https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41309
Tipo: | Dissertação |
Título: | Relação Universidade e serviço: avanços e desafios na formação médica no Tocantins. |
Autor(es): | Costa, Andreis Vicente |
Primeiro Orientador: | Souto, Ana Cristina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pinto, Lorene Louise Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nunes, Cristiane Abdon |
metadata.dc.contributor.referee3: | Souto, Ana Cristina |
Resumo: | O presente artigo analisa as relações político-institucionais na realização dos estágios obrigatórios curriculares (internato) do Curso de Medicina nas Unidades de Saúde sob Gestão Estadual em Palmas – TO. Elaborou-se um marco de referência a partir de quatro pressupostos: 1- A formação em saúde, a partir da implementação do SUS, teve significativos avanços jurídico-normativo e tecnopolítico que influenciam processos formativos na área; 2- O cenário atual na formação médica no Brasil apresenta significativas mudanças, em especial o estabelecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação em Saúde, o que influenciou mudanças importantes nos estágios e práticas no SUS; 3- As instituições se formam no processo de ensinoaprendizagem; 4- As relações político-institucionais se constituem no processo em curso e podem apresentar mudanças. Trata-se de um estudo de caso tipo exploratório construído em três etapas: Levantamento e revisão de bibliografia nacional sobre o tema; Pesquisa documental nas instituições envolvidas no estudo; Entrevistas com dirigentes, docentes e técnicos membros da CIMI. Os resultados apontaram como avanço a implantação da CIMI e como principal desafio o trabalho conjunto entre três instituições de ensino distintas em um único modelo de internato. |
Abstract: | His article analyzes the political and institutional relations in the execution of compulsory internships of Medical School in Health Units under State management in Palmas - TO. A benchmark from four assumptions was elaborated: 1- The health education, since the implementation of SUS, had significant legal, regulatory, technical and political progress affecting formative processes; 2. The current situation in medical education in Brazil presents significant changes, specially the establishment of the National Curriculum Guidelines for health education, which influenced important changes in internship and practices in SUS; 3- The institutions are formed in the teaching-learning process; 4- The political and institutional relations constitute themselves in the ongoing process and can present changes. This is an exploratory case study built in three stages: Survey and national literature review on the subject; Documentary research in the institutions involved in the study; Interviews with leaders, teachers and technical members of CIMI. The results showed as improvement the implementation of CIMI and as main challenge the joint work of three different educational institutions in a single internship model. |
Palavras-chave: | Educação Médica Internato e Residência Relações Interinstitucionais Formação Profissional em Saúde Serviços de Integração Docente Assistencial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | ISC-UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Saúde Coletiva - ISC |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41309 |
Data do documento: | 4-Ago-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (ISC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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