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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41271
Tipo: Dissertação
Título: A linguagem das mercadorias em Marx
Autor(es): Bogo, Ademar
Primeiro Orientador: Moura, Mauro Castelo Branco de
metadata.dc.contributor.referee1: Moura, Mauro Castelo Branco de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, João Carlos Salles Pires da
metadata.dc.contributor.referee3: Menegat, Marildo
Resumo: Este trabalho sobre a linguagem das mercadorias em Marx, busca compreender em que medida a linguagem que falamos entre nós é a linguagem que os nossos objetos falam entre si. Para isso, seguimos o caminho trilhado pelo próprio Marx quando, em sua obra O capital, considera que a riqueza nas sociedades nas quais vigora a produção capitalista, configura-se como uma imensa acumulação de mercadorias. Para chegarmos à linguagem das mercadorias tomamos como ponto de partida a natureza e a forma do valor e, percebemos que em Marx as relações sociais entre os trabalhos aparecem no mercado como relações materiais entre as pessoas e relações sociais entre coisas que dialogam pela magnitude do valor presente em cada uma delas. Sendo assim, após aprofundarmos o papel da dupla natureza do trabalho, concreto e abstrato percebemos que, uma vez no mercado, a mercadoria transforma-se em algo ao mesmo tempo perceptível e impalpável fazendo com isso surgir a capacidade misteriosa da criatura colocar a seu serviço o próprio criador que a produziu. O estudo aponta para as consequências de que, quanto mais complexa se torna a divisão social do trabalho, maior é a variedade das mercadorias produzidas e o alcance das mensagens de dominação que elas carregam para todos os lugares, abrindo novos mercados e influindo sobre as culturas locais, ou, por ocasião das crises de superprodução destroem as próprias mercadorias e os meios que as produziram. Em razão disso, embora os homens estejam presentes em todos os momentos e as trocas sejam realizadas no mundo em que eles vivem com as próprias leis e normas morais, é a lei do valor que impera como força reguladora das trocas fazendo com que eles sejam obrigados a falarem a linguagem dos objetos com os quais se relacionam.
Abstract: This work about the language of goods in Marx is a research that seeks to understand the extent to which the language we speak between us is the language that our objects talk to each other. So, we followed Marx’s ideas when, in his book The Capital, it is considered that wealth in societies in which the capitalist production prevails, configures itself as a huge accumulation of commodities. To get the language of the goods we take as a starting point the nature and form of value and we realized that in Marx social relations between works are established in the market as material relations between people and social relations between things that dialogue by the magnitude of the present value in each of them. Thus, after deepening the role of the dual nature of the work, concrete and abstract we realize that, once in the market, the commodity turns into something both tangible and intangible making this way appear the ability of mysterious creature to put in her service the same creator that produced it. The study points to the consequences of that, the more complex becomes the social division of labor, the greater is the variety of goods produced and the extent of domination of the messages they carry to everywhere. They open to new markets and influence local cultures or, during the crises of overproduction they destroy their own goods and means that produced them. As a result, although men are present at all times and exchanges are carried out in the world they live in with their own laws and moral norms. That is the law of value as the force that rules regulating trade causing them to be forced to speak the language of objects with which they relate.
Palavras-chave: Mercadoria
Linguagem
Forma
Valor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41271
Data do documento: 13-Dez-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

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