dc.relation.references | REFÊRENCIAS
ALENCAR, José Martiniano de. O Guarani. Rio de Janeiro: Empreza Nacional do Diario. 1857.
ALMEIDA, M. R. C. Os índios na história do Brasil no século XIX: da invisibilidade ao protagonismo. Revista História Hoje, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 21–39, 2013. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/39. Acesso em: 20 mar. 2024.
ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
ALVARENGA, Ricardo Costa. Igreja Católica e os Meios de Comunicação Social: apontamentos sobre as fases da Relação Igreja-Comunicação a partir de Documentos Pontifícios. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 43. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020.
AMORIM, Marília. Cronotopo e Exotopia. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p.95-114.
ANDRADE, José Carlos dos Santos. O espaço cênico circense. 2006. 206f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas), Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2006.
ARISTÓTELES. Poética. Imprensa Nacional Casa da Moeda: Lisboa, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de estética. São Paulo: HUCITEC, 1998.
BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento - O Contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, Brasília, Universidade de Brasília, 1996.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A ARTE SECRETA DO ATOR: dicionário de antropologia teatral. HUCITEC, UNICAMP: São Paulo, 1995.
BARRIENTOS, José Luis García. Drama y narración: Teatro clásico y actual enespañol. Madrid: Ediciones Complutense, 2017.
BARRIENTOS, José Luis García. Drama y Tiempo: Dramatología I. Madrid: CSIC, 1991.
BARRIENTOS, José Luis García. Teatro y narratividad. Arbor, [S. l.], v. 177, n. 699/700, p. 509–524, 2004. DOI: 10.3989/arbor.2004.i699/700.592. Disponível em: https://arbor.revistas.csic.es/index.php/arbor/article/view/592. Acesso em: 20 fev. 2024.
BARROS, J. D. O Amor Cortês – suas origens e significados. Raído, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 195–216, 2011. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/979. Acesso em: 17 mar. 2024.
BARTHES, Roland. Análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2011.
BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.
BOLOGNESI, Mario Fernando. O circo “civilizado”. Comunicação apresentada no Sixth International Congress of the Brazilian Studies Association (BRASA). Atlanta, Georgia (EUA), 2002. Disponível em: https://www.cirurgioesdaalegria.org.br/storage/app/uploads/public/5c4/1c2/a6d/5c41c2a6dafa9327193305.pdf. Acesso em: 09 fev. 2024.
BOLOGNESI, Mário Fernando. O riso no circo: a paródia acrobática. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 7, p. 067–074, 2005. DOI: 10.5965/1414573101072005067. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101072005067. Acesso em: 19 fev. 2024.
BOLOGNESI, Mario. Fernando. O corpo como princípio. Trans/Form/Ação, v. 24, n. 1, p. 101–112, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/trans/a/LQYchD3VKm6gSx74MCWjNBy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19. Fev. 2024.
BOMFIM, Benedito Calheiros; BRITO, Ana Acker. A trajetória Social, política e cultural da mulher no Brasil. Revista do Ministério Público. Rio de Janeiro, n. 43, p. 19-30, jan./mar. 2012.
BORGES, Rosa. Texto e Memória: Edição e Estudo de Textos Teatrais. Cadernos do CNLF, vol. XI, n. 06 Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2008.
BOUISSAC, Paul. Circo e cultura. Palermo: Sellerio Editore, 1986.
BOUISSAC, Paul. Pour une sémiotique des espaces nomades em milieu urbain: le cirque dans la cité. Séminaire international AISE/IASSP-ENAU, Intersémioicité de l'espace architectural en son être, son paraître et sa fiction, Sidi Bou Said. 2000. Disponível em: https://semioticon.com/people/articles/tunis.htm. Acesso em: 22, març. 22.
BRANDÃO, José Maurício Valle. Tempo e espaço da sonata para cordas “O burrico de pau” Carlos Gomes: uma análise estético-interpretativa em música sinfônico-camerista brasileira no séc. XIX. 2009. 339f. Tese (Doutorado em Música), Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2009.
BRASIL, Decreto nº. 75.699, de 6 de Maio de 1975. Convenção de Berna para a Proteção das Obras Literárias e Artísticas, de 9 de setembro de 1886, revista em Paris, a 24 de jul. de 1971.
