Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41061
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Dante Matisse-
dc.date.accessioned2025-02-02T19:14:59Z-
dc.date.available2025-02-02-
dc.date.available2025-02-02T19:14:59Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41061-
dc.description.abstractBetween the 1950s and 1960s, when the Trio Elétrico was not yet the main attraction of the Salvador Carnival, the orientalist groups Mercadores de Bagdá and Cavalheiros de Bagdá, formed mostly by black revelers, recreated a playful Orient on the avenue inspired by cinema American and English. Elements of filmic iconography, such as clothing and key images such as the desert, camels, elephants and magic lamps, were given new meanings by these associations based on their own social realities, but also on the power of otherness, inscribing a new identity, where the representative figure of the Arab metaphorically behaves like the other (black) of the other (white). This is performed by the Giant of Baghdad, a character created by carnival artist and musician Nelson Maleiro, a protagonist in the production of floats and the manufacture of percussive instruments. Although it is characterized as a colonial discourse, orientalism in Salvador's Carnival was then rearticulated, as shown by the analysis of concepts from the field of culture, such as hybridism, ambivalence and stereotype, engendering new meanings to that allegorical system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrientalismopt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectMercadorpt_BR
dc.subjectCavalheirospt_BR
dc.subjectBagdápt_BR
dc.subjectOrientalismo na artept_BR
dc.subjectCultura - Bahiapt_BR
dc.subjectPluralismo cultural - Bahiapt_BR
dc.subjectCarnaval - Influências orientais - Salvador (BA)pt_BR
dc.subjectCarnavalescos - Salvador (BA)pt_BR
dc.subjectMaleiro, Nelsonpt_BR
dc.subject.otherOrientalismpt_BR
dc.subject.otherCarnivalpt_BR
dc.subject.otherMerchantpt_BR
dc.subject.otherGentlemenpt_BR
dc.subject.otherBaghdadpt_BR
dc.titleNelson Maleiro, o gigante de Bagdá - apropriação cultural e ressignificação do orientalismo no carnaval de Salvadorpt_BR
dc.title.alternativeNelson Maleiro, the giant of Baghdad - cultural appropriation and re-signification of orientalism in Salvador's carnivalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Milton Araújo-
dc.contributor.referee1Moura, Milton Araújo-
dc.contributor.referee2Baldaia, Fábio Peixoto Bastos-
dc.contributor.referee3Severino, José Roberto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6010443123180225pt_BR
dc.description.resumoEntre os anos 1950/60, quando o Trio Elétrico ainda não era a atração principal do Carnaval de Salvador, os blocos orientalistas Mercadores de Bagdá e Cavalheiros de Bagdá, formados em sua maioria por foliões negros, recriarem um Oriente lúdico na avenida inspirados pelo cinema norte-americano e inglês. Elementos da iconografia fílmica, a exemplo da indumentária e de imagens-chaves como deserto, camelos, elefantes e lâmpadas mágicas, foram ressignificados por essas agremiações com base nas suas próprias realidades sociais, mas também no poder da alteridade, inscrevendo uma nova identidade, onde a figura representativa do árabe se comporta metaforicamente como o outro (negro) do outro (branco). Assim encenado pelo Gigante de Bagdá, personagem criado pelo Carnavalesco e músico Nelson Maleiro, protagonista na produção de carros alegóricos e na fabricação de instrumentos percussivos. Embora se caracterize como um discurso colonial, o orientalismo no Carnaval soteropolitano, então, foi rearticulado, como mostra a análise de conceitos do campo da cultura, como hibridismo, ambivalência e estereótipo, engendrando novos sentidos àquele sistema alegórico.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado Dante Nascimento.pdf4,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.