Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41309
Tipo: Dissertação
Título: Relação Universidade e serviço: avanços e desafios na formação médica no Tocantins.
Autor(es): Costa, Andreis Vicente
Primeiro Orientador: Souto, Ana Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Lorene Louise Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Cristiane Abdon
metadata.dc.contributor.referee3: Souto, Ana Cristina
Resumo: O presente artigo analisa as relações político-institucionais na realização dos estágios obrigatórios curriculares (internato) do Curso de Medicina nas Unidades de Saúde sob Gestão Estadual em Palmas – TO. Elaborou-se um marco de referência a partir de quatro pressupostos: 1- A formação em saúde, a partir da implementação do SUS, teve significativos avanços jurídico-normativo e tecnopolítico que influenciam processos formativos na área; 2- O cenário atual na formação médica no Brasil apresenta significativas mudanças, em especial o estabelecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação em Saúde, o que influenciou mudanças importantes nos estágios e práticas no SUS; 3- As instituições se formam no processo de ensinoaprendizagem; 4- As relações político-institucionais se constituem no processo em curso e podem apresentar mudanças. Trata-se de um estudo de caso tipo exploratório construído em três etapas: Levantamento e revisão de bibliografia nacional sobre o tema; Pesquisa documental nas instituições envolvidas no estudo; Entrevistas com dirigentes, docentes e técnicos membros da CIMI. Os resultados apontaram como avanço a implantação da CIMI e como principal desafio o trabalho conjunto entre três instituições de ensino distintas em um único modelo de internato.
Abstract: His article analyzes the political and institutional relations in the execution of compulsory internships of Medical School in Health Units under State management in Palmas - TO. A benchmark from four assumptions was elaborated: 1- The health education, since the implementation of SUS, had significant legal, regulatory, technical and political progress affecting formative processes; 2. The current situation in medical education in Brazil presents significant changes, specially the establishment of the National Curriculum Guidelines for health education, which influenced important changes in internship and practices in SUS; 3- The institutions are formed in the teaching-learning process; 4- The political and institutional relations constitute themselves in the ongoing process and can present changes. This is an exploratory case study built in three stages: Survey and national literature review on the subject; Documentary research in the institutions involved in the study; Interviews with leaders, teachers and technical members of CIMI. The results showed as improvement the implementation of CIMI and as main challenge the joint work of three different educational institutions in a single internship model.
Palavras-chave: Educação Médica
Internato e Residência
Relações Interinstitucionais
Formação Profissional em Saúde
Serviços de Integração Docente Assistencial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Saúde Coletiva - ISC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41309
Data do documento: 4-Ago-2016
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS MP - Andreis Vicente Costa-2016.pdf591,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.