BRASIL. Lei no 9.610/1998, Direitos Autorais e normas correlatas. – 4. ed. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2015. 186 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/514022/001046267_Direitos_autorais_4ed.pdf. Acesso em: 21 mar. 2023.
BRASIL. Lei nº. 3.071/1916, Código Civil dos Estados Unidos do Brasil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l3071.htm. Acesso em: 05. nov. 2021.
BRASIL. Lei nº. 5.484, Regula a situação dos índios nascidos no território nacional. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1920-1929/decreto-5484-27-junho-1928-562434-publicacaooriginal-86456-pl.html. Acesso em: 21 mar. 2023.
BRASIL. Lei nº. 8.072/1910. Crêa o Serviço de Protecção aos Indios e Localização de Trabalhadores Nacionaes e approva o respectivo regulamento. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1910-1929/d8072.htm. Acesso em: 21 mar. 2023.
BRASIL. Lei nº. 82.385/78, Presidência da República, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Regulamento que dispõe sobre as profissões de artista e técnico em espetáculos de diversões. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/d82385.htm. Acesso em: 05 nov. 2021.
BURKE, Peter. Hibridismo Cultural. São Leopoldo-RS: Editora Unisinos, 2003.
CAMARGO, Robson Corrêa de. Gestual, Teatro e Melodrama: Performances, Pantomimas e Teatro nas feiras. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020.
CAMPO, Valeria; SERENA, Alessandro. Conoscere, Creare e Organizzare Circo: Storia, Linguaggio, discipline, creazione, diffusione, normativa. Milano/Italy: Franco Angeli, 2019.
CANELAS, Carlos. Os fundamentos históricos e teóricos da montagem cinematográfica: os contributos da escola norte-americana e da escola soviética. BOCC – Biblioteca Online de Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior: Covilhã-PT, 2010. Disponível em: https://bdigital.ipg.pt/dspace/handle/10314/3462. Acesso em: 02. fev. 2024.
CARVALHO, Castelar. Breve Histórico do Romantismo no Brasil. Revista da Academia Brasileira de Filologia, ano VI, N° VI Nova fase, ISSN 1676-1545, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://www.filologia.org.br/abf/rabf/6/6.htm. Acesso em: 16 mar. 2024.
CARVALHO, Jarbas de. Do teatro e seus efeitos. O Estado de São Paulo, São Paulo, 26 mai. 1942. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19420526-22305-nac-0003-999-3-not/busca/circo. Acesso em: 10 jun. 2020.
CATOIA, C. C. O Movimento Negro (1940-50) e a emergência do debate político sobre legislação antirrac. Revista Café com Sociologia, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 30–49, 2018. Disponível em: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/841. Acesso em: 21 mar. 2024.
CIRCO CASALI. A Provincia de São Paulo, São Paulo, 20 dez. 1878. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/18781215-1148-mat-3-999-3-not/busca/CÁSALI. Acesso em: 29 jul. 2024.
CIRCO IRMÃOS ORLANDINO. O Estado de S. Paulo, São Paulo. 23 mar. 1944. Palcos e Circos. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19440324-22863-nac-0004-999-4-not/busca/ORLANDINO. Acesso em: 29 jul. 2024.
CIRCO IRMÃOS ORLANDINO. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 18 ago. 1943. Palcos e Circos. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19430818-22682-nac-0005-999-5-not/busca/ORLANDINÓ. Acesso em: 29 jul. 2024.
CIRCO IRMÃOS ORLANDINO. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 28 ago. 1941. Palcos e Circos. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19410828-22079-nac-0003-999-3-not/busca/CIRCO+IRMÃOS+ORLANDINO. Acesso em: 29 jul. 2024.
CIRCO PIOLIN. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 11 mai. 1943. Palcos e Circos. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19430611-22625-nac-0002-999-2-not/busca/CIRCO+PIOLIN. Acesso em: 29 jul. 2024.
CIRCO SPINELLI. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 28 out. 1902. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19021028-8735-nac-0004-999-4-clas/busca/Circo+Spinelli.
