing bodies. It externalizes the problem: Would the concept of Demonizing Inversion be distinguishable in Pero Vaz de Caminha's Letter to investigate colonizing images of time and bodies rooted in contemporary Brazilian dancers? Firstly, the colonization of spiral time (MARTINS, 2021) by the chronological time axiom for the "past that does not pass", which would culminate in the Brazilian proposition of colonized and colonizer. Secondly, the colonization of the body by the image (MACHADO, 2012), body † cross and its demonizing inversion (CLARK, 2006). In the following bibliographical review, using a post-positivist research method (FERNANDES, 2013), we will explore the relational possibilities of possession, either by agreeing (BENTO, 2022) with its violent system, or by dialoguing with the demons engendered, for a reflexive unraveling of the bodies that dance, by conjecturing them as time (CARDOSO, 2013), by making-saying (SETENTA, 2008) of themselves, in recognition of their Brazilian historicity. |
Palavras-chave: | Dança Carta de Achamento de Pero Vaz de Caminha Colonização – Possessão Inversão demonizante Modos de Percepção Dança - Filosofia Imagem corporal na arte Descolonização na arte Percepção |
CNPq: | DANÇA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Dança |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41045 |
Data do documento: | 21-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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