Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41173
Tipo: Dissertação
Título: Encontros Didáticos em trompa para fanfarras e bandas marciais da Bahia: resultados alcançados a partir de um “neocoletivo virtual”
Título(s) alternativo(s): DIDACTIC MEETINGS IN FRENCH HORN FOR FANFARES AND MARCHING BANDS OF BAHIA: achieved results from a virtual “neo-collective”
Autor(es): Carmo, Geanderson Brito do
Primeiro Orientador: Benedito, Celso José Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Benedito, Celso José Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Lélio Eduardo Alves da
metadata.dc.contributor.referee3: Lepre, Ricardo Ferreira
Resumo: Este trabalho foi produzido durante o Mestrado Profissional em Música da Universidades Federal da Bahia (UFBA), na área de Educação Musical. Seu formato constitui-se em um memorial descritivo com a trajetória musical do autor, relatório das práticas supervisionadas, artigo, e como resultado, a própria pesquisa constituiu-se no produto final através do Curso “Encontros Didáticos entre maestros e jovens aprendizes dos corpos musicais de fanfarras e bandas marciais da Bahia”, além de adaptações de arranjos para grupos de trompa O produto final é o resultado das ações de extensão realizadas entre outubro de 2020 e junho de 2021, através da PROEXT/UFBA, com o intuito de desenvolver metodologias de ensino- aprendizagem a partir da Trompa, instrumento de sopro utilizado atualmente nessas formações. Durante dois semestres a ação buscou apresentar e facilitar os princípios pedagógicos, a prática e a arte de tocar este instrumento focando em atividades de leitura, respiração, embocadura, articulação, postura, fraseado, entre outros. Os encontros virtuais pedagógicos serviram como base para a aferição e o desenvolvimento técnico- musical a partir de duas receitas para o aprendizado da música: uma oral e a outra escrita. O desenvolvimento do estudo possibilitou, dentre outras coisas, a aplicação de um modelo pedagógico no qual foi possível elaborar uma estratégia que permitisse a produção diária de material com trabalhos autorais. O principal objetivo dessa ação extensionista foi entender/observar a forma ou os mecanismos de percepção do modo de tocar e compreender a música nestas corporações, aplicada à literatura da Trompa. Neste sentido, identificou-se dois aspectos primordiais e inseparáveis no crescimento musical - o Quantitativo, a ginástica e o condicionamento técnico nos exercícios; e o Qualitativo, o tocar e fazer musical através do repertório. Desse modo, o curso desenvolvido tornou-se por si mesmo, um produto investigativo, ao propor à comunidade musical foco da ação, uma troca de conhecimentos através de um “neocoletivo” virtual.
Abstract: This work was developed during the Master’s degree in the Professional Graduate Program in Music at Federal University of Bahia (UFBA), in the field of Music Education. It contains a descriptive memorial highlighting the author’s musical trajectory, the reports of supervised practices, paper, and as the result, the own research became a final product through the course “Didactic Meetings between conductors and young students from fanfares and marching bands of Bahia”, beyond arrangements adapted for French horn ensembles and final conclusions. The final product is a result of open courses actions performed between October 2020 and June 2021 through PROEXT/UFBA in order to develop learning and teaching methodologies for French horn, instrument used currently in the ensembles. During two semesters the action sought to present and to facilitate the pedagogical principles, the practicing and art of playing French horn focusing on musical reading, breathing, mouthpiece, articulation, posture, phrasing, and others. The pedagogical online meetings provided basis to evaluate the technical and musical development from two receipts to learning in music: oral and written. The study development provided the application of a pedagogical model in which it was possible to establish a strategy that would allow diary production of materials with authorial works. The main aim of the course was to understand and observe the perception’s mechanism of how to play and comprehend music at these corporations, applied to French horn literature. Thereby, it was identified two paramount and inseparable aspects in the musical development – the Quantitative, the gymnastics and technical conditioning in the exercises; and the Qualitative, the playing and the “musical making” throughout the repertoire. So, the developed course became by itself an investigative product in proposing to the musical community, focus of the action, a knowledge exchange through a virtual “neo-collective”.
Palavras-chave: Ensino de trompa
Banda Marcial e Fanfarra
Materiais Didáticos e Performance
Educação Musical
Ensino Coletivo e Individual
Instrumentos de sopro
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Coleções por área do conhecimento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41173
Data do documento: 17-Ago-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCF - Geanderson Brito.pdf5,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.