https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41211
Tipo: | Dissertação |
Título: | As Tecnologias de Informação na Pós-Graduação (stricto sensu): o caso do SIGAA no contexto da Gestão da Informação da UFBA |
Título(s) alternativo(s): | Information technologies in postgraduate studies (stricto sensu): the case of SIGAA in the context of information management at UFBA. |
Autor(es): | Souza, Mireila de Miranda Rogério de |
Primeiro Orientador: | Cunha, Francisco José Aragão Pedroza |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Meirelles, Rodrigo França |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Kátia de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vieira, Vaninha Santos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Cunha, Francisco José Aragão Pedroza |
metadata.dc.contributor.referee4: | Meirelles, Rodrigo França |
Resumo: | A Universidade Federal da Bahia (UFBA) utiliza, desde 2000, o Sistema Acadêmico (SIAC) para gerenciar as atividades administrativas e acadêmicas, especialmente no registro de informações estudantis. Contudo, o aumento do volume e da complexidade das informações orgânicas trouxe dificuldades. Assim, em 2014, a gestão da Universidade decidiu pela implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Este estudo, de abordagem qualitativo-quantitativa, descritiva e exploratória, baseou-se em revisão integrativa da literatura, análise documental e um estudo de caso para avaliar o SIGAA. Objetiva-se avaliar o SIGAA como um sistema de informação capaz de apoiar o processo de obtenção, armazenamento, organização e distribuição das informações de registros estudantis, foco específico na Pós-Graduação stricto sensu, ajudando na tomada de decisões pelos gestores dos programas de Pós-Graduação da UFBA. Foram aplicados questionários semiestruturados a 79 programas de Pós-Graduação, com retorno de 20 respostas (26,31%), abrangendo as cinco grandes áreas do conhecimento. Os resultados demonstram que o SIGAA promove eficiência no acesso e recuperação de informações, reduzindo o tempo de operação, conferindo maior autonomia aos programas e subsidiando decisões mais informadas. Entretanto, foram identificadas limitações, como a necessidade de capacitação adicional para secretários e melhorias na interoperabilidade com outras plataformas utilizadas pela universidade. Sob a perspectiva da teoria dos Regimes de Informação de González de Gómez, o SIGAA vai além de um sistema tecnológico, consolidando-se como um artefato central no regime informacional da UFBA. A pesquisa aponta caminhos para o aprimoramento contínuo do SIGAA, contribuindo para a gestão acadêmica e destacando seu papel estratégico na transição futura para os cursos de graduação. Esses dados também podem orientar a universidade na identificação e correção de dificuldades, fortalecendo a integração do SIGAA em toda a sua estrutura administrativa e acadêmica. |
Abstract: | Since 2000, the Federal University of Bahia (UFBA) has been using the Academic System (SIAC) to manage administrative and academic activities, especially when it comes to recording student information. However, the increase in the volume and complexity of organic information has brought difficulties. So, in 2014, the University's management decided to implement the Integrated System for the Management of Academic Activities (SIGAA). This qualitative-quantitative, descriptive and exploratory study was based on an integrative literature review, document analysis and a case study to evaluate SIGAA. The aim was to evaluate SIGAA as an information system capable of supporting the process of obtaining, storing, organizing and distributing student record information, with a specific focus on stricto sensu postgraduate studies, helping managers of UFBA's postgraduate programs to make decisions. Semistructured questionnaires were sent to 79 postgraduate programs, with 20 responses (26.31%), covering the five major areas of knowledge. The results show that SIGAA promotes efficiency in accessing and retrieving information, reducing operating time, giving programs greater autonomy and supporting more informed decisions. However, limitations were identified, such as the need for additional training for secretaries and improvements in interoperability with other platforms used by the university. From the perspective of González de Gómez's Information Regimes theory, SIGAA goes beyond a technological system, consolidating itself as a central artifact in UFBA information regime. The research points to ways of continuously improving the SIGAA, contributing to academic management and highlighting its strategic role in the future transition for undergraduate courses. This data can also guide the university in identifying and correcting difficulties, strengthening the integration of SIGAA throughout its administrative and academic structure. |
Palavras-chave: | Tecnologias da informação Regimes e políticas de informação Gestão das informações acadêmicas SIGAA UFBA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciência da Informação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41211 |
Data do documento: | 30-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGCI) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Mireila_de_Miranda_Rogrio_de_Souza-Dissertação.pdf | Dissertação | 11,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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