Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41083
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAragão, Mariana David de-
dc.date.accessioned2025-02-04T19:56:00Z-
dc.date.available2025-02-04T19:56:00Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41083-
dc.description.abstractSince childhood, I have been skeptical of images. Therefore, I do not envision any other way to confront this feeling of distrust than by taking a dual path: first inward, immersing myself in the photographs from my family archive, and then outward, appropriating various images (public, private, from others, etc). This has been the way in which I am able to generate new visual connections between myself and photography. Everything in this research is part of this process of intersecting paths, and therefore, the text should also be embraced as a sensitive endeavor. Images and words are sustained both at the peaks and along the trail forged during these years of practical-theoretical investigation. Regarding the theoretical approach, I engage in dialogues with memory, forgetting, and the remaining memories of family histories and events that have shaped my life. In doing so, the idea of discontinuity, a fundamental characteristic of dreams and memory, serves to contemplate the structures of photographic narratives when intertwined with fiction. I take the photobook as both an object and a concept to stimulate the movement of images, the challenge to linear narrative, and the disruption of pagination to disfigure it. Thus, I construct a constellation-based narrative founded on the coexistence of words and images that defies chronology. This dissertation is a poetic reflection on the mobility of my photographic archives and the multitude of paths that visual dialogues can trace.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectSonhopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectArquivospt_BR
dc.subject.otherPhotographypt_BR
dc.subject.otherDreampt_BR
dc.subject.otherMemorypt_BR
dc.subject.otherFictionpt_BR
dc.subject.otherArchivespt_BR
dc.titlePedras nos olhos: fotografia, memória e sonhopt_BR
dc.title.alternativeStones in the eyes: photography, memory and dreamspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Gatti, Fábio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9733-4474pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6010412814402366pt_BR
dc.contributor.referee1Gatti, Fábio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9733-4474pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6010412814402366pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Rachel Cecília de Oliveira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6497-6465pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4437860296445521pt_BR
dc.contributor.referee3Linke, Ines Karin Linke Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4047445555687884pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0506-0814pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7530729810255534pt_BR
dc.description.resumoDesde a infância desconfio das imagens. Portanto, não vislumbro outro modo de enfrentar este sentimento de desconfiança senão fazendo um caminho duplo: primeiro para dentro, mergulhando nas fotografias do arquivo de minha família e, depois, para fora, me apropriando de imagens diversas (públicas, privadas, de outras pessoas, etc). Essa tem sido a maneira com a qual consigo produzir novas convivências visuais entre mim e a fotografia. Tudo nesta pesquisa é parte desse processo de cruzamento de caminhos e, por isso, o texto também deve ser acolhido como um fazer sensível. As imagens e as palavras se sustentam tanto nos cumes quanto durante a trilha feita ao longo desses anos de investigação prático-teórica. No que diz respeito à abordagem teórica, estabeleço diálogos com a memória, o esquecimento e as lembranças ainda existentes das histórias familiares e dos acontecimentos que me atravessam a vida. Com isso, a ideia de descontinuidade, característica basilar do sonho e da memória, serve para pensar as estruturas das narrativas fotográficas quando entrelaçadas à ficção. Tomo o fotolivro como objeto e conceito para incitar o movimento das imagens, o confronto à linearidade narrativa e o rompimento com a paginação para desconfigurá-lo. Deste modo, construo uma narrativa constelacional fundada na convivência entre as palavras e as imagens que desafia a cronologia. Esta dissertação é uma reflexão poética sobre a movência dos meus arquivos fotográficos e a infinidade de trajetos que os diálogos visuais podem traçar.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedras nos olhos_Mariana David_dissertação_assinada_2024.pdfDissertação. Mariana David4,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.