COSTA, Eliene Benicio Amâncio. Saltimbancos urbanos: o circo e a renovação teatral no brasil, 1980- 2000. São Paulo: Perspectiva, 2018b.
COSTA, Eliene Benicio Amâncio. A importância da criação do Circo Moderno por Philip Astley para a construção da dramaturgia do circo-teatro brasileiro. X Congresso da ABRACE, Anais v. 19, n. 1: 2018a.
COSTA, Eliene Benicio Amâncio. O Trânsito entre o Circo e o Teatro: a construção da dramaturgia do circo-teatro brasileiro – uma análise dos autores, obras e gêneros dramáticos das peças encenadas em São Paulo, entre 1927 e 1967, presentes no Arquivo Miroel Silveira. 2010. 245 f. Tese (Pós-Doutorado) - Instituto de Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.
COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.
COSTA, Maria Cristina Castilho. Censura em cena: teatro e censura no brasil. São Paulo: Imprensa Oficial, 2006.
CUNHA, Paulo; DINIZ, Paulo; "O Conceito de Montagem e o Campo do Design", p. 72 -101. In: [entre] outros possíveis – Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2021. ISBN: 9786555501056, DOI 10.5151/9786555501056-03. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-details/03-22898. Acesso em 19. Fev. 2024.
DAVIS, Janet M. The Circus Age: Culture and Society under the American Big Top. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 2002.
DAVIS, Janet M.; SQUARE, Zócalo Public. America’s Big Circus Spectacular Has a Long and Cherished History: American History. 2017. Disponível em: https://www.smithsonianmag.com/history/americas-big-circus-spectacular-has-long-and-cherished-history-180962621/. Acesso em:06 mai. 2022.
DELEUSE, Gilles. Platão e o Simulacro In: Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 1974.
DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. São Paulo: Perspectiva, 1995.
DUARTE, Regina Horta. Noites Circenses: espetáculos de circo e teatro em Minas Gerais no século XIX. Belo Horizonte: Fino Traço, 2018.
EISENSTEIN, Serguéi Mikhailovitch. Montagem de Atracões. In: XAVIER, Ismail. A Experiencia do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal – Embrafilme, 1983.
EISENSTEIN, Serguéi Mikhailovitch. O Sentido do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
ESTEVES, L. de O. As ficções editoriais e narrativas de Robinson Crusoé. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 203–222, 2021. DOI: 10.35699/2317-2096.2021.25822. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/25822. Acesso em: 29 jul. 2024.
FERNADEZ, Brena. Avanços e retrocessos da participação feminina no mercado de trabalho brasileiro nas décadas de 1920/40/50: o que mudou entre o pré e o pós Segunda Guerra Mundial?. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 136–157, 2023. DOI: 10.14295/rbhcs.v15i30.15694. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/15694. Acesso em: 29 jul. 2024.
FERNANDES, Joana Filipa Gonçalves. O equilíbrio na ginastica acrobática: o desempenho de ginastas bases e volantes. 2016. 139f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de desporto da Universidade de Porto, 2016.
FERRARESI, Filippo. La circhizzazione del Teatro: Le Apoteosi de Majakovskij. In:
SERENA, Alessandro. Il circo oltre il Circo: Dai funamboli de Marco Aurelio agli eredi di Fellini. Milano-Udne: Mimesis Edizioni, 2011.
FERRARI, A. R. Analfabetismo no Brasil: tendência secular e avanços recentes resultados preliminares. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52, p. 35–49, 1985. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1360. Acesso em: 03 jul. 2023.
FORSTER, E. M. Apects of the novel. New York, RosettaBooks LLC, 2002.
FRAGNITO, Gigliola. Proibito Capire: La Chiesa e Il Volgare Nella Prima Età Moderna. Bologna-It: Il Mulino, 2009.
FREDERICO, Carlos. Como se deve escrever a História do Brazil. Revista Trmestral de História e Geographia, ou Jornal do Instituto Histórico e Geographico brazileiro. n.24. Jan. 1845. Disponível em: http://brasilindependente.weebly.com/uploads/1/7/7/1/17711783/von_martius_como_se_deve_escrever_a_historia_do_brasil_1845.pdf. Acesso em: 17 Marc. 2024.
