Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41308
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Mayanna Costa-
dc.date.accessioned2025-02-20T13:51:50Z-
dc.date.available2023-09-10-
dc.date.available2025-02-20T13:51:50Z-
dc.date.issued2023-09-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41308-
dc.description.abstractDancing to alfaletrar didactic - pedagogical proposal for elementary school, is the theme of the research developed in the Professional Master's Program in Dance at the Federal University of Bahia, PRODAN. The research environment, which is entirely linked to elementary education, is the Municipal School Acelino Maximiano da Encarnação, which is placed in Salvador, Bahia. The core question of the research is involved in the development of strategies as contributions of Dance to the learning process of children's literacy and literacy in a playful way, through collaborative games. The educational area needs to recognize the integration of movement, with dance, in children's learning for cognitive, emotional, motor, and intellectual development, in a wide space. A relevant reference for this research is the illustrious professor Magda Soares (2021) with her conceptualization “alphaletrar.” Luckesi (2005) teaches about playfulness. The understanding of Dance as a cognitive action of the body, in the educational field (and in others) are Rengel (2005) highlighting the notion of corporeactivity and Pinto (2019) who explains the cognitive awakening in learning in Dance. Damásio (2021) teaches and deepens the action of feeling and knowing for cognition. The methodological approach stands out in the elaboration and preparation of teaching materials, which were developed with own resources. For the research, a bibliographical review and laboratories for the manufacture and action of the products developed were carried out, with which I was able to register the involvement of the children in the use of the materials and the results achieved. The didactic materials developed are: Words that dance; Ludic Dance Dictionary, which is subdivided into cognitive Hobbies, with word searches, crosswords, drawings and poetry; Dancing Stars Game; Movable Alphabet Game and Dance Diary. As a result, Dance to alphabetize proved to be highly fruitful in children's learning in the broad spectrum of cognitive aspects, in their social, emancipatory and artistic enjoyment dimensions, strengthening the relationship between each student and the environment in which they learn, despite the difficulty and the precariousness of public education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDança no ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectAlfaletrarpt_BR
dc.subjectCorponectividadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento de jogospt_BR
dc.subject.otherDance in elementary schoolpt_BR
dc.subject.otherAlfaletrarpt_BR
dc.subject.otherCorpoconnectivitypt_BR
dc.subject.otherDevelopmentpt_BR
dc.titleDança para alfaletrar:ações didático-pedagógicas para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN)pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.contributor.advisor1Rengel, Lenira Peral-
dc.contributor.referee1Rengel, Lenira Peral-
dc.contributor.referee2Misi, Mirella de Medeiros-
dc.contributor.referee3Pinto, Amada da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5597060295124153pt_BR
dc.description.resumoDançar para alfaletrar: ações didático-pedagógicas para o ensino fundamental, é o tema da pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia, PRODAN. O local da pesquisa, que se vincula ao ensino fundamental como um todo, é a Escola Municipal Acelino Maximiano da Encarnação, localizada no município de Salvador, Bahia. A questão nuclear da pesquisa está implicada no desenvolvimento de estratégias como contribuições da Dança ao processo de aprendizagem da alfabetização e letramento de crianças em um fazer lúdico, por meio de jogos colaborativos. A área educacional necessita reconhecer a integração do movimento, com a dança, na aprendizagem das crianças para os desenvolvimentos cognitivo, emocional, motor e intelectual, em amplo espaço. Um referencial relevante para esta pesquisa é a ilustre professora Magda Soares (2021) com sua conceituação “alfaletrar”. Luckesi (2005) ensina sobre a ludicidade. A compreensão da Dança como ação cognitiva do corpo, no campo educacional (e em outros) são Rengel (2005) destacando a noção de corponectividade e Pinto (2019) que explana o despertar cognitivo na aprendizagem em Dança. Damásio (2021) ensina e aprofunda a ação de sentir e saber para a cognição. A abordagem metodológica destaca-se na elaboração e confecção dos materiais didáticos, os quais foram desenvolvidos com recursos próprios. Para a pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica e laboratórios de confecção e ação dos produtos desenvolvidos com os quais pude registrar o envolvimento das crianças no uso dos materiais e os resultados alcançados. Os materiais didáticos desenvolvidos são: Palavras que dançam; Dicionário Lúdico de Dança, que se subdivide em Passatempos cognitivos, com caça-palavras, cruzadinhas, desenhos e poesias; Jogo Estrelas da Dança; Jogo do alfabeto móvel e Diário da Dança. Como resultado, o Dançar para alfaletrar se mostrou altamente profícuo na aprendizagem das crianças no amplo espectro dos aspectos cognitivos, em suas dimensões sociais, emancipatórias e de fruição artística, fortalecendo a relações entre cada estudante com o ambiente em que aprende, apesar da dificuldade e da precariedade do ensino público.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Dançapt_BR
dc.type.otherMaterial Didático e Instrucionalpt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
dc.type.productionTécnicapt_BR
dc.type.production-subtypeDESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONALpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dança Reage_Retórica é ação com corpos.pdfArtigo em periódico474,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dançar para alfaletrar Ações didático-pedagógica para o ensino fundamental.pdfTrabalho de Conclusão de Curso5,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.