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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41166
Tipo: Dissertação
Título: Coletivos estudantis negros e formação em dança no ensino superior: rotas de encantamento emancipatório do corpo
Autor(es): Vaz, Anne Caroline Ferreira
Primeiro Orientador: Conrado, Amélia Vitória de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Conrado, Amélia Vitória de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Paixão, Maria de Lurdes Barros da
metadata.dc.contributor.referee3: Jesus, Rodrigo Ednilson de
Resumo: A presente dissertação se volta para a experiência discente dos Coletivos Estudantis Negros na universidade, visando apresentar as potencialidades educativas alocadas na atuação desses grupos frente a formação em dança no ensino superior. A hipótese da ausência da apresentação de referenciais epistemológicos afro-orientados no decorrer do percurso formativo é lócus do estudo, que motiva a investigação na busca de refletir criticamente o contexto que mobiliza a criação dos coletivos, bem como, identificar possíveis contribuições formativas para a graduação em dança promovidas pelas ações realizadas. À medida que se verifica o crescente aumento de estudantes negros no ensino superior e consequentemente da demanda e reinvindicação por uma maior integração de conhecimentos que destoam dos paradigmas eurocêntricos, a pesquisa se volta para práticas descolonizadas, no sentido de reafirmar a legitimidade de saberes afro-orientados no polo científico, ao investigar o espaço e as atividades desenvolvidas pelos Coletivos Estudantis Negros, buscando averiguar a existência de possíveis impactos e transformações na graduação em dança, devido a essa atuação educativa de cunho emancipatória. Baseada na autoetnografia como procedimento metodológico, a escrita de si surge como proposta de abordagem, tendo em vista a assunção, reconhecimento e inclusão da pesquisadora como parte do sujeito da pesquisa. Junto a isso, soma-se como referencial teórico-metodológico a encruzilhada, utilizada para orientação da estrutura de organização elencada para apresentação das ideias. Este estudo se direciona por uma perspectiva de dança cuja afro-orientação se estabelece como eixo suleador. Assim, a escolha dos referenciais visa ressaltar saberes fora das correntes hegemônicas, utilizando narrativas de autores cujos trabalhos abordam concepções de Epistemologias do Sul, evidenciando intelectuais negros, dando especial atenção às vozes femininas, podendo destacar: Luciane Ramos Silva, Inaicyra Falcão dos Santos, Nilma Lino Gomes, bell hooks, Sueli Carneiro, Amélia Conrado, Grada Kilomba e outros tais como Luiz Rufino, Rodrigo E. de Jesus e José J. Carvalho.
Abstract: This dissertation focuses on the student experience of the Black Student Collectives at the university, aiming to present the educational potential allocated in the performance of these groups in relation to dance training in higher education. The hypothesis of the absence of the presentation of Afro-oriented epistemological references during the training course is the locus of the study, which motivates the investigation in the search to critically reflect the context that mobilizes the creation of the collectives, as well as to identify possible training contributions to graduation in dance promoted by the actions carried out. As there is an increasing number of black students in higher education and, consequently, the demand and claim for greater integration of knowledge that is at odds with Eurocentric paradigms, research turns to decolonized practices, in the sense of reaffirming the legitimacy of Afro knowledge -guided in the scientific pole when investigating the space and the activities developed by the Black Student Collectives, seeking to ascertain the existence of possible impacts and transformations in the graduation in dance due to this educational action of an emancipatory nature. Based on autoethnography as a methodological procedure, self-writing emerges as a proposed approach, in view of the assumption, recognition and inclusion of the researcher as part of the research subject, together with this, the crossroads used as a theoretical-methodological reference to guide the organizational structure listed for the presentation of ideas. This study is guided by a perspective of dance whose Afro-orientation is established as a guiding axis, thus the choice of references aims to highlight knowledge outside the hegemonic currents, using narratives of authors whose works approach conceptions of Epistemologies of the South, evidencing black intellectuals, giving special attention to female voices, highlighting Luciane Ramos Silva, Inaicyra Falcão dos Santos, Nilma Lino Gomes, bell hooks, Sueli Carneiro, Amélia Conrado, Grada Kilomba and others such as Luiz Rufino, Rodrigo E. de Jesus and José J. Carvalho.
Palavras-chave: Coletivo estudantil negro
Emancipação
Formação em dança
Epistemologia afro-orientada
CNPq: DANÇA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41166
Data do documento: 12-Dez-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

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