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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41316
Tipo: Dissertação
Título: Ação pedagógica da biblioteca universitária: contribuição da alfabetização informacional e da teoria da aprendizagem significativa para a autonomia e afiliação intelectual dos estudantes universitários.
Autor(es): Ribeiro, Maria Alice Santos
Primeiro Orientador: Novo, Hildenise Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Novo, Hildenise Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Lins, Ivana Aparecida Borges
metadata.dc.contributor.referee3: Santana, Carolina de Souza
Resumo: Esta pesquisa se destinou ao endosso e reconhecimento da biblioteca universitária enquanto mecanismo de acesso à informação. Para tanto, apresentou uma visão geral da origem dessa instituição em relação à universidade e discutiu o papel educativo e socializador das bibliotecas acadêmicas. O trabalho correlacionou, ainda, conceitos como alfabetização informacional (informational literacy), teoria da aprendizagem significativa e afiliação intelectual, assim como apontou questões vinculadas ao papel estratégico da biblioteca na promoção da autonomia do estudante universitário na busca de aprendizagem. Caracterizada como uma pesquisa descritiva combinada com abordagem qualitativa, a pesquisa apresenta a perspectiva da etnometodologia como método para acessar o cotidiano dos estudantes nas bibliotecas universitárias. Para o estudo de caso, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados questionários, diário de campo e observação participante. Os questionários recomendados avaliaram o conhecimento prévio dos estudantes e a posterior aprendizagem, decorrente do curso proposto. As observações foram realizadas durante o curso de extensão “Técnica de pesquisa em fontes de informação especializada e estrutura do trabalho científico”. Os diários de campo foram utilizados como registro de reflexões sobre a aprendizagem dos investigados. Como resultados, o estudo mostrou que estudantes tiveram dificuldades no uso do espaço informacional, apresentaram conhecimento limitado sobre produtos e serviços da biblioteca universitária e desconheciam a lógica de funcionamento e organização do acervo. Também se comprovou a necessidade de implementar ações que eliminem dificuldades e favoreçam o desenvolvimento de competências associadas ao uso efetivo e eficiente das informações disponíveis nos ambientes informacionais, físicos e virtuais, a eles disponíveis. Por fim, demonstrou que a biblioteca pode contribuir para a autonomia estudantil e permanência bem-sucedida dos estudantes de graduação, desde que ofereça apoio educacional, científico, tecnológico e cultural, além de estímulo ao pensamento crítico e à aprendizagem especializada.
Abstract: This research aimed to endorse and recognize university libraries as proposing mechanisms for accessing information. Therefore, it presents an overview of their origins in relation to the university and discusses the educational and socializing role of academic libraries, correlating concepts such as information literacy, the theory of meaningful learning, and intellectual affiliation, as well as pointing out issues related to the strategic role of libraries in promoting university student autonomy in the pursuit of learning. Characterized as a descriptive research, combined with a qualitative approach, this dissertation presents the perspective of ethnomethodology as a method for accessing the daily lives of students in university libraries. For the case study, questionnaires, field diaries, and participant observation were used as data collection instruments. The recommended questionnaires assessed the students' prior knowledge and subsequent learning resulting from the proposed course. The observations were carried out during the extension course “Research techniques in specialized information sources and structure of scientific work”. The field diaries were used to record reflections on the learning of the investigation. The results showed that students have difficulties using the information space, that they have limited knowledge about university library products and services, and are unaware of the logic behind how the collection works and is organized. It also proved the need for actions that eliminate difficulties and favor the development of skills associated with the effective and efficient use of information available in the physical and virtual information environments available to them. Finally, it demonstrates that the library can contribute to student autonomy and successful retention of undergraduate students when it offers educational, scientific, technological and cultural support, in addition to stimulating critical thinking and specialized learning.
Palavras-chave: Alfabetização informacional
Aprendizagem significativa
Autonomia estudantil
Afiliação intelectual
Biblioteca universitária
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação 
Citação: RIBEIRO, Maria Alice Santos. Ação pedagógica da biblioteca universitária: contribuição da alfabetização informacional e da teoria da aprendizagem significativa para a autonomia e afiliação intelectual dos estudantes universitários. 2024. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador (BA), 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41316
Data do documento: 6-Dez-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

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