Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Augusto de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Sergio Ricardo Goes | - |
dc.creator | Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira | - |
dc.creator | Monteiro, Augusto de Oliveira | - |
dc.creator | Oliveira, Sergio Ricardo Goes | - |
dc.date.accessioned | 2012-10-17T18:42:33Z | - |
dc.date.available | 2012-10-17T18:42:33Z | - |
dc.date.issued | 2012-10-17 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6989 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo discute a evolução do posicionamento de marcas próprias ou de
supermercados no Brasil, enfatizando o processo de formação de preços. O senso coletivo
costuma atribuir às marcas dos varejistas o estigma do binômio preço baixo e qualidade
inferior. Porém, estudos recentes indicam mudanças de atuação das marcas próprias,
sugerindo um possível reposicionamento estratégico em busca de maior valor. A controvérsia
motivou a busca de um diagnóstico atual sobre a ação destas marcas na formação dos preços.
Foram pesquisados os preços de 2200 produtos, coletados em três diferentes redes de
supermercado de Salvador, Bahia. A análise estatística dos dados evidenciou a prática de
preços significativamente menores em marcas de supermercados. Os resultados obtidos
sugerem haver espaço para a adoção de preços superiores para os produtos sob marcas
próprias. Varejistas brasileiros poderiam utilizá-las como estratégia de diferenciação,
reforçando a qualidade e o valor percebido destes produtos. | pt_BR |
dc.title | Casa de ferreiro, espeto de pau? Estudando a precificação de marcas próprias em supermercados | pt_BR |
dc.title.alternative | XXXI Enanpad | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho Apresentado em Evento (Faculdade de Ciências Contábeis)
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