GALLO, Fabio Dall; MACEDO, Cristina Alves de. Malabarismo de fogo: uma etnografia entre imaginário e simbólico. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 46, p. 1–28, 2023. DOI: 10.5965/1414573101462023e0112. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23019. Acesso em: 19 fev. 2024.
GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar Narrativas. São Paulo: Ática, 1991.
GARFIELD, Seth. As raízes de uma planta que hoje é o Brasil: os índios e o Estado-Nação na era Vargas. Revista Brasileira de História, vol. 20, n. 39, 2000, p. 14-32. Associação Nacional de História, São Paulo, Brasil. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/263/26303902.pdf. Acesso em: 21 mar. 2024.
GENETTE, Gérard. Discurso da Narrativa. Lisboa: Vega, 1997.
GENETTE, Gérard. Introdução ao arquitexto. Lisboa: Vega, 1990.
GIL, Natália. Analfabetismo da população brasileira nas análises de Giorgio Mortara sobre o censo de 1940. Revista Brasileira de Estudos de População, [S. l.], v. 39, p. 1–15, 2022. DOI: 10.20947/S0102-3098a0213. Disponível em: https://rebep.org.br/revista/article/view/2059. Acesso em: 19 fev. 2024.
GINZBURG, Carlos. O Queijo e os Vermes - o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo, Companhia das Letras. 1936.
GONÇALVES, L. P.; MACHADO, V. A. Mulheres que trabalham: As representações profissionais das mulheres nos estados novos de Getúlio Vargas e António Salazar. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, [S. l.], v. 72, p. 335–358, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/55121. Acesso em: 23 mar. 2024.
GOUDARD, Philip. Estética do risco: do corpo sacrificado ao corpo abandonado. In: WALLON, Emmanuel (Org.). O circo no risco da arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 25-31.
HAMON-SERÉJOLS, Christine. Formas Teatrais no circo de hoje. In: WALLON, Emmanuel. O Circo no risco da arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
HAROCHE Cl.; HENRY P.; PÊCHEUX Michel. La sémantique et la coupure saussurienne: langue, langage, discours. In: Langages, 6e année, n° 24. Épistémologie de la linguistique. França: Didier larousse, 1971. p. 93-106. Disponível em: <http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/lgge_0458-726x_1971_num_6_24_2608>. Acesso em: 09 out. 2013.
HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (orgs.). A Invenção das Tradições. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4504477/mod_resource/content/1/HOBSBAWM%2C%20E.%20Invenção%20das%20tradições.%20Introdução.pdf Acesso em: 05 jan. 2024.
HOISEL, Evelina. Fronteiras do gênero dramático. In: LOPES, Cássia; LEÃO, Raimundo Matos de. Org. Tempos de Dramaturgia. Salvador: EDUFBA, 2014.
HUAPAYA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES, VITÓRIA/ES, BRASIL), C. Montagem e Imagem como Paradigma. Revista Brasileira de Estudos da Presença, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 110–123, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/55196. Acesso em: 19 fev. 2024.
JANSEN, Steen. Le rôle de l'espace scénique dans la lecture du texte dramatique. Quelques observations sur un 'modèle' du genre dramatique et sur les Sei personaggi in cerca d'autore de Pirandello. In: Semiotic of Drama and Theatre. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company,1984.
LABAN, Rudolf. Choreutics. London: Macdonald and Evans, 1966.
LEAL JR, Milton de Andrade; NUNES, Juarez José Nascimento; BISCARO, Bárbara; ROMÃO, Samuel; SIEDLER, Monica. Na busca das origens da dramaturgia do movimento. DAPesquisa, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 107–111, 2019. DOI: 10.5965/10.5965/1808312902042007107. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/16084. Acesso em: 19 fev. 2024.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. São Paulo: Papirus, 1989.
MACEDO, C. A. de; COSTA, E. B. A. Das origens ao circo-teatro: mutabilidade e permanência do melodrama. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1-16, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200205. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18061. Acesso em: 10 maio. 2022.
MACEDO, Cristina Alves de; GALLO, Fabio Dall. Odisseia dos sentidos: um espetáculo de luz e fogo. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0207. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20482. Acesso em: 19 fev. 2024.
