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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41222
Tipo: Dissertação
Título: Mujer segura deja huellas por donde camina: um relato poético com Violeta Parra
Autor(es): Sacramento, Yasmin Gomes do
Primeiro Orientador: Matos, Edilene Dias
metadata.dc.contributor.referee1: Matos, Edilene Dias
metadata.dc.contributor.referee2: Cidreira, Renata Pitombo
metadata.dc.contributor.referee3: Barreto, Cristiane Santos
Resumo: A cultura indígena mapuche marcará fortemente a vida da chilena Violeta Parra, o contato com a trajetória dessa artista me atravessa para além dos processos criativos, refletindo-se na minha identidade enquanto mulher, artista e latino-americana. Através de um mergulho no espetáculo Violeta e as águas sagradas de Wallmapu, por mim concebido, encontro Violeta Parra. Nessa investigação - Mujer Segura Deja Huellas Por Donde Camina - Um relato poético com Violeta Parra, trago retalhos de um trabalho em torno dessa extraordinária mulher que deixou pegadas por onde passou. Assim, ao encontro dos passos de Violeta, deixo as minhas próprias pegadas, unindo nossas histórias, aproximando a América Latina, ainda tão distante de nossas identidades enquanto mulheres brasileiras. A estrutura da dissertação segue o roteiro da minha pesquisa de campo buscando o entendimento da seguinte provocação: De que maneira a influência indígena mapuche interfere na trajetória de Violeta Parra, com relação a sua identidade e seus processos criativos? E de que modo esse encontro de Violeta com a cultura mapuche atravessa o meu caminho enquanto mulher, artista e latino-americana? Nesse fio, se dá o cruzamento de linhas que unem o oceano Atlântico ao Pacifico, o povo Mapuche ao povo Krenak, teóricas feministas latinas e artistas baianas, mexicanas e chilenas.
Abstract: La cultura indígena mapuche había marcado fuertemente la vida de la chilena Violeta Parra, el contacto con la trayectoria de esta artista me atraviesa más allá de los procesos creativos, reflexionando sobre mi identidad como mujer, artista y latinoamericana. A través de un chapuzón en el espectáculo Violeta y las aguas sagradas del Wallmapu, ideado por mí, conozco a Violeta Parra. En esta investigación - Mujer Segura Deja Huellas Por Donde Camina - Un reportaje poético con Violeta Parra, traigo retazos de trabajo en torno a esta extraordinaria mujer que dejó huellas por donde pasó. Así, siguiendo los pasos de Violeta, dejo mis propias huellas, uniendo nuestras historias, acercando América Latina, aún tan lejos de nuestras identidades como mujeres brasileñas. La estructura de la disertación sigue el guión de mi investigación de campo, buscando comprender la siguiente provocación: ¿Cómo interfiere la influencia indígena mapuche en la trayectoria de Violeta Parra, en relación a su identidad y sus procesos creativos? ¿Y cómo el encuentro de Violeta con la cultura mapuche cruzó mi camino como mujer, artista y latinoamericana? En ese hilo, el cruce de líneas que unen el océano Atlántico con el Pacífico, el pueblo mapuche con el pueblo krenak, teóricas feministas latinas y artistas de Bahía, México y Chile.
Palavras-chave: Violeta Parra
Feminino
América latina
Mapuche
Artes
Artes e sociedade
Mulheres artistas
Parra, Violeta 1917-1967 - Crítica e interpretação
Violeta (Peça de teatro)
Indígenas da América do Sul - Chile
Índios Mapuche
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41222
Data do documento: 1-Ago-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

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