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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41191
Tipo: Dissertação
Título: Injetar ódio no cérebro do conformado, informação no desinformado e autoestima no derrotado: a representação indigesta da guerra no rap do Facção Central (1995-2006)
Título(s) alternativo(s): Injecting hate into the brain of the conformist, information into the uninformed and self-esteem into the defeated: the indigestible representation of war in Facção Central's rap (1995-2006).
Inyectar odio en el cerebro de los conformistas, información en los desinformados y autoestima en los derrotados: la representación indigerible de la guerra en el rap de Facção Central (1995-2006)
Autor(es): Paolinelli, Renann Mattos
Primeiro Orientador: Câmara, Antônio da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Anderson Eslie Leite de
metadata.dc.contributor.referee2: Freire, Rebeca Sobral
metadata.dc.contributor.referee3: Câmara, Antônio da Silva
Resumo: A presente dissertação de mestrado versa sobre a representação das violências ao longo da obra do grupo de rap paulistano Facção Central entre anos de 1995 e 2006. O objetivo da pesquisa é compreender e analisar seus usos e sentidos quando representadas a partir da perspectiva de que o Brasil vive um cenário de guerra com efeitos trágicos para todas as classes, opondo playboys e favelados em trincheiras inimigas que se chocam continuamente. Os conflitos entre classes acionam imagens e sentimentos indigestos e sanguinários, justificados como uma espécie de revanchismo da periferia diante do histórico de subjugação e de extermínio praticado pelas classes altas. No capítulo um, procedeu-se a uma revisão bibliográfica fundamentada em Hegel e Marx, perpassando autores como Walter Benjamin, György Lukács e Theodor Adorno, que, no início do século XX, resgataram a teoria marxiana para estabelecer as conexões entre arte e sociedade e formular as bases para uma teoria estética marxista. No capítulo dois, discorre-se sobre os antecedentes, a emergência e a consolidação do movimento Hip Hop na capital paulista em meados da década 80, resgatando a importância dos bailes black, o processo de politização do rap e a inserção do Facção nesse contexto. Por fim, o capítulo três apresenta a análise das canções mais ilustrativas de cada um dos seis álbuns, articulando elementos musicais e poético-verbais com o substrato da matéria social e relacionando com a totalidade da obra dos artistas.
Abstract: This master's thesis deals with the representation of violence throughout the work of the São Paulo rap group Facção Central between 1995 and 2006. The objective of the research is to understand and analyze its uses and meanings when represented from the perspective that the Brazil is experiencing a war scenario with tragic effects for all classes, pitting playboys and favela residents in enemy trenches that continually clash. Conflicts, especially between classes, trigger indigestible and bloodthirsty images and feelings, justified as a kind of revanchism from the periphery in the face of the history of subjugation and extermination practiced by the upper classes. In chapter one, a bibliographical review was carried out based on Hegel and Marx, covering authors such as Walter Benjamin, György Lukács and Theodor Adorno, who, at the beginning of the 20th century, rescued Marxian theory to establish connections between art and society and formulate the bases for a Marxist aesthetic theory. In chapter two, we discuss the antecedents, emergence and consolidation of the Hip Hop movement in the capital of São Paulo in the mid-80s, highlighting the importance of black dances, the process of politicization of rap and the insertion of Facção in this context. Finally, chapter three presents an analysis of the most illustrative songs from each of the six albums, articulating musical and poetic-verbal elements with the substrate of social matter and relating them to the entirety of the artists' work.
Palavras-chave: Arte
Sociedade
Rap
Facção Central
Violência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41191
Data do documento: 11-Dez-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

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