MACEDO, Cristina Alves de. Dramaturgia do circo-teatro: análise do discurso da peça E o céu uniu duas almas ou nem a morte nos separa. 2013. 162 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade do Estado da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens – Campus I: Salvador, 2013.
MACEDO, Cristina Alves de. Dramaturgia e Censura no Circo-Teatro. Cadernos do GIPE-CIT. Salvador, ano 24. p. 171-185. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit/issue/view/2067/pdf_14. Acesso em 19. Fev. 2024.
MACEDO, Cristina Alves de. Educação no Circo: crianças e adolescentes no contexto itinerante. Salvador: Quarteto, 2008.
MACEDO, Cristina Alves de. Reflexões sobre a Dramaturgia do Circo Bastidores: Circo, Teatro, Música e Poesia. Cena, [S. l.], v. 1, n. 37, p. 01–10, 2022. DOI: 10.22456/2236-3254.122663. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/122663. Acesso em: 19 fev. 2024.
MACHADO, Gonçalves. Mário de Andrade e o diretor do circo. O Estado de São Paulo, São Paulo, 25 fev. 1948. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19480225-22323-nac-0006-999-6-not/busca/CIRCO. Acesso em: 10 jun. 2020.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. Festa no pedaço. São Paulo: Brasiliense, 1998.
MALATO, Enrico. Lo fedele consiglio de la ragione: Studi e ricerche di letteratura italiana. Roma: Salerno Editrice,1989.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
MEDICI, Luiz. Dramaturgia de O Guarani: uma adaptação do texto homônimo de José de Alencar. São Paulo, 1944.
MENDONÇA, Guilherme. Uma Teoria da Prática em dramaturgia. Aulas Abertas - Cadernos PAR n.2.2007, 2009. Disponível em: https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/208/1/art8_mendonca.pdf. Acesso em 10-08-2020.
MONTENEGRO, Pedro Paulo. Dom Quixote e a Evolução do Romance Moderno. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 17, 2017. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/19635. Acesso em: 17 mar. 2024.
OLIVEIRA, Marina. de. Dramaturgia Expandida e seus rastros: Questões de historiografia teatral. Pitágoras 500, Campinas, SP, v.8, n.1, jan./jun. 2018.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2009.
ORTIZ, R. O Guarani: mito de fundação da brasilidade. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 21, n. 44, p. 22–38, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/8403. Acesso em: 20 mar. 2024.
PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia: a construção do personagem. São Paulo: Editora Ática, 1989.
PARTSH-BERGSOHN, Isa. A dança-teatro de Rudolph Laban a Pina Bausch. Revista Digital Art&, ano II, número 1, abril de 2004 (tradução de Ciane Fernandes). Disponível em: <http://www.appoa.com.br/uploads/arquivos/a-danca-teatro.pdf>. Acesso em: 19. Fev. 2024.
PASCUAL, A. D. A viagem ao Brasil em 1852 de Carlos B. Mansfield. Rio de Janeiro: Typographia Universal de Laemmert, 1864.
PAVIS, Patrice. Dicionário do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
PIMENTA, Daniele. A Conformação do Circo-Teatro Brasileiro: Permeabilidade e Apropriação. Repertório, [S. l.], n. 15, p. 30–39, 2010. DOI: 10.9771/r.v0i15.5210. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/5210. Acesso em: 19 fev. 2024.
PIMENTA, Daniele. A dramaturgia circense: conformação, persistência e transformações. 191 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2009.
PIMENTA, Daniele. Antenor Pimenta: circo e poesia, a vida do autor de – E o céu uniu dois corações. São Paulo: cultura – Fundação Padre Anchieta, 2005.
PLATÃO. A República (ou Sobre Justiça. Gênero Político). Tradução Carlos Alberto Nunes. 3ª ed. Belém: EDUFPA, 2000.
PLATÃO. A República. Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira. 15ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2017. Disponível em: https://gulbenkian.pt/publications/a-republica/. Acesso em 19. Fev. 2024.
PROENÇA, G. A encenação de ópera em busca do gesto icástico. Dramaturgias, [S. l.], n. 14, p. 409–430, 2020. DOI: 10.26512/dramaturgias14.34388. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/view/34388. Acesso em: 9 set. 2021.
