Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41280
Tipo: Dissertação
Título: Da internet para a sala de aula: a leitura crítica de memes nas aulas de língua portuguesa sob as lentes da educação multicultural
Autor(es): Portela, Rita de Cácia da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Alba Valeria Tinoco Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Silva , Alba Valéria Tinoco Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Júlio Neves
metadata.dc.contributor.referee3: Ramos, Paulo
Resumo: Este memorial de formação, intitulado Da internet para a sala de aula: a leitura crítica de memes sob as lentes da educação multicultural, é resultado da pesquisa no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Universidade Federal da Bahia, que coloca em foco o meme de Internet, prática comum das redes sociais digitais, como catalisador do processo ensino-aprendizagem de leitura crítica nas aulas de Língua Portuguesa com alunos/as do 8º ano do Ensino Fundamental. O objetivo deste trabalho foi criar atividades didático-pedagógicas com o gênero textual meme, visando o desenvolvimento de uma prática de leitura crítica que amplie o mundo textual dos/as alunos/as. Para tanto, foi feito o levantamento das características do meme verboimagético estático, a partir da análise de um corpus de 40 memes que viralizaram na internet. Neste contexto, outras discussões foram suscitadas, como o entendimento de meme enquanto gênero textual, a construção do humor em memes e a análise do tratamento dado ao gênero em dois livros didáticos. Este trabalho tem como base teórico-metodológica a multimodalidade (Kress e Van Leeuwen, 2001; Ribeiro, 2021); a pedagogia dos multiletramentos (Cope e Kalantzi, 2008, Pereira, 2018; Rojo, 2012 ), a leitura crítica (Antunes, 2003, Marcuschi, 2008); a educação multicultural (Candau e Moreira, 2013); os memes de Internet (Shifman, 2014, Knobel e Lankshear, Chagas, 2020) e os estudos sobre o humor (Possenti,1998, 2011; Ramos, 2009, 2011). As cinco oficinas didático-pedagógicas resultantes desta pesquisa, embasadas nas teorias acima mencionadas, propõem atividades que utilizam o meme numa perspectiva crítica e buscam contribuir não só para a formação de leitores/as críticos/as, capazes de questionar o que está posto nos textos e no mundo, mas também para tentar produzir mudanças na forma de abordagem de um gênero textual que conversa diretamente com o contexto multicultural dos/as estudantes.
Abstract: This memorial, entitled From the internet to the classroom: the critical reading of memes under the lens of multicultural education, is the result of research in the Professional Master's Degree in Letters (PROFLETRAS), at the Federal University of Bahia, which focuses on the Internet meme, a common practice of digital social networks, as a catalyst for the teaching-learning process of critical reading in Portuguese language classes with students in the 8th year of Elementary School. The objective of this work was to create didactic-pedagogical activities with the meme textual genre, aiming to develop a critical reading practice that expands the students' textual world. To this end, a survey of the characteristics of static verb-imagetic memes was carried out, based on the analysis of a corpus of 40 memes that went viral on the Internet. In this context, other discussions were raised, such as the understanding of meme as a textual genre, the construction of humor in memes and the analysis of the treatment given to the genre in two school textbooks. This work has multimodality as its theoretical-methodological basis (Kress and Van Leeuwen, 2001; Ribeiro, 2021); the pedagogy of multiliteracies (Cope and Kalantzi, 2008, Pereira, 2018; Rojo, 2012 ), critical reading (Antunes, 2003, Marcuschi, 2008); multicultural education (Candau and Moreira, 2013); Internet memes (Shifman, 2014, Knobel and Lankshear, Chagas, 2020) and studies on humor (Possenti, 1998, 2011; Ramos, 2009, 2011). The five didactic-pedagogical workshops resulting from this research, based on the theories mentioned above, propose activities that use the meme from a critical perspective and seek to contribute not only to the formation of critical readers, capable of questioning what is stated in the texts and in the world, but also to try to produce changes in the way of approaching a textual genre that speaks directly to the students' multicultural context.
Palavras-chave: Memes
Leitura crítica
Educação multicultural
Material didático
Ensino/aprendizagem de língua portuguesa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41280
Data do documento: 6-Mar-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RITA_PORTELA_MEMORIAL_PUBLICAO.pdfD-RitaPortela5,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata assinada.pdf318,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.