Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Bárbara Figueredo da-
dc.date.accessioned2025-02-13T14:31:51Z-
dc.date.available2025-02-13T14:31:51Z-
dc.date.issued2024-09-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41208-
dc.description.abstractThis research Project, developed within the scope of the Professional Master's Degree in Education at the Federal University of Bahia, focuses on teacher training from a racioemotional perspective, developed from an education for relationships, in a school context in the Municipal Education Network of Salvador-Bahia. The emerges proposal from the lack of sensitive training proposals and contextualized with teachers' knowledge and relationships that these professionals establish with others, with the world, with knowledge and with themselves. The intervention proposal was constructed from research-training with a purposeful nature, methodologically outlined by the qualitative approach and based on phenomenology, which aimed to understand how teachers understand human multidimensionality from a racioemotional perspective and how these understandings can support the systematization of a proposal for teacher training in the school context, based on sensitive education and for relationships. The research-formation, developed through conversation circles, in order to look beyond, transpose and transform the reality posed in the field of teacher training in the context studied, was based on documentary research, to diagnose teacher training in the municipal education network; and bibliographical research, to align the research with studies already developed. The results showed that the teachers understand the inseparability between reason and emotion, and that these inseparable dimensions make up their knowledge, highlighting them as a necessary training approach to be developed in the school context. These results led to this intervention proposal, the aim of which is to build a sensitive and innovative approach to teacher training that guarantees students' pedagogical time and emphasizes the importance of teacher authorship and the pedagogical autonomy of schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação para as relaçõespt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectProjeto de Intervençãopt_BR
dc.subject.otherEducation for Relationshipspt_BR
dc.subject.otherTeacher Trainingpt_BR
dc.subject.otherIntervention Projectpt_BR
dc.titleTransver, transpor e transformar: uma proposta de formação docente em contexto escolar da rede municipal de Salvadorpt_BR
dc.title.alternativeLook beyond, transposing and transforming: a proposal for teacher training in a school context in the Salvador municipal networkpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Verônica Domingues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1703382988866944pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Verônica Domingues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1703382988866944pt_BR
dc.contributor.referee2Galeffi, Dante Augusto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2133155712300731pt_BR
dc.contributor.referee3Reis, Leonardo Rangel dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2439250042562437pt_BR
dc.contributor.referee4Sá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8225219862346307pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6331934811360376pt_BR
dc.description.resumoEste Projeto de Intervenção, elaborado no âmbito do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Bahia, possui temática voltada à formação de professores em uma perspectiva racioemocional, desenvolvida a partir de uma educação para as relações, em contexto escolar da Rede Municipal de Educação de Salvador-Bahia. A proposta emerge da falta de proposições formativas sensíveis e contextualizadas com os saberes docentes e as relações que esses profissionais estabelecem com os outros, com o mundo, com o conhecimento e consigo mesmos. A proposta interventiva foi constituída a partir de uma pesquisa-formação de cunho propositivo, delineada metodologicamente pela abordagem qualitativa e esteada na fenomenologia, que objetivou compreender como os/as professores/as compreendem a multidimensionalidade humana em uma perspectiva racioemocional e como esses entendimentos podem subsidiar a sistematização de uma proposta de formação docente em contexto escolar, pautada em uma educação sensível e para as relações. A pesquisa-formação, desenvolvida por meio de rodas de conversa, objetivando transver, transpor e transformar a realidade posta no campo da formação docente no contexto estudado, esteve alicerçada à pesquisa documental, para diagnóstico da formação de professores/as na rede municipal de ensino; e à pesquisa bibliográfica, para alinhar a pesquisa aos estudos já desenvolvidos. Os resultados demonstraram que os/as docentes compreendem a inseparabilidade entre razão e emoção, bem como essas dimensões indissociáveis compõem os seus saberes, destacando-as como abordagem formativa necessária a ser desenvolvida em contexto escolar. Tais resultados geraram esta proposta interventiva, cujo objetivo é construir um encaminhamento de formação docente raciosensível e inovador, que garanta o tempo pedagógico dos/as estudantes e ressalte a importância da autoria docente e da autonomia pedagógica das escolas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_BarbaraSilva_VersaoFinal.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.