REIS, Ângela de Castro. As Condições de Representação Teatral na Virada do Século. In: Folhetim (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 5, p. 61-73, 1999. Disponível em: http://www.pequenogesto.com.br/folhetim/folhetim5.pdf. Acesso em: 22 fev. 2024.
RIDING Alan; DUNTON-DOWNER, Leslie. Guia Ilustrado Zahar: Ópera. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
SANCHES, João. Criação e análise de textos. Salvador: UFBA, Escola de Teatro, Superintendência de Educação à Distância, 2021.
SANTOS, Richard. Aspectos Fundamentais do Malabarismo. São Paulo: Ed. do Autor, 2012.
SEIBEL, Beatriz. História del circo. Buenos Aires: Del Sol, 2005.
SERENA, Alessandro. Le Discipline. In: CAMPO, Valeria; SERENA, Alessandro. Conoscere, Criare e Organizzare Cico: Storia, Linguaggio, Discipline, Creazione, Diffusione, Normativa. Milano: Franco Angeli, 2019.
SERENA, Alessandro. Storia del Circo. Bruno Mondadori: Milano, 2008.
SERENA, Alessandro. Storia dell spettacolo circense e di strada. Dispense - Universià Degli Studi di Milano - Facoltà di Letere e Filosofia - Scienze dello spettacolo e della comunicazione multimediale. Milano: CEDAC, 2005-2006. Disponível em: https://www.yumpu.com/it/document/read/15250646/storia-dello-spettacolo-circense-e-di-strada-torna-alla-home-page. Acesso em: 13 jan. 2023.
SILVA, Ermínia. As múltiplas linguagens na teatralidade circense: Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do século XIX e início do XX. 2003. 386f. Tese (Doutorado em História) Departamento de História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas. São Paulo, 2003.
SILVA, Ermínia. Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. São Paulo: Altana, 2007.
SILVA, Ermínia. Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. São Paulo: Itaú Cultural, 2022.
SILVA, Ermínia. O circo sua arte e seus saberes: o circo no Brasil do final do Século XIX a meados do XX. 1996.184 f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. São Paulo, 1996.
SILVA, Juliana Oliveira. “O que fazes aí? É a rua!”: controles, estratégias e tensões em torno dos malabarismos em semáforos. João Pessoa: Reunião Brasileira de Antropologia, 2016.
SILVA, Pedro Eduardo da. A formação circense: saberes éticos e técnicos. 2021. 396 f. Tese (Doutorado em Artes) – Programa de Pós-graduação em artes, Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2021. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/57fca825-9aa1-4e5e-b7b1-507b21e2f27a/content. Acesso em: 31 mai. 2024.
SILVA, Reginaldo Carvalho da. Dionísio pelos trilhos do trem: circo e teatro no interior da Bahia, brasil, na primeira metade do século XX. 2014. 358 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2014.
SILVEIRA, José Renato Ferraz da. Guerra Civil Inglesa: Uma Análise da Tragédia Politica de Carlos I. Belo Horizonte: 6° Encontro ABRI – Perspectivas sobre o poder em um mundo em redefiniçao, 2017.
SILVEIRA, Juliana Carvalho Franco. Contextualização da dança teatro de Pina Bausch. Cena em Movimento, ed nº 1, Rio Grande do Sul, 2009.
SOUSA JUNIOR, Walter de. Mixórdia no picadeiro: circo, circo-teatro e circularidade cultural na São Paulo das décadas de 1930 a 1970. 204 f. 2009. Tese (Doutorado em Comunicação), Departamento de Comunicação e Artes da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2009. DOI: https://doi.org/10.11606/T.27.2009.tde-14092009-18074.
UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
VASCONCELOS, Vicente de Paulo T. F. Revista do Serviço Público, vol. 3, n.1 e n.2, jul.-ago. p.34-39, 1939. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/issue/view/466. Acesso em 21 mar. 2024.
VESCOVO Piermario. Entracte: Drammaturgia del Tempo. Marsilio: Venezia, 2007.
