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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Gracione Batista de-
dc.date.accessioned2025-02-17T14:37:27Z-
dc.date.available2025-02-17-
dc.date.available2025-02-17T14:37:27Z-
dc.date.issued2010-09-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41251-
dc.description.abstractThis dissertation attempts to analyze how Habermas, by adopting a procedural and normative perspective, defends his proposal for "deliberative democracy", presented as a more appropriate alternative to understand , in the context of complex contemporary societies, the free citizenship, self-determination and sense of equality. Based on a more unpretentious conception of philosophy, which operates as interpreter of reality and abandons the traditional role as the arbiter of culture for society, Habermas advocates that there are rational principles, universally valid, which are ―embedded" in the inherent language function – to produce understanding. These principles, according to the author, can "ensure" democratic forms of coexistence and proscribe the ghost of violence, authoritarianism and barbarism. By keeping Universalist beliefs tied to a sort of ―weak transcendentalism‖, which is supported by the practice of everyday life, Habermas describes himself as a Kantian pragmatist who seeks to move away from Apel´s ―transcendental foundationalism‖ and get closer to the American pragmatism. By means of speech acts and publicity, oriented to the acceptance of some rules, the rational exchange of arguments composes the ultimate condition of democracy and legitimacy. This model of democracy requires the institutionalization of discourse procedures as a way of ensuring equality among citizens in political decision-making processes. According to Habermas, the procedural democracy is not as idealistic as the republican model or as utilitarian as the liberal one; it is between the two. In this model of democracy, citizens´ political self-determination forms the medium through which a community constitutes itself as a whole and the actions are driven to the citizen collective will. That is what we attempt to demonstrate in this essay. First of all, we analyze the concept of publicity and the way it is related to Habermas´ democracy model; afterwards, we focus on speech acts and the process of reaching an understanding between individuals; and finally, we investigate the procedural concept of deliberative democracy presented by Habermas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabermaspt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectDiscurso.pt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectDeliberaçãopt_BR
dc.subjectProcedimentopt_BR
dc.subjectNormatividadept_BR
dc.subject.otherDemocracypt_BR
dc.subject.otherSpeechpt_BR
dc.subject.otherPublicitypt_BR
dc.subject.otherDeliberationpt_BR
dc.subject.otherProcedurept_BR
dc.subject.otherNormativity.pt_BR
dc.titlePublicidade, discurso e procedimento deliberativo: uma análise da teoria democrática de Jürgem Habermaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, José Crisóstomo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0824673288583545pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, José Crisóstomo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0824673288583545pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Wilson da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6484546543106743pt_BR
dc.contributor.referee3Mendes, Denise Cristina Vitale Ramos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0546595702558906pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7464022528307426pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação busca compreender como Habermas, pela adoção de uma perspectiva procedimental e normativa, sustenta sua proposta de ―democracia deliberativa‖, apresentada como alternativa mais apropriada ao entendimento e autodeterminação de cidadãos livres e iguais, no contexto das complexas sociedades contemporâneas. Apoiado em uma concepção mais modesta de filosofia – aquela que opera como intérprete da realidade, abandona o papel de ―juiz supremo perante a cultura como um todo‖ –, Habermas defende a existência de princípios racionais de validade universal ―embutidos‖ na própria função inerente à linguagem – produzir entendimento. Tais princípios são capazes de ―garantir‖ formas democráticas de convivência e proscrever o fantasma da violência, do autoritarismo e da barbárie. O autor, que mantém crenças universalistas, associadas, entretanto, a um tipo de ―transcendentalismo fraco‖ apoiado nas práticas da vida cotidiana, autodefine-se como ―pragmatista kantiano‖, procura afastar-se do ―fundacionismo transcendental‖ de Apel, e aproximar-se cada vez mais do pragmatismo norte-americano. A partir da prática do discurso (discussão) e da publicidade (ou publiceidade, como preferem alguns,) das ideias, orientadas de acordo com a aceitação de certos pressupostos, a troca racional de argumentos se constitui na condição última de legitimação do regime democrático. Tal modelo de democracia prevê a institucionalização dos procedimentos e das condições de discurso como forma de garantir a participação simétrica do cidadão nas tomadas de decisões políticas. Habermas localiza sua democracia procedimental a meio caminho entre os modelos republicano e liberal: um modelo menos idealista que o primeiro e menos utilitarista que o último. Trata-se de uma democracia que se fundamenta na práxis de autodeterminação política dos cidadãos, na qual a coletividade se torna consciente de si mesma como um todo e age mediante a vontade coletiva do cidadão. É isso que mostraremos por meio de um percurso que começa pela análise do conceito de publicidade e suas implicações na proposta de democracia apresentada por Habermas; passa pelo exame do lugar e alcance do discurso como meio atingir o entendimento entre os indivíduos; e chega à investigação do conceito procedimental de democracia deliberativa apresentado por Habermas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

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