Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41139
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Eliomar Lima dos-
dc.date.accessioned2025-02-07T19:43:21Z-
dc.date.available2025-02-07T19:43:21Z-
dc.date.issued2024-09-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41139-
dc.description.abstractThe dissertation presented presents an autobiographical narrative by the author himself. Through it, I share memories of my basic formal schooling, attended at public schools in the neighborhood where I was born and lived for 40 years. In the initial chapter I present the method, discuss my relationship with it, the reasons that justified the choice and its importance as a powerful resource in the fight against racism. I also present the procedures I used during the autobiography exercise, which were: the recovery of old photographs; conversations with family and friends; conversation recording; and listening to music that is related to the story being told. In the next chapter, I provide a self-description and bring up important questions that motivated me to pursue the research topic. In addition, I share some of the suggestions from the qualifying panel, which contributed to the completion of the work. It is clear that, to tell my story, I needed to talk about part of the history of those who came before me (my parents and grandparents), of my family and the neighborhood where I was born and raised, of the encounters that occurred “on the way to school” . The autobiography intersects with texts by authors from the field of Education and anti-racist activism; and also with art (through poetry and music - written by me and other authors), which is used here to facilitate the connection with the person reading, due to its ability to touch our emotions. With this work I seek to reflect on the importance of formal education as a space in which social and racial inequalities are (re)produced, understanding that, for black people, the school path can be both a path of overcoming and reaffirming social barriers. historical. The idea is to encourage reflection on the importance of quality education within the reach of the many people who need it and have historically claimed their right to it. I end the text with an image-scene that conveys a series of feelings and also an affirmation: on the way to school, there is a beginning, a middle and a beginning - of a story that is not just mine.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Escolarpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subject.otherSchool Educationpt_BR
dc.subject.otherRacismpt_BR
dc.subject.otherAutobiographypt_BR
dc.titleNo caminho da escola: a educação escolar pública em debate a partir da autobiografia de um homem negro da cidade de Salvador-Bapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Viégas, Lygia de Sousa-
dc.contributor.referee1Viégas, Lygia de Sousa-
dc.contributor.referee2Franco, Nanci Helena Rebouças-
dc.contributor.referee3Costa, Eliane Silvia-
dc.contributor.referee4Santos, José Eduardo Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0626907081765007pt_BR
dc.description.resumoA dissertação apresentada traz uma narrativa autobiográfica do próprio autor. Por meio dela compartilho memórias da minha trajetória escolar formal básica, cursada em escolas públicas do bairro onde nasci e morei por 40 anos. No capítulo inicial apresento o método, abordo a minha relação com ele, os motivos que justificaram a escolha e a sua importância enquanto recurso pujante na luta contra o racismo. Também apresento os procedimentos que utilizei durante o exercício da autobiografização, que foram: o resgate de fotografias antigas; conversas com pessoas da família e amigas; gravação de conversa; e a escutação de músicas que possuem relação com a história narrada. Já no capítulo seguinte, faço uma autodescrição e trago questões importantes que me motivaram ao tema da pesquisa, além disso, compartilho algumas das sugestões da banca de qualificação, que contribuíram para a realização do trabalho. É evidente que, para narrar a minha história, precisei falar sobre parte da história de quem veio antes de mim (meus pais e avós), da minha família e do bairro onde nasci e cresci, dos encontros que ocorreram “no caminho da escola”. A autobiografia se entrecruza com textos de autoras do campo da Educação e da militância antirracista; e também com a arte (através da poesias e da música - de minha autoria além de outros autores), que aqui é utilizada para facilitar a conexão com a pessoa que lê, por conta da sua capacidade de tocar as nossas emoções. Com o presente trabalho busco refletir sobre a importância da educação formal enquanto espaço no qual as desigualdades sociais e raciais são (re)produzidas, compreendendo que, para pessoas negras, o percurso escolar pode ser tanto um caminho de superação quanto de reafirmação de barreiras sociais históricas. A ideia é estimular uma reflexão sobre a importância da Educação de qualidade ao alcance das diversas pessoas que dela necessitam e historicamente reivindicam o seu direito. Finalizo o texto com uma imagem-cena que traduz uma série de sentimentos e também uma afirmação: no caminho da escola, há começo, meio e começo - de uma história que não é só minha.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eliomar_dissertação.pdf5,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.