https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41226
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma investigação sobre o conhecimento humano no pensamento de Nicolau de Cusa |
Título(s) alternativo(s): | An investigation into human knowledge in the thought of Nicholas of Cusa |
Autor(es): | Soares, Lucas Sampaio |
Primeiro Orientador: | Silva, Marco Aurélio Oliveira da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Marco Aurélio Oliveira da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Peres, Daniel Tourinho |
metadata.dc.contributor.referee3: | Miquelanti, Roberta Magalhães |
Resumo: | O presente trabalho explora a filosofia de Nicolau de Cusa, focando no conceito de “douta ignorância”, presente na sua obra De Docta Ignorantia (1440) como um meio de reconhecer as limitações do intelecto humano frente à verdade absoluta. O exame é dividido em três capítulos, focados em trazer esclarecimento de conceitos presentes principalmente no Livro Primeiro da obra: o primeiro aborda a doutrina da douta ignorância, onde o saber é uma conjectura contínua; o segundo examina o uso da matemática como uma ferramenta simbólica para entender conceitos como o máximo e o infinito; e o terceiro discute os limites da linguagem e a dialética do conhecimento, destacando a tensão entre unidade e pluralidade. Nicolau de Cusa situa-se na transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, utilizando a matemática para ilustrar a complexidade da verdade divina. |
Abstract: | The present work explores the philosophy of Nicholas of Cusa, focusing on the concept of “learned ignorance” as presented in his work De Docta Ignorantia (1440) as a means to acknowledge the limitations of human intellect in the face of absolute truth. The examination is divided into three chapters, each aimed at elucidating concepts primarily found in the First Book of the work: the first chapter addresses the doctrine of learned ignorance, where knowledge is seen as a continuous conjecture; the second chapter examines the use of mathematics as a symbolic tool to understand concepts like the maximum and the infinite; and the third chapter discusses the limits of language and the dialectic of knowledge, highlighting the tension between unity and plurality. Nicholas of Cusa is situated at the transition between the Middle Ages and the Modern Age, using mathematics to illustrate the complexity of divine truth. |
Palavras-chave: | Conhecimento Douta ignorância Verdade Matemática Proporção e comparação Linguagem Unidade Multiplicidade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
Citação: | SOARES, Lucas. Uma investigação sobre o conhecimento humano no pensamento de Nicolau de Cusa. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2025 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41226 |
Data do documento: | 31-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Filosofia (FFCH) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Lucas Soares. TCC - graduação (2025).pdf | 810,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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