https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41082
Tipo: | Dissertação |
Título: | Bicho metamorfoseante: corpo-memória-matéria em confluência |
Título(s) alternativo(s): | Metamorphosing creature: body-memory-matter in confluence |
Autor(es): | Silva, Geovana Araújo Côrtes |
Primeiro Orientador: | Novais, Nanci dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Novais, Nanci Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Albuquerque, Ricardo Bezerra de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Garcia, Roseli Amado da Silva |
Resumo: | A presente pesquisa intitulada “BICHO METAMORFOSEANTE: CORPO-MEMÓRIA- MATÉRIA EM CONFLUÊNCIA”, nasceu da necessidade de fazer uma reflexão sobre meu processo de criação artística desenvolvido a partir dos procedimentos matéricos envolvendo a terra e a água, instruído no pensamento feminista e decolonial, tendo como suporte teorias de filósofos e pensadores contemporâneos que se dedicam a estudar os referidos temas, tais como: Ailton Krenak, Antônio Bispo dos Santos, Conceição Evaristo, Gabriela Barzaghi De Laurentis, Glória E. Anzaldúa, Manuela Rodrigues, Margareth Rago, Rosana Paulino, Vera Maria Pallamin e Walter Mignolo. Nesse sentido a referida pesquisa se desenvolveu por meio da metodologia autobiográfica objetivando buscar entendimentos sobre a relação entre corpo feminino e seres mais que humanos, no caso dessa pesquisa o ser-Rio Preto e seus territórios confluentes, em Palmeiras na Chapada Diamantina – BA. Fontes de inspiração para a minha criação artística a partir do manuseio com o barro. Nessa confluência corpo-memória- matéria surge a produção teórico-prática que compõe esta pesquisa, as obras criadas nesse processo fizeram parte de exposições e publicações coletivas entre os anos de 2022 e 2024, como também a exposição individual intitulado “bicho metamorfoseante” que aconteceu em setembro de 2024, na A Galeria no Ativa Atalier em Salvador, Bahia. O corpoescultura construído durante a pesquisa, dá-me estrutura não só para seguir minha carreira artística, mas também uma compreensão do eu ajuntado com o território de maneira expandida do significado de criar. Essa pesquisa teórico-prática constitui o trabalho de conclusão do curso de mestrado desenvolvido na Linha de Processos de Criação Artística do Programa de Pós–Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. |
Abstract: | The present research, titled "METAMORPHOSING CREATURE: BODY-MEMORY-MATTER IN CONFLUENCE", arose from the need to reflect on my artistic creation process developed through material procedures involving earth and water, informed by feminist and decolonial thought. It draws on the theories of contemporary philosophers and thinkers who explore these themes, such as Ailton Krenak, Antônio Bispo dos Santos, Conceição Evaristo, Gabriela Barzaghi De Laurentis, Glória E. Anzaldúa, Manuela Rodrigues, Margareth Rago, Rosana Paulino, Vera Maria Pallamin, and Walter Mignolo.This research was developed using an autobiographical methodology, aiming to understand the relationship between the female body and more-than-human beings—in this case, the Rio Preto river and its surrounding territories in Palmeiras, Chapada Diamantina – BA. These elements serve as sources of inspiration for my artistic creation, particularly through working with clay. In this confluence of body-memory-matter, a theoretical-practical production emerges, forming the basis of this research. The works created in this process were part of collective exhibitions and publications between 2022 and 2024, as well as the solo exhibition titled "metamorphosing Creature," which took place in September 2024 at A Galeria Ativa Atelier in Salvador, Bahia. The body-sculpture constructed during the research provides me with a framework not only to advance my artistic career but also to gain an understanding of the self intertwined with the territory in an expanded sense of creation. This work constitutes the final project of the master's degree program in the line of the Artistic Creation Processes in the Graduate Program in Visual Arts at the School of Fine Arts, Federal University of Bahia. |
Palavras-chave: | Processos criativos Instalação Barro Corpo feminino Rio Preto |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Belas Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) |
Citação: | SILVA, Geovana Araújo Côrtes. Bicho metamorfoseante: corpo-memória-matéria em confluência. Salvador, 2024. 100 f. : il. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41082 |
Data do documento: | 14-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV ) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Bicho Metamorfoseante_Geovana Côrtes_2024.pdf | 5,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.