https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5004
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Desempenho sócio-cognitivo e adaptação sócio-comunicativa em diferentes grupos incluídos no espectro autístico |
Título(s) alternativo(s): | Pró-Fono Revista de Atualização Científica |
Autor(es): | Cardoso, Carla Sousa-Morato, Priscilla Faria Andrade, Suraia Fernandes, Fernanda Dreux Miranda |
Autor(es): | Cardoso, Carla Sousa-Morato, Priscilla Faria Andrade, Suraia Fernandes, Fernanda Dreux Miranda |
Abstract: | TEMA: as pesquisas quanto à inter-relação entre os aspectos de linguagem, cognição e socialização, vêm evoluindo desde a década de 70. Na perspectiva pragmática a linguagem é mediadora do desenvolvimento da socialização, permitindo ao indivíduo participar das relações sociais que expressam trocas comunicativas simétricas. OBJETIVO: verificar a efetividade da aplicação do protocolo de adaptação sócio-comunicativa em dois grupos de crianças e adolescentes com diagnósticos inseridos no espectro autístico, em atendimento fonoaudiológico especializado, em diferentes instituições, e verificar a relação entre os dados coletados no protocolo de adaptação sócio-comunicativa e o desempenho sócio-cognitivo. MÉTODO: participaram desta pesquisa 16 crianças e adolescentes na faixa etária de 8,0 a 16,0 anos, de ambos os gêneros, diagnosticados por médicos neurologistas e/ou psiquiatras como portadores de distúrbios incluídos no espectro autístico segundo os critérios específicos1-2. Todas as crianças estavam em atendimento fonoaudiológico semanal especializado por um período mínimo de seis meses. Foram aplicados os protocolos de analise dos Aspectos Sócio-Cognitivos3 e para a coleta de dados da Adaptação Sócio-comunicativa foram utilizados o protocolo e o questionário específico propostos por Sousa4. RESULTADOS: na análise dos resultados obtidos foi possível verificar que não houve diferenças estatisticamente significativas quanto ao desempenho sócio-cognitivo dos dois grupos, sendo a adaptação sócio-comunicativa dessas crianças extremamente variável. CONCLUSÃO: sendo assim, fica claro que, com o grupo de crianças do espectro autistico participantes deste estudo, é possível verificar que o desenvolvimento lingüístico, social e cognitivo não acontece de forma simétrica e linear. |
Palavras-chave: | Transtorno Autistico Linguagem Cognição |
Editora / Evento / Instituição: | Pró-Fono Revista de Atualização Científica |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5004 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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