Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Aragão, Mariana David de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-04T19:56:00Z | - |
dc.date.available | 2025-02-04T19:56:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41083 | - |
dc.description.abstract | Since childhood, I have been skeptical of images. Therefore, I do not envision any other way to confront this feeling of distrust than by taking a dual path: first inward, immersing myself in the photographs from my family archive, and then outward, appropriating various images (public, private, from others, etc). This has been the way in which I am able to generate new visual connections between myself and photography. Everything in this research is part of this process of intersecting paths, and therefore, the text should also be embraced as a sensitive endeavor. Images and words are sustained both at the peaks and along the trail forged during these years of practical-theoretical investigation.
Regarding the theoretical approach, I engage in dialogues with memory, forgetting, and the remaining memories of family histories and events that have shaped my life. In doing so, the idea of discontinuity, a fundamental characteristic of dreams and memory, serves to contemplate the structures of photographic narratives when intertwined with fiction. I take the photobook as both an object and a concept to stimulate the movement of images, the challenge to linear narrative, and the disruption of pagination to disfigure it. Thus, I construct a constellation-based narrative founded on the coexistence of words and images that defies chronology. This dissertation is a poetic reflection on the mobility of my photographic archives and the multitude of paths that visual dialogues can trace. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Sonho | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Ficção | pt_BR |
dc.subject | Arquivos | pt_BR |
dc.subject.other | Photography | pt_BR |
dc.subject.other | Dream | pt_BR |
dc.subject.other | Memory | pt_BR |
dc.subject.other | Fiction | pt_BR |
dc.subject.other | Archives | pt_BR |
dc.title | Pedras nos olhos: fotografia, memória e sonho | pt_BR |
dc.title.alternative | Stones in the eyes: photography, memory and dreams | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gatti, Fábio | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-9733-4474 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6010412814402366 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gatti, Fábio | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-9733-4474 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6010412814402366 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Rachel Cecília de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-6497-6465 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4437860296445521 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Linke, Ines Karin Linke Ferreira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4047445555687884 | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0003-0506-0814 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7530729810255534 | pt_BR |
dc.description.resumo | Desde a infância desconfio das imagens. Portanto, não vislumbro outro modo de
enfrentar este sentimento de desconfiança senão fazendo um caminho duplo: primeiro
para dentro, mergulhando nas fotografias do arquivo de minha família e, depois, para
fora, me apropriando de imagens diversas (públicas, privadas, de outras pessoas, etc).
Essa tem sido a maneira com a qual consigo produzir novas convivências visuais entre
mim e a fotografia. Tudo nesta pesquisa é parte desse processo de cruzamento de
caminhos e, por isso, o texto também deve ser acolhido como um fazer sensível. As
imagens e as palavras se sustentam tanto nos cumes quanto durante a trilha feita ao
longo desses anos de investigação prático-teórica. No que diz respeito à abordagem
teórica, estabeleço diálogos com a memória, o esquecimento e as lembranças ainda
existentes das histórias familiares e dos acontecimentos que me atravessam a vida.
Com isso, a ideia de descontinuidade, característica basilar do sonho e da memória,
serve para pensar as estruturas das narrativas fotográficas quando entrelaçadas à
ficção. Tomo o fotolivro como objeto e conceito para incitar o movimento das
imagens, o confronto à linearidade narrativa e o rompimento com a paginação para
desconfigurá-lo. Deste modo, construo uma narrativa constelacional fundada na
convivência entre as palavras e as imagens que desafia a cronologia. Esta dissertação é
uma reflexão poética sobre a movência dos meus arquivos fotográficos e a infinidade
de trajetos que os diálogos visuais podem traçar. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV )
|