Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Teixeira, Carmen Fontes de Souza | - |
dc.contributor.author | Alves Júnior, Abdias de Souza | - |
dc.creator | Alves Júnior, Abdias de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-17T15:28:11Z | - |
dc.date.available | 2019-12-17T15:28:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2019-10-26 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31132 | - |
dc.description.abstract | A Universidade tem sido tema de debates internacionais, que apontam a necessidade de
implementação de mudanças em várias dimensões, entre as quais destaca-se a proposta de incorporação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem (MAEA) que favoreçam a autonomia e o protagonismos dos estudantes em sua formação. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa no âmbito do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) da
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com o objetivo de analisar como têm sido utilizadas as MAEA pelos docentes envolvidos no componente curricular Processo de Apropriação da Realidade (PAR). Trata-se de um estudo descritivo e analítico que adotou como
referencial teórico a pedagogia problematizadora de Paulo Freire e contemplou a aplicação de um questionário a 10 docentes do BIS-UFRB que ministram o PAR ao longo de cinco semestres do curso, bem como a análise de documentos que contém informações acerca do projeto pedagógico e ementas, documentos de domínio público sobre o curso e outros documentos
disponibilizados pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados incluem, inicialmente, a descrição do
projeto pedagógico do BIS-UFRB e a análise do conteúdo e das atividades propostas no âmbito
do PAR, e, em seguida a descrição das atividades de gestão, planejamento e desenvolvimento docente no âmbito do BIS, que constituem o contexto em que se desenvolveu a implantação do curso. Posto isso, apresenta-se o perfil dos docentes entrevistados e os programas dos diversos módulos e as respostas acerca do uso das MAEA. Com base nesses achados, discute-se a relevância do PAR no projeto pedagógico do BIS, por tratar-se de um espaço de articulação da universidade com a comunidade, que propicia aos estudantes e docentes a produção de conhecimentos sobre a realidade de saúde da população do município onde se insere a UFRB ao tempo que que favorece o desenvolvimento de habilidades necessárias aos futuros profissionais para atuarem no âmbito do sistema de saúde. Ressalta-se a importância da
utilização de MAEA nos diversos módulos do PAR, porém aponta-se que, apesar da totalidade dos docentes referirem utilizá-las, constata-se certa fragilidade no conhecimento e no domínio dessas metodologias, concluindo-se pela necessidade de maior incentivo aos docentes para que utilizem as MAEA, recomendando-se a realização de atividades de educação continuada sobre
este tema. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Educação superior em saúde | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Saúde - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Uso de metodologias ativas de ensino –aprendizagem no bacharelado interdisciplinar em saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, Liliana | - |
dc.contributor.referees | Caputo, Maria Constantina | - |
dc.contributor.referees | Nascimento, Rita De Cassia De Sousa | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Humanidades, Artes e Ciêncvias | pt_BR |
dc.publisher.program | Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEISU)
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