https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41072
Tipo: | Dissertação |
Título: | Caminhos para uma escrita escultórica |
Autor(es): | Amorim, Rafael Cristiano Ferreira de |
Primeiro Orientador: | Araújo, Laura Castro de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Araújo, Laura |
metadata.dc.contributor.referee2: | Krucken, Lia |
metadata.dc.contributor.referee3: | Mattos, Daniela |
Resumo: | Esta dissertação reúne um grupo de ensaios e experimentações textuais voltadas para a noção de uma escrita escultórica no âmbito das pesquisas em práticas artísticas contemporâneas, tendo como principal objetivo a dissolução de categoriais com as quais ambas as produções – escrita e escultura – foram delimitadas historicamente. O caráter escultórico de seus procedimentos diz respeito às textualidades multidimensionais elaboradas por corpos em seus marcadores sociais da diferença – classe, raça, gênero e sexualidade. Assim, caminhos para uma escrita escultórica problematiza a especificidade das categorias estéticas para reconhecer o texto nas Artes Visuais enquanto material plástico a ser esculpido por diferentes agenciamentos críticos, políticos e poéticos. Tanto em sua forma, quanto em seu conteúdo, foram pensadas metodologias de montagens, apropriações e aproximações entre diferentes gêneros textuais para mobilizar tal investigação, performando simultaneamente seu lugar enquanto pesquisa acadêmica e experimentação artística para marcar uma tomada de posicionamento marginal às categorizações. |
Abstract: | This work presents a group of essays and textual experimentations focused on the notion of a sculptural writing in the scope of research in contemporary artistic practices, the dissolution of categories with which both productions - writing and sculpture - were delimited historically. The sculptural aspect of its procedures concerns the multidimensional textualities elaborated by bodies in their social markers of difference – social class, race, gender and sexuality. Therefore, passages to a sculptural writing problematizes the specificity of aesthetic categories to recognize the text in the Visual Arts as plastic material to be sculpted by different critical, political and poetic agencies. As much in its form, as in its content, methodologies of assemblies, appropriations and approximations between different textual genres were thought to mobilize such research, simultaneously performing its place as academic research and artistic experimentation to mark a marginal positioning to categorizations. |
Palavras-chave: | Escrita Escultórica Iconografias Marginais Arte Contemporânea Metodologias Verbo-visuais Experimentações Literartísticas |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Belas Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41072 |
Data do documento: | 11-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV ) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_RAFAEL-AMORIM_2023-PPGAV-UFBA.pdf | 9,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.