https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41397
Tipo: | Tese |
Título: | Dramaturgias do circo na circularidade do espetáculo circense: o Guarani no Circo Irmãos Orlandino |
Título(s) alternativo(s): | Circus dramaturgies in the circularity of the circus show: the Guarani At Circo Irmãos Orlandino. Drammaturgie del circo nella circolarità dello spettacolo circense: il Guarani nel Circo Irmãos Orlandino. |
Autor(es): | MACEDO, Cristina Alves de |
Primeiro Orientador: | COSTA, Eliene Benicio Amancio |
metadata.dc.contributor.referee1: | COSTA, Eliene Benicio Amancio |
metadata.dc.contributor.referee2: | ALCÂNTARA, Paulo Henrique Correia |
metadata.dc.contributor.referee3: | OLIVEIRA, Jaciara Ornélia Nogueira de |
metadata.dc.contributor.referee4: | PIMENTA, Daniele |
metadata.dc.contributor.referee5: | SOUSA JUNIOR, Walter |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou analisar a dramaturgia do circo, tendo como referência o espetáculo de circo-teatro, que se destaca pela exibição de números característicos do ambiente circense e representações teatrais. Informa que a dramaturgia foi estudada por diferentes áreas das artes cênicas, quais o teatro, a dança e a ópera, e, ao destacar que o espetáculo de circo apresenta diferentes dramaturgias, em consonância com a situação comunicativa e os instrumentos utilizados, indica três realidades distintas de modalidades dramáticas para o circo: dramaturgia dos números, dramaturgia do texto e dramaturgia narrativa. Diante dessa exposição, afirma-se que as duas primeiras modalidades integram a composição do espetáculo de circo-teatro. A pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, se destaca pelo caráter explorativo-analítico da investigação, que, além de identificar diferentes realidades para a dramaturgia do circo, envolve, inclusive, a análise da obra O Guarani, adaptada para ser representada no circo Irmãos Orlandino em 1944, sob a perspectiva da Análise do Discurso. Por fim, a hipótese levantada, de que “a variedade de espetáculos de circo direciona e constitui múltiplas dramaturgias para o circo”, foi confirmada. |
Abstract: | The present research aimed to analyze the dramaturgy of the circus, in reference the circus-theater show, which stands out for the exhibition of numbers characteristic of the circus and theatrical representations. It informs that dramaturgy was studied by different areas of the performing arts, such as theater, dance, and opera. Highlighting that the circus show presents different dramaturgies, in line with the communicative situation and the instruments used, it indicates three types of dramatic modalities for the circus: dramaturgy of numbers, dramaturgy of text and narrative dramaturgy. With this exposition, it is stated that the first two modalities are part of the composition of the circus-theater show. The qualitative research, of a bibliographic nature, stands out for the exploratory-analytical nature of the investigation. In addition identify different realities for circus dramaturgy, also involved the analysis of the work O Guarani, adapted to be performed at the Irmãos Orlandino circus in 1944 from the perspective of Discourse Analysis. Finally, the hypothesis “the variety of circus shows directs and constitutes multiple dramaturgies for the circus”, was confirmed. |
Palavras-chave: | Dramaturgia Circo Circo-Teatro Teatro |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Teatro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41397 |
Data do documento: | 27-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cristina Alves de Macedo - Tese Doutorado.pdf | Tese Cristina Alves de Macedo - Tese doutorado aprovada em 27 maio 2024 | 2,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.