https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41364
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ariano Suassuna e a indústria cultural: interfaces entre o Movimento Armorial e a crítica filosófica da Escola de Frankfurt |
Título(s) alternativo(s): | Ariano Suassuna and the culture industry: interfaces between the Armorial Movement and the Philosophical Critique of the Frankfurt School |
Autor(es): | Correia, Raique Lucas de Jesus |
Primeiro Orientador: | Jesus, Daiane Batista de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Jesus, Daiane Batista de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cordeiro, Hildália Fernandes Cunha |
metadata.dc.contributor.referee3: | Menezes, José Euclimar Xavier de |
Resumo: | Em um cenário marcado pela crescente globalização e pela imposição de uma cultura massificada pela chamada Indústria Cultural, as expressões autênticas das culturas locais, como as nossas tradições populares, são cada vez mais marginalizadas e substituídas por produtos culturais padronizados, desvinculados das raízes históricas e identitárias do nosso povo. Nesse contexto, o presente trabalho busca analisar de que forma o Movimento Armorial, idealizado por Ariano Suassuna na década de 1970, atuou como um movimento de resistência à mercantilização e homogeneização cultural promovidas pela Indústria Cultural, traçando paralelos com a crítica filosófica da Escola de Frankfurt, notadamente a partir dos trabalhos de Theodor Adorno e Max Horkheimer sobre esse tema. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa com abordagem exploratória, fundamentada no método hipotético-dedutivo. Para a coleta de dados, foram utilizadas técnicas de revisão bibliográfica e análise documental. O trabalho está divido em um percurso que contempla três blocos principais de análise. Inicialmente, buscou-se apresentar um breve apanhado histórico das raízes do Movimento Armorial, desde sua criação na década de 1970 até as fases recentes, discutindo também alguns conceitos fundantes como as categorias de “arte erudita” e “arte popular”. A segunda parte aborda teoricamente as noções de Indústria Cultural e cultura de massa sob a perspectiva crítica da Escola de Frankfurt. A terceira seção explora possíveis convergências entre o Movimento Armorial e a crítica frankfurtiana, enfatizando a dimensão político-estética do Movimento Armorial sobre a Indústria Cultural, fundamentado em diversos materiais recolhidos, como o “Projeto Cultural Pernambuco – Brasil”, elaborado por Suassuna e outros colaborados quando da sua gestão como secretário de Cultura do estado de Pernambuco. Por fim, conclui-se reafirmando a importância da Escola de Frankfurt como primeira corrente crítica a sistematizar uma Teoria da Indústria Cultural, demarcando a atualidade do tema e a necessidade, como proposto aqui com base no Movimento Armorial, de analisar essas questões a partir da realidade local e dos desafios particulares dos países do chamado “Terceiro Mundo” ou de “capitalismo periférico”, como é o caso do Brasil e dos povos latino-americanos. Também aí, a centralidade da defesa da “identidade nacional” como pressuposto de uma radicalidade libertária e de autoafirmação revolucionária na luta contra as formas ideológicas e modernas do “imperialismo cultural globalizado”, reconhecendo na atuação de Ariano Suassuna e nas bandeiras levantadas pelo Movimento Armorial um importante marco na construção de um programa estético, de um discurso político e de uma prática cultural voltados à preservação das nossas tradições populares como forma de resistência aos processos de massificação e dominação cultural. |
Abstract: | In a context marked by increasing globalization and the imposition of a massified culture promoted by the so-called Cultural Industry, the authentic expressions of local cultures, such as our popular traditions, are increasingly marginalized and replaced by standardized cultural products detached from the historical and identity roots of our people. Within this framework, the present study seeks to analyze how the Armorial Movement, envisioned by Ariano Suassuna in the 1970s, acted as a movement of resistance to the commodification and cultural homogenization driven by the Cultural Industry, drawing parallels with the philosophical critique of the Frankfurt School, particularly through the works of Theodor Adorno and Max Horkheimer on this subject. Methodologically, the study adopted a qualitative research approach with an exploratory focus, grounded in the hypothetical-deductive method. For data collection, bibliographic review and document analysis techniques were employed. The study is structured into three main analytical blocks: first, it presents a brief historical overview of the roots of the Armorial Movement, from its creation in the 1970s to its recent phases, discussing foundational concepts such as the categories of “high art” and “popular art.” The second part theoretically addresses the notions of Cultural Industry and mass culture from the critical perspective of the Frankfurt School. The third section explores possible convergences between the Armorial Movement and the Frankfurt critique, emphasizing the political-aesthetic dimension of the Armorial Movement regarding the Cultural Industry, supported by various collected materials, such as the "Cultural Project Pernambuco – Brazil," developed by Suassuna and other collaborators during his tenure as Secretary of Culture for the state of Pernambuco. Finally, it concludes by reaffirming the importance of the Frankfurt School as the first critical current to systematize a Theory of the Cultural Industry, highlighting the relevance of the topic and the necessity, as proposed here based on the Armorial Movement, of analyzing these issues from the perspective of local realities and the particular challenges faced by countries in the so-called “Third World” or “peripheral capitalism,” such as Brazil and other Latin American nations. In this regard, the centrality of defending “national identity” is emphasized as a premise of libertarian radicalism and revolutionary self-affirmation in the struggle against the ideological and modern forms of “globalized cultural imperialism,” recognizing in Ariano Suassuna’s work and the banners raised by the Armorial Movement an important milestone in the construction of an aesthetic program, a political discourse, and a cultural practice aimed at preserving our popular traditions as a form of resistance against processes of cultural massification and domination. |
Palavras-chave: | Identidade nacional Cultura popular Movimento Armorial Ariano Suassuna Indústria cultural |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Administração |
metadata.dc.publisher.program: | Coleções por área do conhecimento |
Citação: | CORREIA, Raique Lucas de Jesus. Ariano Suassuna e a Indústria Cultural: interfaces entre o Movimento Armorial e a crítica filosófica da Escola de Frankfurt. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Social e Políticas Públicas do Patrimônio Cultural) - Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41364 |
Data do documento: | 16-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PDGS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Raique Lucas de J. Correia - TCC - Especialização.pdf | Texto completo da monografia. | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Raique Lucas de J. Correia - Folha de Aprovação - TCC - Especialização.pdf | Ata de aprovação assinada pela banca examinadora. | 223,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.