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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41348
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições do uso de materiais digitais acessíveis no processo de ensino aprendizagem de pessoas com deficiência visual nas Universidades Públicas Federais da Região Nordeste
Autor(es): Menezes, Nelijane Campos
Primeiro Orientador: Silva, Sérgio Franklin Ribeiro da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Portela, Claudia Paranhos de Jesus
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Sérgio Franklin Ribeiro da
metadata.dc.contributor.referee2: Portela, Claudia Paranhos de Jesus
metadata.dc.contributor.referee3: Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia
metadata.dc.contributor.referee4: Machado, Raymundo das Neves
metadata.dc.contributor.referee5: Alves, Fernanda Maria Melo
Resumo: Toda instituição de ensino superior deve empenhar-se para tornar seus ambientes acessíveis, inclusivos e colaborar com o ingresso, a permanência e a formação de pessoas com deficiência visual que participam de sua comunidade acadêmica, através de uma comunicação interdisciplinar. Através das Bibliotecas universitárias, estas instituições colaboram com o desenvolvimento social, informacional, educacional e cultural destes discentes. O objetivo geral da pesquisa é analisar o papel das bibliotecas universitárias na produção e disseminação de materiais digitais acessíveis para pessoas com deficiência visual que estão matriculados nas universidades públicas federais da Região Nordeste. A estratégia metodológica utilizada fundamenta-se em conceitos que fortalecem a existência da interdisciplinaridade de áreas do conhecimento como a Biblioteconomia, a Ciência da Informação, a educação com perspectiva inclusiva e as tecnologias da informação. Sua tipologia se classifica como estudo de caso múltiplo, de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foi elaborado questionário online com múltiplas escolhas através do Google Forms, momento em que se utilizou a análise de conteúdo para tratamento dos dados das questões abertas. O universo da pesquisa foi composto por nove universidades públicas federais, com ponto de corte para aquelas que conquistaram o conceito máximo do INEP no ano de 2024. Para compor o quadro amostral, foram selecionados os Sistemas de bibliotecas universitárias interligadas a estas instituições. Os dados coletados demonstram resultados sobre o desenvolvimento de atendimentos, serviços e produtos com perspectivas inclusivas que vêm sendo realizados pelas bibliotecas universitárias, comprovando que a produção de materiais digitais acessíveis é uma ação em expansão nesses ambientes. Também demonstram que este tipo de material pode auxiliar na formação da cidadania, na autonomia literária, no desenvolvimento acadêmico, científico e social de seus discentes junto à sociedade, mas que eles precisam ser divulgados nos sites institucionais e nos sites dos sistemas de bibliotecas com maior transparência para que todos tenham conhecimento sobre o que estes ambientes informacionais produzem para as pessoas com deficiência visual.
Abstract: All higher education institutions must strive to make their environments accessible and inclusive, and to collaborate with the admission, retention and training of visually impaired individuals who participate in their academic community, through interdisciplinary communication. Through university libraries, these institutions collaborate with the social, informational, educational and cultural development of these students. The general objective of the research is to analyze the role of university libraries in the production and dissemination of accessible digital materials for visually impaired individuals enrolled in federal public universities in the Northeast Region. The methodological strategy used is based on concepts that strengthen the existence of interdisciplinarity in areas of knowledge such as Library Science, Information Science, education with an inclusive perspective and information technologies. Its typology is classified as a multiple case study, with a qualitative approach. For data collection, an online questionnaire with multiple choices was developed using Google Forms, at which time content analysis was used to process the data from the open-ended questions. The research universe was composed of nine federal public universities, with a cutoff point for those that achieved the highest grade from INEP in 2024. To compose the sample frame, the university library systems connected to these institutions were selected. The data collected demonstrate results on the development of services, services and products with inclusive perspectives that have been carried out by university libraries, proving that the production of accessible digital materials is an expanding action in these environments. They also demonstrate that this type of material can help in the formation of citizenship, literary autonomy, and the academic, scientific and social development of its students in society, but that they need to be disseminated to the community of interest, as well as information accessibility being carried out on the websites of the institutions surveyed.
Palavras-chave: Pessoa com deficiência visual
Educação Superior
Biblioteca Universitária
Texto acessível
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41348
Data do documento: 3-Dez-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

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