Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Cardoso, Carla | - |
dc.contributor.author | Sousa-Morato, Priscilla Faria | - |
dc.contributor.author | Andrade, Suraia | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Fernanda Dreux Miranda | - |
dc.creator | Cardoso, Carla | - |
dc.creator | Sousa-Morato, Priscilla Faria | - |
dc.creator | Andrade, Suraia | - |
dc.creator | Fernandes, Fernanda Dreux Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2012-01-03T13:10:55Z | - |
dc.date.available | 2012-01-03T13:10:55Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.issn | 0104-5687 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5004 | - |
dc.description.abstract | TEMA: as pesquisas quanto à inter-relação entre os aspectos de linguagem, cognição e socialização, vêm evoluindo desde a década de 70. Na perspectiva pragmática a linguagem é mediadora do desenvolvimento da socialização, permitindo ao indivíduo participar das relações sociais que expressam trocas comunicativas simétricas.
OBJETIVO: verificar a efetividade da aplicação do protocolo de adaptação sócio-comunicativa em dois grupos de crianças e adolescentes com diagnósticos inseridos no espectro autístico, em atendimento fonoaudiológico especializado, em diferentes instituições, e verificar a relação entre os dados coletados no protocolo de adaptação sócio-comunicativa e o desempenho sócio-cognitivo.
MÉTODO: participaram desta pesquisa 16 crianças e adolescentes na faixa etária de 8,0 a 16,0 anos, de ambos os gêneros, diagnosticados por médicos neurologistas e/ou psiquiatras como portadores de distúrbios incluídos no espectro autístico segundo os critérios específicos1-2. Todas as crianças estavam em atendimento fonoaudiológico semanal especializado por um período mínimo de seis meses. Foram aplicados os protocolos de analise dos Aspectos Sócio-Cognitivos3 e para a coleta de dados da Adaptação Sócio-comunicativa foram utilizados o protocolo e o questionário específico propostos por Sousa4.
RESULTADOS: na análise dos resultados obtidos foi possível verificar que não houve diferenças estatisticamente significativas quanto ao desempenho sócio-cognitivo dos dois grupos, sendo a adaptação sócio-comunicativa dessas crianças extremamente variável.
CONCLUSÃO: sendo assim, fica claro que, com o grupo de crianças do espectro autistico participantes deste estudo, é possível verificar que o desenvolvimento lingüístico, social e cognitivo não acontece de forma simétrica e linear. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Pró-Fono Revista de Atualização Científica | pt_BR |
dc.subject | Transtorno Autistico | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.title | Desempenho sócio-cognitivo e adaptação sócio-comunicativa em diferentes grupos incluídos no espectro autístico | pt_BR |
dc.title.alternative | Pró-Fono Revista de Atualização Científica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | BARUERI | pt_BR |
dc.identifier.number | v.22, n.1 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)
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