WACHOWICZ, Marcos; COSTA, José Augusto Fontoura. Noções Fundamentais Sobre o Plágio Acadêmico. In: Vicente, Dário Moura, et.al. Estudos de Direito Intelectual. São Paulo: Almedina, 2016. Disponível em: http://www.gedai.com.br/wp-content/uploads/2018/08/plagio_academico_ebook.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.
WALLON, Emmanuel (Org.). O circo no risco da arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
AGAMBEN Giorgio. Che cos’è il contemporâneo. Roma: Nottetempo, 2010.
ALBINO, B. S.; DAVIES, V. F.; VAZ, A. F. Encontros e Desvios: investigando artistas em Florianópolis/SC. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 46, n. 2, p. 469-479, 2012
ANAZ, S. A. L. Teoria dos arquétipos e construção de personagens em filmes e séries. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, [S. l.], v. 47, n. 54, p. 251-270, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.159964. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/159964. Acesso em: 23 abr. 2022.
AQUINO, Felipe Rinaldo Queiroz de. Para entender a Inquisição. Lorena: Cléofas, 2009.
ARISTÓTELES [Séc. IV a.C]. Metafísica. Porto Alegre: Editora Globo, 1969.
BOLOGNESI, Mario Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
CANDIDO, Antônio, et.al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2011.
CRISTOFORETTI Gigi. Contemporaneità Del Circo. In: Circo contemporaneo: riflessioni, prospettive. Correggio: Corpi&Visioni, 2018.
DALCROZE, Emile Jaques. Exercises de plastique animée. Paris, França: Jobin e Cie, 1916.
DALCROZE, Emile Jaques. Le Rythme, La musique et l’éducation. Paris, França: Jobin e Cie, 1920.
DELSARTE, François. Sem título. In: THEATRE National de la Danse et de l’Image de Châteauvallon (Org.). François Delsarte, 1811-1871: sources, pensée. Toulon: TNDI, 1991. P. 92-93. (Catálogo da exposição no Museu de Toulon em 21 mar. a 14 maio 1991)
DURAND, G. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
ESSLIN, Martin. Uma anatomia do drama. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
GALLO, F. D.; SERENA, A. A extraordinária viagem dos artistas italianos: História da itinerância dos circenses tricolores. Repertório, [S. l.], v. 1, n. 34, 2020. DOI: 10.9771/r.v1i34.35669. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/35669. Acesso em: 19 fev. 2024.
GOBRY, Ivan. Vocabulário grego da filosofia. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.
GUINSBURG, J. Stanislávski, Meyerhold & Cia. São Paulo: Perspectiva, 2001.
HEIDEGGER, Martin. A Origem da Obra de Arte. Lisboa: Edições 70, 1977.
HIRONAKA, G. M. F. N.; CHINELATTO, S. J. de A. Propriedade e posse: uma releitura dos ancestrais institutos. Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, [S. l.], v. 98, p. 59-94, 2003. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67580. Acesso em: 22 mar. 2023.
HUPPES, Ivete. Melodrama: o gênero e sua permanência. São Paulo: Ateliê, 1998.
JUNG, Carl Gustav. Freud e a psicanálise. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.
JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos do inconsciente coletivo. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
JUNG, Carl Gustav. Psicologia do inconsciente. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
JUNG, Carl Gustav. Tipos psicológicos. Rio de Janeiro: Vozes, 1991.
JUNG, Carl. et al. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteia, 2008.
MAGALHÃES, F. Dicionário Português-Latim. São Paulo: Editora LEP, 1960.
MEYER, Marlyse. As mil faces de um herói canalha e outros ensaios. Rio de Janeiro, Editora da UFRJ, 1998.
MEYER, Marlyse. Folhetim: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: UNICAMP, 1997.
STEBBINS, Genevieve. Delsarte System of Expression. New York: Edgar S. Werner, 1894. P. XI-LVIII.
THOMASSEAU, Jean-Marie. El melodrama. México: Fondo de Cultura Económica, 1989.
VOGLER, Christopher. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
ZANINI, Leonardo Estevam de Assis. Direito de autor em perspectiva histórica. Revista CEJ, v. 18, n. 63, 2014. Disponível em: https://revistacej.cjf.jus.br/cej/index.php/revcej/article/view/1894. Acesso em: 19. Fev. 2024. | pt_BR |