https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41180
Tipo: | Dissertação |
Título: | Pretagogia no ensino e na criação da dança: contribuições filosóficas e pedagógicas de matriz africana para optar pela prática antirracista na dança |
Autor(es): | Oliveira, Keila Estefany Danielle de |
Primeiro Orientador: | Paixão, Maria de Lurdes Barros da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Paixão, Maria de Lurdes Barros da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Conrado, Amélia Vitória de Souza |
metadata.dc.contributor.referee3: | Petit, Sandra Haydée |
Resumo: | Essa corp.oralidade-dissert.Ação parte de questionamentos frente à posturas e escolhas éticas e metodológicas, reprodutoras de violências raciais, empenhadas por mediadores(as) da Dança, professores(as) das Escolas de Dança da UFBA e da FUNCEB. Com isso, busca-se filosofias, pedagogias, didáticas e conteúdos de ensino e criação de Dança, que distanciam a morte simbólica de corpos racializados, como é naturalizado por profissionais nas escolas citadas. Guiada pelo referencial-tecnológico, concebido pela professora Dra.Sandra Petit, a Pretagogia, esta pesquisa tem como estratégia investigativa da aplicabilidade da Pretagogia no campo da Dança, no 1° momento: uma experiência de atuação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Campinas de Pirajá, em Salvador-Bahia, e no 2° momento: uma experimentação de uma coreocena de Dança envultada em história em quadrinhos, que tem como mote ignitivo o Marcador de Africanidade - Estética (Afrofuturista). A fim de refletir sobre as possibilidades pedagógicas e de coreocenas na Dança com perspectivas futuristas que não necessitam da autorização da branquitude nem de pautas do colonizador para existirem na prática. Pelo fato da ausência de estudos que caracterizam o tipo de ação que se estabelece aqui, um fazer investigativo ao modo de ser negro no mundo, ou seja, coletivo, espiritual, ancestral, holístico, cosmopercebido, faz-se necessário a proposição de novas metodologias/técnicas de pesquisas acadêmicas, sendo aqui identificada pela abordagem “Negr.Ação”. Banha-se nos ensinamentos dos ancestrais: Amadou Hampâté Bâ (1981), Amélia Conrado (2006), Petrônio Domingues (2006), Adilbênia Freire (2014), Sandra Petit (2015), Marilza Oliveira da Silva (2016), Nilma Lino (2012, 2018), Jadiel Santos (2018), Katiúscia Ribeiro (2019), Bruno de Jesus (2020), Fábio Kabral (2021), Lau Santos (2022), Muniz Sodré (2023), entre outres. Os resultados da pesquisa almejam a disponibilização de um dispositivo-científico comunicável para professores-artistas-pesquisadores das artes, engajades em cumprir a lei 11.645/08, assim como a materialização de um resultado artístico disruptivo do que seja considerado “obra de dança”. |
Abstract: | This corp.orality-dissert.Action starts from questioning ethical and methodological stances and choices, which reproduce racial violence, committed by Dance mediators, teachers from the UFBA and FUNCEB Dance Schools. With this, we seek philosophies, pedagogies, didactics and content for teaching and creating Dance, which distance the symbolic death of racialized bodies, as is naturalized by professionals in the aforementioned schools. Guided by the technological framework, conceived by professor Dr. Sandra Petit, Pretagogy, this research has as an investigative strategy the applicability of Pretagogy in the field of Dance, in the 1st moment: an experience of pedagogical action in the Education of Young People and Adults at School Municipal Campinas de Pirajá, in Salvador-Bahia, and in the 2nd moment: an experimentation of a Dance choreography wrapped in a comic book, which has as its ignitive motto the Africanity Marker - Aesthetics (Afrofuturist). In order to reflect on the pedagogical and choreographic possibilities in Dance with futuristic perspectives that do not require the authorization of whiteness or guidelines from the colonizer to exist in practice. Due to the lack of studies that characterize the type of action that is established here, an investigative approach to the way of being black in the world, that is, collective, spiritual, ancestral, holistic, cosmoperceived, it is necessary to propose new methodologies/academic research techniques, identified here by the “Negr.Ação” approach. It bathes in the teachings of his ancestors: Amadou Hampâté Bâ (1981), Amélia Conrado (2006), Petrônio Domingues (2006), Adilbênia Freire (2014), Sandra Petit (2015), Marilza Oliveira da Silva (2016), Nilma Lino (2012, 2018), Jadiel Santos (2018), Katiúscia Ribeiro (2019), Bruno de Jesus (2020), Fábio Kabral (2021), Lau Santos (2022), Muniz Sodré (2023), among others. The research results aim to make a communicable scientific device available to teachers-artists-researchers of the arts, committed to complying with law 11.645/08, as well as the materialization of a disruptive artistic result of what is considered a “work of dance”. |
Palavras-chave: | Dança Pretagogia Ensino e criação de dança EJA Afrofuturismo |
CNPq: | DANÇA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Dança |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41180 |
Data do documento: | 27-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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