Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41514
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Alisson George do Nascimento-
dc.date.accessioned2025-03-20T22:33:55Z-
dc.date.available2025-03-20T22:33:55Z-
dc.date.issued2024-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41514-
dc.description.abstractThis is a qualitative research, which proposes to reflect, investigate and create artistic and educational propositions for the dilution of gender in ballroom dances, exploring the viability of a practice disconnected from binaries. As a gay man immersed in traditional ballroom dancing environments, I question the heteronormative rules that have shaped my practice, with no room for inquiry. I highlight the role of Coletivo Casa 4 and Grupo Dois em Um as spaces that challenge these norms, promoting other ways of dancing as a couple, making the environment more inclusive. Without separating creation and learning, I examine my performance as a teacher, using my ballroom dancing classes as a field of study and practice for an approach without class propositions that cause the dilution of roles defined based on gender, to act with perspectives that work with the idea of leading and receiving guidance. I present as productions of this research the realization of two Ballrooms, the production of a series of visual images, to compose a virtual database for public access, promoting the production of other imaginaries for Ballroom Dancing and a bibliographical production with texts reflecting on those questions. This study contributes to the debate on diversity and inclusion in ballroom dancing, exploring paths towards a more egalitarian and diverse practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDanças de Salãopt_BR
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectDança de Salão - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDança de Salão - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na dançapt_BR
dc.subjectColetivo Casa 4 (Companhia de dança)pt_BR
dc.subjectGrupo Dois em Um (Companhia de dança)pt_BR
dc.subject.otherBallroom Dancingpt_BR
dc.subject.otherCreationpt_BR
dc.subject.otherLearningpt_BR
dc.subject.otherGenderpt_BR
dc.subject.otherSexualitypt_BR
dc.titleDiluição de gênero nas danças de salão: é possível uma prática sem binarismos?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN)pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Lucas Valentim-
dc.contributor.referee1Rocha, Lucas Valentim-
dc.contributor.referee2Rengel, Lenira Peral-
dc.contributor.referee3Feitoza, Jonas Karlos de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0309676146747789pt_BR
dc.description.resumoEsta é uma pesquisa qualitativa, (auto)biográfica) que propõe refletir, investigar e criar proposições artísticas e educativas para a diluição de gênero nas danças de salão, explorando a viabilidade de uma prática desvinculada de binarismos. Como um homem gay, dançarino e professor de dança imerso nos ambientes tradicionais das danças de salão, questiono as regras heteronormativas que moldaram minha prática, sem espaço para indagações. Destaco o papel do Coletivo Casa 4 e do Grupo Dois em Um como espaços que desafiam essas normas, promovendo outras formas de dançar a dois, tornando o ambiente mais inclusivo. Sem desvincular criação e aprendizagem, examino minha atuação como professor, utilizando minhas turmas de danças de salão como campo de estudo e prática para uma abordagem com proposições de aulas que provoquem a diluição dos papeis definidos a partir do gênero, para atuar com perspectivas que trabalham com a ideia de conduzir e receber a condução. Apresento como produções desta pesquisa a realização de dois Bailes, a produção de uma série de imagens visuais, para compor um banco de dados virtual de acesso público, promovendo a produção de outros imaginários para a Dança de Salão e uma produção bibliográfica com textos refletindo sobre estas questões. Este estudo contribui para o debate sobre a diversidade e inclusão nas danças de salão, explorando caminhos para uma prática mais igualitária e diversificada.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Dançapt_BR
dc.type.otherMaterial Didático e Instrucionalpt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
dc.type.productionTécnicapt_BR
dc.type.production-subtypeDESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONALpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Final_com_ata_de_aprovao.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.