Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41243
Tipo: Dissertação
Título: O voo mais alto do cisne: corpos afetados pela experiência no ballet clássico
Autor(es): AMARANTE, ALICE CÁRITAS ALMEIDA
Primeiro Orientador: Machado, Adriana Bittencourt
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, Adriana Bittencourt
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Márcia Virgínia Mignac da
metadata.dc.contributor.referee3: Lavand, Ana Rosangela Colares
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a cultura do ballet clássico, identificando nela aspectos colonialistas, mais especificamente cisheteronormativos, que se desdobram até os dias atuais e fazem com que a referida cultura, siga ano após ano, reproduzindo violências estruturais a pessoas que estão inseridas neste universo. A metodologia utilizada é auto-etnografia, segundo as perspetivas de Sylvie Fortin (2009), e Sandra Meyer (2014), levando em consideração que a pesquisa tem como base a trajetória pessoal da autora, como bailarina clássica, além da observação do cenário cultural do ballet, especialmente no estado do Pará, e de entrevistas feitas com bailarinas e ex-bailarinas paraenses. Na discussão sobre colonialidade, este trabalho dialoga com as ideias de Anibal Quijano (2005), Luciana Ballestrin (2017) e Geni Nuñez (2019). No que se refere à cisheteronormatividade, ampara-se em contribuições transfeministas, especialmente das teóricas Letícia Nascimento (2021) e Ana Paula Hining e Maria Juracy Toneli (2023). Para pensar o sistema disciplinar do ballet, utiliza-se o conceito de corpos dóceis de Michael Foucault (2012), assim como as perspectivas de Tatiana Mielszarski Santos (2009), Daniela Silva (2017) e Grace Fernandes da Rocha (2017), sobre aspectos disciplinares do ballet voltados às infâncias e sobre idealização da imagem delicada e obediente da bailarina clássica. Trazendo à tona, discussões sobre dor, sacrifício e abalos físicos e psicológicos inerentes aos espaços do ballet, dialoga-se com Michelle Gonçalvez, Fabiana Cristina Turelli e Alexandre Fernandez Vaz (2012), Gabrielle Evangelista (2013), Franciely Prado (2019) e Renata Alves Frederico (2019). Complementando as discussões de gênero, o aporte teórico será em Guacira Lopes Louro (2004), Giuliano Andreoli (2010), Berenice Bento (2011), Ileana Wenetz e Christiane Garcia Macedo (2022) e Paul Preciado (2022). Desenvolve-se uma ficção especulativa de uma realidade onde se fizesse a utilização da técnica do ballet, mas afastando-se da sua cultura colonialistas e aproximando-se das urgências político sociais vigentes, a fim de refletir se esta, tem chances de ser uma realidade possível, ou se deixaria de ser ballet.
Abstract: The present research aims to analyze the classic ballet culture, identifying colonialist aspects in it, more specifically cisheteronormative, which unfold to the present day and makes this culture to continue, year after year, reproducing structural violence against people who are part of it’s universe. The methodology used is auto-ethnography, according to the perspectives of Sylvie Fortin (2009), and Sandra Meyer (2014), considering that the research is based on the author's personal trajectory, as a classical dancer, in addition to observation of the cultural ballet scene, especially in the state of Pará, and interviews with dancers and former dancers from Pará. In the discussion about coloniality, this work dialogues with the ideas of Anibal Quijano (2005), Luciana Ballestrin (2017) and Geni Nuñez (2019). About the cisheteronormativity, it is supported by transfeminist contributions, especially from theorists Letícia Nascimento (2021) and Ana Paula Hining and Maria Juracy Toneli (2023). To think about the ballet’s disciplinary system, Michael Foucault's (2012) concept of docile bodies is used, as well as the perspectives of Tatiana Mielszarski Santos (2009), Daniela Silva (2017) and Grace Fernandes da Rocha (2017), on ballet’s disciplinary aspects aimed at children and on the idealization of the delicate and obedient image of the classical ballerina. Emerging discussions about pain, sacrifice and physical and psychological shocks inherent to ballet spaces, there is a dialogue with Michelle Gonçalvez, Fabiana Cristina Turelli and Alexandre Fernandez Vaz (2012), Gabrielle Evangelista (2013), Franciely Prado (2019) and Renata Alves Frederico (2019). Complementing the gender discussions, the theoretical contribution will be from Guacira Lopes Louro (2004), Giuliano Andreoli (2010), Berenice Bento (2011), Ileana Wenetz and Christiane Garcia Macedo (2022) and Paul Preciado (2022). A speculative fiction is developed of a reality where the ballet technique was used, but away from its colonialist culture and approaching the current political and social emergencies, in order to reflect on whether this has a chance of being a reality possible, or it would stop being ballet.
Palavras-chave: Ballet clássico
Colonialidade
Cisheteronormatividade
Sistema disciplinar
Gênero.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41243
Data do documento: 9-Jul-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO ALICE AMARANTE.pdf744,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.