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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41226
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma investigação sobre o conhecimento humano no pensamento de Nicolau de Cusa
Título(s) alternativo(s): An investigation into human knowledge in the thought of Nicholas of Cusa
Autor(es): Soares, Lucas Sampaio
Primeiro Orientador: Silva, Marco Aurélio Oliveira da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Marco Aurélio Oliveira da
metadata.dc.contributor.referee2: Peres, Daniel Tourinho
metadata.dc.contributor.referee3: Miquelanti, Roberta Magalhães
Resumo: O presente trabalho explora a filosofia de Nicolau de Cusa, focando no conceito de “douta ignorância”, presente na sua obra De Docta Ignorantia (1440) como um meio de reconhecer as limitações do intelecto humano frente à verdade absoluta. O exame é dividido em três capítulos, focados em trazer esclarecimento de conceitos presentes principalmente no Livro Primeiro da obra: o primeiro aborda a doutrina da douta ignorância, onde o saber é uma conjectura contínua; o segundo examina o uso da matemática como uma ferramenta simbólica para entender conceitos como o máximo e o infinito; e o terceiro discute os limites da linguagem e a dialética do conhecimento, destacando a tensão entre unidade e pluralidade. Nicolau de Cusa situa-se na transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, utilizando a matemática para ilustrar a complexidade da verdade divina.
Abstract: The present work explores the philosophy of Nicholas of Cusa, focusing on the concept of “learned ignorance” as presented in his work De Docta Ignorantia (1440) as a means to acknowledge the limitations of human intellect in the face of absolute truth. The examination is divided into three chapters, each aimed at elucidating concepts primarily found in the First Book of the work: the first chapter addresses the doctrine of learned ignorance, where knowledge is seen as a continuous conjecture; the second chapter examines the use of mathematics as a symbolic tool to understand concepts like the maximum and the infinite; and the third chapter discusses the limits of language and the dialectic of knowledge, highlighting the tension between unity and plurality. Nicholas of Cusa is situated at the transition between the Middle Ages and the Modern Age, using mathematics to illustrate the complexity of divine truth.
Palavras-chave: Conhecimento
Douta ignorância
Verdade
Matemática
Proporção e comparação
Linguagem
Unidade
Multiplicidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
Citação: SOARES, Lucas. Uma investigação sobre o conhecimento humano no pensamento de Nicolau de Cusa. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2025
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41226
Data do documento: 31-Jan-2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Filosofia (FFCH)

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