https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9859
Tipo: | Dissertação |
Título: | Rememoráveis: uma poética visual sobre a ausência e o imaginário |
Autor(es): | Campos, Luiz Claudio Ferreira |
Autor(es): | Campos, Luiz Claudio Ferreira |
Abstract: | A pesquisa sistematiza o processo de confecção de objetos com abordagem diferenciada sobre relíquia, memória e história, na intenção de transpor limites ao uso de materiais e técnicas de arte, conceituando em reflexões prático-teóricas lembranças e recordações, portanto uma poética que traz a “ausência” do imaginário, tecido de memória, distância, passado e saudade. A importância de se trabalhar com relíquias em linguagens artísticas reside na visibilidade da aproximação das distâncias entre o passado e o presente, trazendo ao contemporâneo o significado do passado como alicerce de nossas ações. Tomando como base o processo de criação na construção da obra de arte discutido por Cecília Salles, assumo o conceito de criação em rede como, forma de compreender as implicações em adotar essa perspectiva ao pensar na prática artística. Esses modos de “pensar” e “fazer” serviram de guia e, até mesmo, contribuíram para que a escolha dos materiais na elaboração das obras acontecesse a partir do momento que o suporte pudesse dialogar com o conceito. Imaginei cada obra e as registrei em estudos, desenhos, rascunhos que serviram para elaborar as peças. As modificações sofridas durante a gênese de uma delas é a evidência de que esse processo é ativo e repleto de diversas possibilidades. Fatos lembrados e vividos foram agregados às obras, de forma consciente ou não, transformando as peças marcadas pela ausência de temporalidade no pensamento e ato criador em registros do passado. Tomo Santo Agostinho e Henri-Louise Bergson como Filósofos norteadores para compreender as questões relacionadas ao tempo e a memória. Em momentos específicos recorro a Merleau-Ponty (aspectos fenomenológicos) e Gaston Bachelard (aspectos relacionados ao mobiliário). Faço aproximações e distanciamentos com obras de artistaspesquisadores, como Joseph Cornell, Farnese de Andrade, Sebastião Pedrosa, Graziano Spinosi, Anish Kapoor, Eriel Araújo, Graça Ramos e VigaGordilho. As reflexões e a prática no atelier apontaram caminhos e possíveis soluções que abraçam o dialogo com o espectador para conquista de novos conhecimentos. A síntese das pesquisas foi mostrada na exposição Rememoráveis, com a apresentação de três objetos e seis instalações. |
Palavras-chave: | Presença/ausência Transparência Memória História Relíquia Passado Presence/absence Transparency Memory History Relic Past |
Editora / Evento / Instituição: | Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais da UFBA |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9859 |
Data do documento: | 2009 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV ) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
luisclaudiocampospt1.pdf | Parte 1 | 1,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
luisclaudiocampospt2.pdf | Parte 2 | 3,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
luisclaudiocampospt3.pdf | Parte 3 | 35,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.